terça-feira, 21 de dezembro de 2010

JUVENIS: A derrota mais pesada da época

Leixões SC, 4 - SC Beira-Mar, 0
(0-0, ao intervalo)

A equipa de juvenis do SC Beira-Mar tinha, na sua deslocação a Matosinhos, mais uma oportunidade para pontuar no campeonato nacional da categoria e, dessa forma, acautelar o seu futuro em termos da manutenção na prova organizada pela Federação Portuguesa de Futebol. Depois de uma primeira parte bem conseguida e em que, inclusivamente, dispuseram das melhores oportunidades para marcar, os jovens auri-negros viriam a baquear no período complementar, fruto de uma entrada forte do seu adversário e de algum desnorte que se seguiu ao primeiro golo, facto que já é uma imagem de marca da equipa de Aguinaldo Melo. A vitória dos matosinhenses, tendo em conta os números do marcador e aquilo que se passou nos segundos 40 minutos, acaba por ter de se aceitar, ainda que a diferença no marcador seja exagerada e não espelhe bem o balanço global de todo o jogo.
No Complexo Desportivo da Lavra, em Matosinhos, sob uma boa arbitragem do Sr. Pedro Sá, da AF Braga, o Beira-Mar alinhou com:
Samuel (gr); Rúben Marques, Guilherme (Diogo H. Carvalho, 59'), Miguel e João Meireles; André Silva, Balacó (cap) (Pedro Aparício, 70') e Diogo M. Carvalho (João Valente, 59'); Ricardo Tavares, Marc e Danny.
Suplentes não utilizados: Hugo (gr), Bruno Filipe e Henrique.
A primeira parte do jogo foi pautada por uma toada de muito equilíbrio, ainda que o Beira-Mar tivesse dado a iniciativa ao Leixões, procurando (e conseguindo) responder sempre com transições rápidas, a aproveitar as características dos seus jogadores mais adiantados. A primeira situação de perigo pertenceu ao Leixões, aos 21', e resultou, precisamente, de uma perda de bola dos aveirenses numa transição para o ataque, que deu origem a um disparo, de fora da área, que rasou o poste esquerdo da baliza de Samuel. O Beira-Mar responderia, aos 23', num lance em que Rúben faz um cruzamento da direita para as costas dos defesas matosinhenses, onde surgiu Danny a falhar, por muito pouco, o golpe de cabeça.
Este jogo dividido daria, aos 26', a melhor oportunidade de golo até então, para o Leixões. A bola é lançada no corredor direito, aparentemente sem perigo, mas uma saída fora de tempo de Samuel permite ao nº 8 do Leixões, Mateus, fazer um "chapéu" que, por sorte, errou a direcção. Esta toada equilibrada manter-se-ia até final da primeira parte, ainda que, a partir daqui, só o Beira-Mar tenha estado perto de marcar e por várias vezes. Aos 29', Marc, na marcação de um livre, serve Rúben, solto na direita, que penetra na área e dispara forte, para uma grande defesa para canto do guardião leixonense. No minuto seguinte, novo livre de Marc, desta vez do lado esquerdo, com a bola a cruzar a área e a apanhar Ricardo Tavares completamente solto, no lado contrário, com o atacante aveirense a disparar de pronto mas sem direcção, perdendo-se uma soberba ocasião para pôr a equipa auri-negra na frente do marcador.
Aos 37', nova situação de golo para o Beira-Mar, que começava a justificar a vantagem. Combinação perfeita entre Marc e Ricardo Tavares, no lado direito, com o remate a partir, rasteiro, falhando André Silva a emenda para as redes, à boca da baliza. Grande oportunidade de golo! O regresso às cabinas não se faria sem que Marc, aos 39' e após um roubo de bola na defensiva matosinhense, tivesse dado a sensação de que poria a sua equipa em vantagem, quando, num "chapéu" quase perfeito ao guarda-redes do Leixões, fez passar a bola muito perto do alvo, mantendo-se um nulo que era claramente penalizador para a equipa de Aguinaldo Melo.
Na segunda parte, porém, tudo se modificou e, com uma boa entrada, o Leixões adiantou-se cedo no marcador, colocando-se em vantagem, por 1-0, aos 44', pelo perigoso Bruno, que desferiu um remate forte e colocado, à entrada da área, de nada valendo a estirada de Samuel. Os auri-negros ainda tentaram reagir à desvantagem e, aos 48', após livre de João Meireles, Danny não aproveita a confusão gerada na área matosinhense e perde o ensejo do empate.
As coisas ainda mais se complicaram para o Beira-Mar, quando, aos 51', na sequência de um livre frontal, Mateus desfere um remate forte, que ultrapassa a barreira, mas que só resultaria no 2-0 porque Samuel foi traído pelo seu golpe de vista. A partir daqui os auri-negros nunca mais se encontraram, acusando em demasia o rude golpe dos golos do adversário, que geriu o jogo para o seu lado até final. Samuel, aos 60', negou o terceiro golo ao Leixões, fazendo uma excelente defesa para canto a um remate desferido da direita pelo nº 11, Bruno. Na sequência do canto, os donos do terreno voltam a estar muito perto de ampliar a vantagem, mas o remate ao segundo poste sai torto.
Descrentes e com o jogo a aproximar-se do seu final, os aveirenses, que davam mais espaços ao seu adversário, consentiriam ainda, aos 76' e 78' o 3-0 e 4-0, marcados novamente por Mateus e Bruno, que bisariam na partida, em jogadas finalizadas na cara de Samuel.
Faltam 2 jogos, as coisas estão mais difíceis, mas, ao contrário do nosso adversário directo, apenas dependemos de nós. Vamos acreditar!

Sem comentários: