domingo, 13 de fevereiro de 2011

INICIADOS A: Sem derrotas!

SC Beira-Mar, 2 - Académico Viseu FC, 1
(1-0, ao intervalo)

Terminou hoje a 1ª fase do campeonato nacional de iniciados e a equipa do Beira-Mar, com a qualificação para a 2ª fase e o primeiro lugar na série C há muito garantidos, partia para a última jornada com um único objectivo - assegurar a invencibilidade na prova. Com apenas 2 empates cedidos nos 21 jogos anteriores, a equipa de Alberto Raínho tinha no Académico de Viseu o último obstáculo a transpor e acabou por o fazer, com as dificuldades que o 2-1 final deixa transparecer. 20 vitórias e 2 empates são, pois, o balanço final de uma brilhante prova realizada pelos sub-15 auri-negros, que fizeram da forte coesão do grupo a sua principal arma.
Num jogo condicionado pelas difíceis condições apresentadas pelo relvado do estádio Mário Duarte, a vitória do Beira-Mar não sofre contestação alguma, sobretudo pelo ascendente exercido na segunda parte, período em que justificou amplamente a vitória, que só surgiu no penúltimo minuto do tempo regulamentar, depois de uns primeiros 35 minutos onde houve maior réplica da formação academista.
Sob uma arbitragem regular do Sr. Paulo Pinheiro, da AF Coimbra, a equipa do SC Beira-Mar apresentou-se com:
Canha (gr); Yusuf (Sousa, int), Ricardo Pinto, Fábio (cap) e Filipe Melo; Nuno Abreu, Lucas (Tiago Marques, 51') e Tiago Ramalho; Aurélio (Ricardo Esteves, 70'), João Miguel (Steven, int) e Bruno Ribeiro.
Suplentes não utilizados: Pedro Rafael (gr), Rui e Sérgio.
Apesar de logo no primeiro minuto, numa transição rápida da equipa do Beira-Mar, Bruno Ribeiro, servido na esquerda, ter estado muito perto de inaugurar o marcador, proporcionando ao guardião viseense uma grande defesa para canto, cedo se verificou que o jogo iria ser marcado pelas difíceis condições do terreno, muito alagado pela água da intensa chuva que caiu antes e durante o jogo.
O Académico de Viseu até dava mostras de entender melhor a forma de jogar necessária para contornar essas dificuldades e, aos 10', num lançamento longo, o seu jogador nº 9 quase aproveita uma hesitação no último reduto da casa, que Canha acabou por resolver. A tarefa do Beira-Mar, no primeiro quarto de hora do jogo, foi, para além do já referido estado do relvado, muito dificultada pela atitude "guerreira" dos atletas academistas, que nunca viraram a cara à luta e disputavam cada lance como se fosse o último.
No entanto, pouco a pouco o Beira-Mar começou a tomar conta das operações e, sem poder jogar um futebol de qualidade, que o terreno não permitia, empurrou o adversário para o seu meio campo, onde se passou a jogar na maior parte do tempo. Era através de remates de longe que os auri-negros tentavam chegar ao golo, tendo Bruno Ribeiro (diagonal da esquerda para o meio e remate forte por cima do travessão), aos 12' e Lucas (pontapé de ressaca, à entrada da área, após marcação de um canto), aos 19', tentado a sua sorte.
Este maior assédio aveirense proporciona, aos 22', uma situação de muito perigo junto da baliza academista. No seguimento de uma boa jogada de ataque do Beira-Mar, Aurélio ganha ao seu adversário pelo corredor esquerdo e cruza, rasteiro e atrasado para João Miguel, que não consegue finalizar por muito pouco.
Caminhava já a partida para o descanso, quando, aos 31', o Beira-Mar chegou à vantagem. Aurélio está novamente na jogada, mas, desta vez, o seu cruzamento pelo ar sofre um ligeiro desvio, traindo a saída do guardião academista, que desvia para a frente, onde estava Bruno Ribeiro, que,  de cabeça, atira para a baliza deserta e faz regressar as equipas às cabinas com 1-0 favorável à sua equipa.
Se durante a primeira parte ainda se tinha visto uma boa réplica do Académico de Viseu, no período complementar só deu Beira-Mar, que justificou bem a vantagem final. Mas, paradoxalmente, as coisas não estiveram nada fáceis para os auri-negros, que viram o seu adversário empatar logo no início da segunda parte. Com efeito, e depois de Steven, lançado ao intervalo, ter ameaçado logo no primeiro minuto, numa jogada saída do nada, Marcelo, o nº 16 academista, também ele uma aposta do seu técnico para a etapa complementar, fabrica sozinho o 1-1, lance que poderia figurar em qualquer compêndio de grandes golos. O pequeno atleta viseense, aos 37', pegou na bola do lado direito, correu para o meio e, do meio da rua (25, 30 metros) desfere um colocado remate de pé esquerdo, que surpreende o adiantado Canha, que nada pode fazer para evitar a igualdade. Grande golo, em qualquer parte do mundo!
Feridos no seu orgulho, os comandantes destacados da série C, lançaram-se para uma segunda parte em que, efectivamente, o seu domínio foi avassalador. Só deu Beira-Mar, mas as dificuldades para finalizar começaram logo a dar mostras, aos 39', com Fábio, ao segundo poste, após canto na direita, a não conseguir fazer aquilo que esta época já resultou em golo muitas vezes, cabeceando, desta feita, ao lado. Aurélio, aos 47', também após a marcação de um canto, ganha um ressalto em posição frontal, mas o seu remate é providencialmente desviado para canto. No minuto seguinte, o mesmo jogador volta a estar muito perto do golo, após passe atrasado de Ramalho, do lado direito.
Era um sufoco e, aos 51', por Bruno Ribeiro e 52', por Aurélio, o Beira-Mar dispõe de mais duas oportunidades para se colocar de novo em vantagem. No primeiro lance o remate sai sem direcção e, no segundo, o nosso goleador, primorosamente servido por Tiago Ramalho, apesar de ter ficado na cara do guardião contrário, atira ligeiramente ao lado, perdendo uma das mais soberanas ocasiões para marcar. A maior de todas, porém, surgiria aos 59', após uma belíssima jogada de ataque dos auri-negros, com Tiago Marques a servir Aurélio do lado direito, que cruzou largo para a área, surgindo Steven, sozinho, do lado contrário, a dominar e a ter tempo, na cara do guardião viseense, para preparar o remate, que saiu às malhas laterais.
O Beira-Mar já justificava há muito a vantagem, mas o tempo começava a escassear e os nervos poderiam falar mais alto. A verdade é que a sorte não queria nada com os da casa e faltava sempre alguma coisa para o golo. Aos 65', ele não aconteceu porque faltou um palmo de altura a Tiago Marques, que não chegou de cabeça a uma bola cruzada da direita por Aurélio, após uma boa jogada deste. Na ressaca do lance, foi Filipe Melo que viu o seu disparo forte levar a direcção das malhas laterais. Fábio, aos 66', voltou a mostrar não estar nos seus melhores dias em termos de finalização e volta a cabecear para fora, novamente no seguimento de um canto da direita, apontado ao segundo poste por Bruno Ribeiro.
Mas lá diz o ditado que "água mole em pedra dura, tanto dá até que fura" e, a um minuto do final do tempo regulamentar, Tiago Marques, com uma execução extraordinária, dá a merecida vitória à sua equipa. A jogada é de insistência de Sousa, que leva a bola desde trás até à entrada da área academista, tocando em Ramalho, que, por sua vez, serviu Tiago. Este mostrou instinto de matador e, num remate à meia-volta, surpreende o guarda-redes academista, apanhado em contra-pé. Outro grande golo, de uma aposta que se revelou decisiva do técnico aveirense nesta segunda parte
Não houve tempo para mais e o jogo terminaria em festa, numa perfeita sintonia entre jogadores, técnicos e massa adepta, com uma vitória inteiramente justa da equipa do Beira-Mar, que comete a proeza de terminar esta 1ª fase sem conhecer a derrota. Parabéns a todos!

3 comentários:

Anónimo disse...

Foi tambem festa porque se bateu o record de pontos de sempre em nacionais de iniciados.
62 contra 61 da epoca passada.
Parabens a todos

Anónimo disse...

EQUIPA FANTASTICA

Fim da 1ª Fase, vamos tratar de ganhar a 2ª, vejamos quem nos vai sair na rifa:

Grupo A
Braga
Oliveirense
Leixoes ou Porto
Clube da Madeira

Grupo B
Beira-Mar
Varzim
Leixoes ou Porto
Guimarães

Grupo C
Academica
Imortal
Benfica ou Sporting
Belenenses

Grupo D
Setubal
Leiria
Benfica ou Sporting
Clube dos Açores

Está no "PAPO"
Boa semana de trabalho

Anónimo disse...

parabens a todo o grupo de trabalho dos iniciados do beira mar (treinadores, directores de equipa, jogadores e pais), pelo feito historico de terminar uma 1 fase de um campeonaro nacional,sem derrotas. com muito esforço e dedicação de todos foi possivel atingir esta marca.
dem condições para a estes miudos trabalharem , e com um pouco de sorte e muito trabalho podem atingir mais e melhores resultados.