sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Agenda fim-de-semana: Infantis A iniciam a defesa do título

Começam, no próximo fim-de-semana, as segundas fases dos campeonatos distritais da AF Aveiro nos escalões de iniciados e infantis (A e B), com as equipas do SC Beira-Mar a disputarem as três provas inseridas na série dos primeiros. Destaque para a equipa dos atletas nascidos em 1998, campeã distrital de infantis B na época passada e que dá início à defesa do seu título, defrontando, na 1ª jornada desta 2ª fase, a equipa do Fiães.
Mas o jogo grande desta jornada acontecerá no domingo e colocará frente a frente as equipas de iniciados do SC Beira-Mar e da UD Oliveirense, uma partida entre os dois primeiros classificados da série C do campeonato nacional e onde se poderá já decidir a atribuição do 1º lugar para os auri-negros. Como curiosidade, o facto destes mesmos emblemas também se defrontarem, no mesmo escalão, para o campeonato distrital da 1ª divisão da AFA.
Com benjamins (A e B) e traquinas A sem competição oficial, uma nota para o arranque do torneio distrital de traquinas B, uma das seguintes 7 partidas que compõem a agenda completa:


Análise prévia da jornada

JUNIORES A: Já com a certeza de na 2ª fase da prova ir disputar a manutenção no campeonato nacional da 2ª divisão, resta à equipa de juniores do SC Beira-Mar, nas 2 jornadas que faltam para o final da 1ª fase, angariar o máximo de pontos que lhe for possível, considerando que metade da pontuação conquistada agora transitará para a fase seguinte. O jogo do próximo sábado não vai ser nada fácil, apesar do factor-casa nos ser favorável, já que o Salgueiros virá ao Mário Duarte também com o olho nos 3 pontos, que seriam preciosos para os "encarnados" do norte garantirem o apuramento que perseguem e que ainda não está conseguido. Objectivos diferentes para as duas equipas, mas apenas um propósito para ambas - vencer o jogo. Os dados estão lançados para uma partida plena de emoção.
INICIADOS A: Em caso de vitória (ou empate) no jogo do próximo domingo, a disputar contra a Oliveirense, a equipa de Alberto Rainho juntará à já garantida qualificação para a 2ª fase do campeonato nacional, o 1º lugar da série C, repetindo a proeza alcançada nas duas últimas épocas pelas formações sub-15 auri-negras. É o que resulta dos 6 pontos de avanço que os aveirenses detêm sobre o seu adversário e que transfere para a turma de Oliveira de Azeméis a maior responsabilidade neste clássico regional. Estando em presença as duas melhores equipas da série C, com os oliveirenses a terem, também, o apuramento quase conquistado, perspectiva-se mais um excelente jogo para o "velhinho" Mário Duarte, que poderá ser de consagração para qualquer das equipas (1º lugar para o Beira-Mar e/ou apuramento matematicamente garantido para a Oliveirense).
INICIADOS B: Quiseram os caprichos do sorteio que Beira-Mar e Oliveirense também se encontrassem, nesta jornada, em jogo a contar para o campeonato distrital da 1ª divisão. É o jogo inaugural da 2ª fase da prova, onde ambas as equipas, sem grandes pretensões de lutarem pelos lugares cimeiros, procurarão, sobretudo, aquilatar das capacidades do grupo de atletas que constituirá, no próximo ano, a base da equipa que disputará o campeonato nacional. No jogo da 1ª fase, disputado em Aveiro, os auri-negros venceram claramente (5-2), resultado que os comandados de Edmundo Ferreira não desdenhariam repetir agora.
INFANTIS A: A equipa de Ricardo Pinheiro inicia a 2ª fase do campeonato com o Fiães, em casa, um jogo que marcará o início de uma prova onde estes atletas defenderão o título que ostentam de campeões distritais de infantis B. A concorrência é forte, mas, aparentemente, não será desta equipa do norte do distrito, que se apurou para a série dos primeiros como melhor 2º classificado, que virá o maior perigo. Favoritismo para os auri-negros, a quem vaticinamos a primeira vitória.
Há, ainda, uma outra equipa do Beira-Mar neste escalão, que, embora tivesse também vencido a sua série na 1ª fase, competirá, por força dos regulamentos, integrada numa das séries dos últimos, neste caso a série F.  O seu adversário é o Eixense, equipa que já conhecemos da fase anterior e que não mostrou argumentos (duas derrotas "gordas") para contrariar a superioridade auri-negra, que deverá verificar-se de novo no Campo do Monte.
INFANTIS B: Com o apuramento para a série dos primeiros alcançado no "foto-finish" da 1ª fase, a equipa dos irmãos Teles inicia a 2ª fase em casa, tendo como adversário o Estarreja, que, tal como os auri-negros, acedeu ao grupo dos melhores do distrito como um dos segundos classificados mais bem posicionados. Será um bom jogo para começar a aquilatar do equilíbrio de forças existente entre equipas que pertenciam a séries diferentes e onde os atletas do SC Beira-Mar procurarão a conquista dos 3 primeiros pontos desta fase.
TRAQUINAS B: Formada por atletas nascidos em 2003, esta equipa do Beira-Mar, orientada por Sérgio Ferreira, é a mais jovem de todas as formações auri-negras em competição oficial. A primeira jornada do torneio distrital, que ora se inicia, marcará a estreia oficial destes pequenos atletas e será disputada no campo do Seminário, tendo o sorteio reservado a AD Ovarense como o adversário que apadrinhará o baptismo competitivo dos jovens beiramarenses.

1 comentário:

Daniel Esteves disse...

Boa sorte às equipas que agora vão disputar a 2ª fase dos respectivos campeonatos e à estreia dos Traquinas B. Gostaria de acrescentar apenas uma pequena informação. Os Traquinas A, apesar de não terem competição oficial este fim-de-semana, vão realizar um jogo de treino contra a equipa da Casa do Benfica de Estarreja pelas 9:15 de sábado no campo do Seminário.