segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

INICIADOS A: Brilhante começo!

Varzim SC, 0 - SC Beira-Mar, 2
(0-0, ao intervalo)

Numa manhã de sol na Póvoa de Varzim, com algum vento à mistura e muito público a assistir, a equipa de iniciados do SC Beira-Mar entrou da melhor forma na 2ª fase do campeonato nacional e bateu a equipa local por dois golos sem resposta. Foi um jogo equilibrado durante os 70 minutos, muito disputado, fundamentalmente com muita luta e entrega por parte de ambas as equipas, já que o estado do “pelado” não permitia mais. Com efeito, é incompreensível a utilização de um terreno de jogo deste tipo numa fase tão avançada de uma prova nacional e as suas condições foram ainda agravadas pela utilização anterior num jogo de juvenis.
Entrou melhor o Varzim, ganhando cantos consecutivos nos primeiros minutos e alguns lançamentos laterais, que o defesa direito varzinista conseguia transformar em lançamentos longos para a nossa área, lances que podem sempre potenciar algum perigo. O Beira-Mar reagiu em contra-ataque e desperdiçou, aos 10’, uma boa oportunidade, por João Miguel, cabeceando mal, quando estava sozinho, ao lado da baliza poveira, uma bola centrada da direita por Hugo Custódio. Mais flagrante ainda foi a perdida de Aurélio, aos 14’, quando aproveitou uma falha do seu marcador directo para se isolar, permitindo, contudo, a defesa ao guardião poveiro.
O primeiro remate da equipa da casa à baliza de Canha foi feito de fora da área e saiu fraco, à figura do nosso guarda-redes, que defendeu sem dificuldade. Até ao intervalo, destaque ainda para um livre de Hugo, em posição frontal, com a bola a sair ao lado da baliza do Varzim.
Na segunda parte o Varzim entrou de novo melhor, mas sem criar situações reais de perigo para a baliza auri-negra. O seu futebol assentava num jogo directo, procurando explorar a velocidade do seu avançado, que aliava ainda à rapidez uma excelente compleição física.
No entanto, os aveirenses voltaram a equilibrar a partida e, aos 41’, Aurélio recebe um passe longo, passa pelos defesas poveiros e, à saída do guardião da casa, desta vez não falha e atira a contar, colocando a sua equipa com a vantagem de 0-1.
O Varzim sentiu o golo e abanou, desconcentrando-se por momentos e permitindo que o Beira-Mar jogasse mais no seu meio campo ofensivo. Numa fase em que os poveiros procuravam já reagir, os auri-negros, aos 48’, lançaram novo contra-ataque que se revelaria decisivo para o desfecho do jogo. Desta vez foi Steven a ganhar a toda a gente em velocidade, acabando, perante o guarda-redes da casa, por atirar para o fundo das redes e fixar o resultado em 0-2.
Se é verdade que o Varzim reagiu bem a uma desvantagem que já pesava um pouco, também o árbitro do encontro, que veio de Vila Real, começou por ter algum protagonismo, no mau sentido. Aos 61’, num lance dividido entre 2 jogadores, em que ambos levantam o pé, o Sr. Pedro Mesquita considera jogo perigoso do nosso atleta e assinala um livre indirecto na área aveirense. Felizmente que se escreveu direito por linhas tortas e o remate esbarrou na barreira. Passados dois minutos apenas, em novo lance na área do Beira-Mar, o juiz transmontano transforma um desarme limpo em grande penalidade, favorecendo, mais uma vez, a equipa da casa. De novo a verdade veio ao de cima e, na transformação do castigo máximo, o “capitão” poveiro permite uma excelente defesa a Canha, que segurou a vantagem de dois golos para a sua equipa.
Este lance foi o “canto do cisne” para a equipa do Varzim, que, desmotivada com o penalti falhado, acabou nesse momento. Pelo contrário, a equipa do Beira-Mar ganhou novo alento e, até ao final, o jogo foi superiormente controlado pelos auri-negros, que passaram a jogar sempre perto da grande área da equipa da casa, podendo mesmo ter chegado a novo golo, num livre muito bem marcado por Filipe Melo a que o guardião contrário se opôs com uma grande defesa.
Excelente inicio de segunda fase para a nossa equipa, que lutou muito e jogou o suficiente para conseguir este brilhante resultado. Parabéns!
Alberto Raínho apresentou, no campo de treinos do Varzim SC, os seguintes elementos:
Canha (gr); Sousa, Ricardo Pinto, Fábio (cap) e Filipe Melo; Nuno Abreu (Miguel, int), Tiago Ramalho e Hugo Custódio; Bruno Ribeiro (Ricardo Esteves, 68’), João Miguel (Steven, int) e Aurélio (Lucas, 50’).
Suplentes não utilizados: Rafa (gr), Bruno Reis e Rui.

1 comentário:

Anónimo disse...

Estes guarda redes do Beira estão sempre a brilhar!!!Parece facil.