segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

JUNIORES B: Erros foram fatais

SC Beira-Mar, 1 - AD Taboeira, 2
(0-1, ao intervalo)

Quando, na tarde do passado sábado, em jogo da última jornada da 1ª fase do campeonato distrital de juniores da 1ª divisão, a equipa do SC Beira-Mar se apresentou em campo com uma equipa formada apenas por atletas juvenis, sendo 9 de 1º ano, poderia temer-se que, face à posição que o opositor ocupava na tabela classificativa, o equilíbrio de forças fosse desigual e a partida uma mera formalidade. Puro engano! Com as suas posições já definidas nesta fase do campeonato, Beira-Mar e Taboeira proporcionaram uma partida agradável de seguir, com os jovens auri-negros a jogarem de igual para igual, controlando mesmo o jogo durante algumas das suas fases, acabando por sair injustamente derrotados, vítimas de alguns erros defensivos que se revelaram decisivos e de alguma infelicidade no desaproveitamento de soberanas ocasiões para marcar.
Aguinaldo Melo apresentou, no relvado secundário do estádio Mário Duarte, os seguintes elementos:
Hugo (gr); João Rui, Gui, João Rafael e Bruno Filipe (João Valente, 60'); João Meireles, Balacó (cap) (Pité, 58'), Diogo M. Carvalho e Pedro Aparício; Tiago Gomes e Henrique (Tiago Azevedo, 58').
Suplentes não utilizados: Samuel (gr) e Marc.
O Beira-Mar entrou melhor no jogo e dispôs, nos primeiros 3 minutos, de duas boas oportunidades para abrir o marcador. A primeira pertenceu a Tiago Gomes, quando, isolado, deixa fugir a bola na recepção e perde a possibilidade de fazer golo, a que Pedro Aparício também poderia ter chegado, no minuto seguinte, mas o seu remate saiu fraco e à figura do guarda-redes contrário.
Com uma maior posse de bola inicial do Beira-Mar, a partida foi-se equilibrando, e seria essa a tónica predominante durante quase todo o jogo. Aos 16', no seguimento da marcação de um livre apontado por João Meireles, no lado direito, João Rui eleva-se à vontade na área da AD Taboeira, mas falha o golpe de cabeça que poderia ter levado os auri-negros à vantagem. Os visitantes, no lance seguinte, respondiam com um lançamento longo, nas costas da defesa auri-negra, com Hugo a falhar a saída e o atacante forasteiro a tentativa de "chapéu". Aos 20', nova oportunidade para o Taboeira, com Xavier a receber na cara de Hugo, mas a atirar para as mãos deste. A estes lances de perigo respondeu o Beira-Mar, aos 22', por Tiago Gomes, que fez uma boa diagonal da esquerda e rematou forte para uma excelente defesa do guarda-redes para canto.
O equilíbrio que predominava nesta fase do jogo fez pensar que, com o passar do tempo e com o desaproveitamento das oportunidades criadas, de ambos os lados, as equipas recolheriam aos balneários com o nulo no marcador. E foi, quando já nada o fazia prever, de forma inesperada, aos 43', que o Taboeira chegou ao golo, no aproveitamento de uma falha defensiva, que originou o injusto 0-1, através de um remate colocado, desferido à entrada da área.
Na segunda parte o equilíbrio de forças manteve-se durante largo tempo, mas as equipas mostraram-se pouco criativas na fase inicial e as oportunidades de golo foram nulas. Só após as alterações verificadas na equipa do Beira-Mar, operadas por Aguinaldo Melo por volta do primeiro quarto de hora da etapa complementar, a partida sofreu um abanão e os beiramarenses estiveram a ponto de restabelecerem a igualdade. Foi aos 67', numa iniciativa individual de Tiago Gomes, sempre em progressão e a deixar adversários para trás, culminada com um remate, que é ligeiramente desviado por um defesa e que faz a bola passar a rasar o poste direito da baliza do Taboeira. Estes mostrar-se-iam mais eficazes e, depois de terem ameaçado, aos 71', quando proporcionaram uma defesa apertada a Hugo, através de um jogador isolado, chegaram, aos 74', ao 0-2, num golo que resultou de mais uma falha, agora na intercepção de uma bola, vinda de um lançamento longo, que acabou por isolar o marcador, que desviou certeiramente à saída do guardião auri-negro.
Com um quarto de hora para jogar, as coisas estavam, agora, muito mais complicadas para os comandados de Aguinaldo Melo, que se livraram mesmo do terceiro golo, aos 80', quando o "capitão" do Taboeira falhou a finalização ao segundo poste, atirando para fora uma bola batida da direita, na marcação de um livre. E quando, no minuto seguinte, Pedro Aparício reduziu para 1-2, aproveitando o duelo com o guardião contrário, na cara do qual surgiu após lançamento lateral, a esperança renasceu e os jovens beiramarenses sentiram que ainda seria possível chegar pelo menos ao empate. E a verdade é que, aos 83', a igualdade só não se verificou porque, no futebol, as coisas mais incríveis podem sempre acontecer. Pité tem uma jogada de sonho, pela direita, desembaraçando-se de todos os opositores que lhe surgiram, guarda-redes incluído mas, quando todos se preparavam para celebrar o que seria um golo de antologia, o criativo e esquerdino médio ofensivo auri-negro, com a baliza escancarada, remata por cima do travessão, perdendo uma das melhores oportunidades para fazer um golo de bandeira, que alguma vez teve em toda a sua carreira. E que golo seria...
Não desanimaram os jogadores do Beira-Mar e, aos 87' e 88', Tiago Gomes, primeiro (remate às malhas laterais após cruzamento da esquerda de João Meireles) e Tiago Azevedo depois (adiantou demasiado a bola), voltam a ter bons ensejos para empatar. Não o quis o destino e o jogo chegaria ao fim com uma vitória tangencial do Taboeira, que é um castigo demasiado severo para o jogo realizado por esta jovem equipa do Beira-Mar.
Arbitragem sem influência no resultado mas com um critério demasiado largo no capítulo disciplinar, do qual não gostámos e que poderia ter trazido consequências nefastas para o normal desenrolar do encontro.
Aproveitamos ainda para desejar uma rápida e completa recuperação ao atleta da AD Taboeira, que, já no decorrer da 2ª parte, saiu lesionado e teve de ser conduzido ao Hospital de Aveiro. Esperamos que não seja nada de muito grave e que volte à competição o mais rapidamente possível.

Sem comentários: