sábado, 20 de novembro de 2010

JUNIORES B: Bairradinos aproveitaram bem os erros aveirenses

SC Beira-Mar, 0 - Anadia FC, 3
(0-2, ao intervalo)

Os auri-negros deram esta manhã um passo atrás na luta pelos seus objectivos desta 1ª fase do campeonato distrital de juniores da 1ª divisão, ao serem derrotados em casa, frente ao Anadia, por contundentes 0-3. Os bairradinos, que se colocaram na frente do marcador, por dois golos, antes de se ter esgotado o primeiro quarto de hora do jogo, souberam aproveitar bem as falhas dos aveirenses nesse período e limitaram-se, depois, a deixar passar o tempo para segurar essa vantagem, que o Beira-Mar nunca soube, verdadeiramente, contrariar.
O SC Beira-Mar apresentou-se, no Campo de Treinos do Estádio Mário Duarte, com a seguinte equipa:
Hugo (gr); Diogo H. Carvalho (Tiago Azevedo, int), Mika, Rui Santos (cap) e Wilson Rubio (Renato Silva, int); Francisco, Greno e João Meireles; Nélson, Waly e Pedro Ribeiro.
Ainda nenhuma das equipas justificava o que quer que fosse na partida e já o Anadia se adiantava no marcador, com um golo obtido, logo aos 3', num lance em que houve muita passividade no último reduto da equipa da casa, que não foi lesta a despachar a bola, aproveitando-se desta indecisão o ataque bairradino para chegar ao 0-1, através de um remate, não muito forte, desferido bem dentro da área.
O jogo continuou sem muitos motivos de interesse, com o Beira-Mar a ter muitas dificuldades em chegar à baliza contrária, fruto de uma batalha no meio-campo em que o Anadia se mostrava superior. A qualidade do futebol praticado era, de todas as formas, de nível abaixo do medianamente exigível e só mais uma falha dos aveirenses, aos 14', abanou com a modorra em que a partida estava mergulhada. O guarda-redes bairradino faz uma reposição de bola em jogo, que surpreende a defesa auri-negra e isola o avançado nº. 9, que ainda permite uma defesa a Hugo no seu primeiro remate, mas não perdoa à segunda e eleva para 0-2 na recarga. Dois erros, dois golos, grande eficácia do Anadia no aproveitamento das falhas do seu adversário.
O técnico aveirense, após o golo, procurando dar mais criatividade ao seu meio-campo, trocou Nélson com Greno, colocando o habitual e veloz extremo auri-negro na organização do jogo na zona do miolo do terreno. E houve algumas melhorias, que levaram à primeira situação de perigo criada por parte dos aveirenses. João Meireles penetra pelo meio, vindo de trás, e serve Waly, à entrada da área, que tem um bom pormenor, simulando o remate com o pé esquerdo, mas puxando a bola para o direito, desferindo um "fogacho" que fez passar a bola bem rente ao poste direito. Aos 32', Greno, já a jogar na frente, ganha um ressalto à entrada da área adversária, isola-se e remata cruzado, fazendo também a bola passar muito perto do poste mais distante.
O intervalo chegava com uma vantagem exagerada no marcador para o Anadia, cujo mérito fora o do saber aproveitar os erros contrários, mostrando uma eficácia na finalização na ordem dos 100 por cento.
A 2ª parte iniciou-se com dois lances, um para cada lado, que poderiam ter feito funcionar o marcador. O primeiro, aos 49', para o Beira-Mar, numa jogada de insistência de Nélson, com a bola a sobrar para Waly, que rematou à meia-volta para uma defesa de recurso, com o pé, do guardião do Anadia. Os bairradinos responderiam, aos 51', novamente no seguimento de mais um erro defensivo, com Hugo a falhar a intercepção de um pontapé efectuado pelo guarda-redes contrário, que deixou o nº. 9 em boa posição para bisar, mas o seu remate sai para fora, com a baliza escancarada.
Estes lances foram "sol" de pouca dura e o cinzentismo do jogo regressou novamente, com o técnico António Luís a mexer outra vez no seu "xadrez" (troca de posições de Mika com Francisco), procurando revitalizar a equipa e tirá-la da apatia. Mais uma vez a mudança mexeu com o "status-quo" instalado e Pedro, aos 66', faz uma diagonal da esquerda para dentro, rematando forte para defesa segura do guardião anadiense. Aos 73' é Tiago Azevedo que está muito perto do golo, salvo sobre a linha fatal por um defesa do Anadia, que desvia o remate do extremo aveirense, efectuado na recarga a uma bola afastada com os punhos pelo guarda-redes bairradino, após cruzamento da esquerda de Pedro.
O Anadia, agora com mais espaços para o contra-golpe, ameaçou oas 74', novamente através do seu nº. 9, com Hugo a fazer uma boa defesa para canto, desviando o remate do avançado "azul-e-branco", após boa jogada individual. O tempo ia escasseando para a recuperação, mas, ainda assim, Tiago Azevedo podia ter encurtado distâncias, aos 82', quando não aproveitou uma bola largada pelo guardião do Anadia, no único erro que cometeu na partida.
A estocada final seria dada, aos 86', numa jogada rápida de contra-ataque, em que o Anadia, aproveitando o adiantamento da equipa da casa, surge em superioridade numérica na zona de finalização e chega com facilidade ao 0-3, que desanimou por completo os jogadores auri-negros, incapazes de reagir mais até final.
Boa arbitragem da juíza da partida.

Sem comentários: