quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Agenda fim-de-semana: Jornada de muitas decisões

A primeira jornada a disputar no novo ano de 2011 reserva-nos uma série de encontros onde estarão em jogo importantes decisões para o futuro das respectivas equipas do SC Beira-Mar. As principais emoções centrar-se-ão nos jogos de juvenis e infantis B, com os sub-17 auri-negros a jogarem a manutenção no campeonato nacional da categoria, na última jornada da prova, frente ao Padroense, enquanto que a equipa treinada pelos irmãos Teles procurará uma vitória na recepção ao líder Avanca, que lhes garantiria o comando da série e praticamente o apuramento para a série dos primeiros. Tudo isto sem esquecer a deslocação dos traquinas A ao terreno do Taboeira, onde um empate seria suficiente para carimbar a passagem à série dos primeiros, nem a visita dos benjamins A à Gafanha, onde uma vitória é fundamental para manter a liderança da série H e a via aberta para o apuramento. Também os iniciados A poderão, em caso de vitória na Guarda e empate ou derrota do Taboeira na Covilhã, assegurar matematicamente, a 5 jornadas do fim, a passagem à 2ª fase da prova, jogando a equipa B cartada de vulto na visita a Albergaria, onde uma vitória sobre o Alba a poria praticamente a salvo da série dos últimos, na 2ª fase do distrital da categoria.
Em suma, nada será como dantes após os jogos do próximo fim-de-semana, esperando nós que a entrada em 2011 seja de bom augúrio para as pretensões de todas as nossas equipas.
Eis a agenda dos 13 jogos previstos para os próximos sábado e domingo:


Análise prévia da jornada
JUNIORES A: Não acabou muito bem o ano a equipa de António Luís, que somou derrotas nas duas últimas jornadas do campeonato nacional, não vencendo há 3 jogos consecutivos. Espera-se que os ares do Ano Novo que agora começou bafejem a equipa auri-negra com o tónico necessário para um regresso às vitórias e ao relançamento pelos seus objectivos iniciais. A tarefa não é fácil, pois o Oliveira do Bairro foi sempre um "osso" duro de roer para as formações auri-negras, sobretudo jogando no Campo de São Sebastião, mas a nossa equipa tem valor mais do que suficiente para trazer os 3 pontos da Bairrada.
JUNIORES B: Jogos disputados por equipas do Beira-Mar nunca deverão ser considerados como de cumprimento de calendário, mas a verdade é que, desportivamente falando, este jogo para o campeonato distrital, a disputar em Oliveira de Azeméis, colocará frente a frente duas equipas que já têm o seu destino praticamente traçado na 1ª fase da prova, com os auri-negros condenados a disputarem a série dos últimos, restando aos oliveirenses escassas e remotas hipóteses matemáticas de a isso fugirem. Jogo sem pressão, onde os intervenientes estarão à vontade para explanar o futebol que sabem, jogando o jogo pelo jogo e procurando dar um bom espectáculo.
JUVENIS: Dia D para a equipa de Aguinaldo Melo. Toda uma época se poderá jogar nestes derradeiros 80 minutos da última jornada da 1ª fase do campeonato nacional. Os auri-negros dependem apenas de si, já que, em caso de vitória, assegurarão a permanência, independentemente do que se passar no Olveirense-Feirense. No entanto, o adversário do Beira-Mar é o categorizado Padroense, 2º classificado da série B, com o apuramento para a 2ª fase já garantido. Por isso, enquanto se joga no Mário Duarte, os ouvidos estarão em Oliveira de Azeméis, onde o resultado aí obtido pela Oliveirense terá de ser, no mínimo, imitado em Aveiro pela equipa do Beira-Mar. Caso contrário, o destino será a "liguilla". Vamos procurar afastar esse risco...
INICIADOS A: A deslocação à Guarda da equipa de Alberto Raínho, para um jogo onde é claramente favorita, tem a particularidade de poder assinalar, matematicamente, o aguardado apuramento para a 2ª fase do campeonato nacional da categoria. Basta, para isso, uma vitória dos auri-negros na cidade mais alta de Portugal e que, simultaneamente, o Taboeira não vença na sua deslocação à Covilhã. Não deixaria de ser notável alcançar o objectivo proposto num momento em que passarão a faltar, ainda, 5 jogos para o final desta fase inicial.
INICIADOS B: Com duas jornadas para o final da 1ª fase do campeonato distrital, o interesse da prova está resumido à luta pelo 5º lugar da classificação, com Beira-Mar e Águeda na perseguição ao último lugar que dá acesso à série dos primeiros. A vantagem, de momento, é para o Beira-Mar, que leva 3 pontos à melhor sobre os aguedenses, pelo que uma vitória dos auri-negros no terreno do Alba, já condenado à série dos últimos, significaria, praticamente, o escancarar da porta de entrada nos seus objectivos iniciais.
INFANTIS A: Ainda que o jogo do próximo sábado entre Beira-Mar e Taboeira, a disputar no Campo do Seminário, esteja longe de corresponder àqueles aguardados com maior emoção, uma vez que estas duas equipas já garantiram a participação na série dos primeiros, não deixa de ser mais um "derby" da cidade de Aveiro, onde estarão em jogo a liderança da série G e a invencibilidade da equipa de Ricardo Pinheiro, que se deverá manter.
Também no outro jogo deste escalão, na série H, os auri-negros partem para Águeda com o objectivo de alcançarem a 13ª vitória em 13 jogos e assegurarem, deste modo, o pleno de triunfos na prova.
INFANTIS B: O Beira-Mar-Avanca do próximo sábado é o jogo que concentra as maiores atenções do futebol de 7, jogando-se, nesta partida, a liderança da classificação e o consequente apuramento para a série dos primeiros. O nosso adversário é líder, com 2 pontos de avanço sobre os auri-negros e a discussão será entre estas duas equipas para saber quem disputará a série que apurará o campeão distrital. Uma vitória dos auri-negros deixaria o caminho aberto para alcançar esse objectivo, que os comandados de João e Pedro Teles certamente não deixariam fugir na última jornada. O empate obrigará ao uso da calculadora para fazer as contas dos melhores 3 terceiros classificados, estando a equipa do Beira-Mar refém de resultados obtidos por outras equipas, situação que ainda mais se agravaria em caso de derrota. Esperemos que as contas sejam fáceis de fazer no final do jogo com o Avanca...
BENJAMINS A: É na deslocação à Gafanha, em jogo da série H do distrital da categoria, que se concentram as maiores atenções neste escalão. O Beira-Mar é líder, com 1 escasso ponto de avanço sobre o Alba, vantagem que quererá manter antes da recepção ao seu mais directo rival na luta pelo apuramento para a série dos primeiros. Para isso terá de somar os 3 pontos neste jogo, tarefa que, não podendo ser dada como adquirida, se perfila como o desfecho mais previsível, tendo em conta o percurso de ambas as equipas na prova.
No jogo da série G, os auri-negros recebem o Alba, penúltimo classificado, onde procurarão alcançar também uma vitória que lhes permita a manutenção do 3º lugar na prova.
BENJAMINS B: Com uma equipa deste escalão já apurada para a série dos primeiros, os objectivos dos auri-negros até ao final desta 1ª fase passam por assegurar a invencibilidade das suas duas equipas, até agora notavelmente mantida. Os adversários deste fim-de-semana são os penúltimos classificados de cada uma das séries (Estrela Azul na série E e Taboeira na série F), pelo que o favoritismo é claramente dos comandados de Paulo Martins e Jorge Vinagre, líderes das respectivas classificações.
TRAQUINAS A: Com um comando tranquilo na classificação da série E, os traquinas do SC Beira-Mar dispõem de 8 pontos de vantagem, a 3 jornadas do final da 1ª fase, deslocando-se na próxima jornada ao terreno do vizinho Taboeira, onde bastaria obter um empate para carimbar, matematicamente, o passaporte para a série dos primeiros. Com efeito, a AD Taboeira é a única equipa que, em teoria, ainda poderá ultrapassar os comandados de Daniel Esteves, situação que só um verdadeiro "cataclismo" futebolístico poderia proporcionar. Que seja, pelo menos, um jogo tão emotivo como o dos 6-5 da 1ª volta.

Sem comentários: