quarta-feira, 5 de outubro de 2011

INICIADOS A: Tranquilidade só chegou no fim

SC Beira-Mar, 2 - CF "Os Repesenses", 0
(1-0, ao intervalo)

A equipa de iniciados do Beira-Mar segurou esta manhã a liderança da série C do campeonato nacional da categoria, depois de ter batido no Estádio Mário Duarte, por 2 golos sem resposta, a formação do Repesenses. A vitória foi merecida, mas os comandados de João Amaral passaram ainda por algum sofrimento desnecessário, acabando por confirmar os 3 pontos apenas em período de compensação, já que o 1-0 com que se chegou ao intervalo teimou em manter-se para lá dos 70 minutos regulamentares.
A primeira parte da equipa auri-negra não foi muito bem conseguida, deparando-se com um adversário muito bem organizado, que fechava bem os caminhos para a sua baliza e que procurava, no contra-golpe, surpreender os da casa. Foram mesmo dos viseenses as primeiras situações de perigo, com Diogo a ver, aos 5', o primeiro remate intencional passar por cima da barra e, aos 7', a ser substituído pelo ferro do poste esquerdo da sua baliza, que devolveu uma bola rematada de fora da área.
As coisas não estavam fáceis, mas, no minuto seguinte, foi a vez dos ferros da baliza contrária evitarem o golo, com Ramon a enviar a bola ao poste na sequência de um canto de Rafa. Aos 13', Marcos, lançado por André, consegue isolar-se, mas falha o golo inaugural na cara do guardião do Repesenses, tendo Lane, na sequência do lance, perdido também um bom ensejo para marcar.
A diferença viria a ser feita por Jorge, aos 23', que deu o melhor seguimento a um cruzamento de Marcos Franco, no corredor esquerdo, cabeceando, ao segundo poste, para o fundo das malhas, alcançando o precioso 1-0.
Ate ao intervalo, o jogo arrastou-se sem grandes motivos de interesse e foi com a vantagem mínima para os aveirenses que as equipas recolheram aos balneários. No segundo tempo, o Repesenses entrou bem e, sem ter criado situações de muito perigo, manteve a bola mais tempo no meio-campo adversário. Mas após esta fase inicial o Beira-Mar conseguiu sacudir a pressão e entrar na sua melhor fase do jogo, durante a qual poderia ter arrumado de vez com o desfecho do encontro. Ocasiões flagrantes para golo não faltaram, a mais incrível de todas, aos 46', com Jorge, em jogada pela esquerda, a oferecer a finalização a André, que conseguiu falhar de baliza aberta e sem ninguém a protegê-la.
Aos 55' foi Marcos, outra vez com Jorge na origem do lance, a ser servido na zona central, a ganhar o enquadramento para visar a baliza, mas a falhar o "chapéu" ao guarda-redes e a desperdiçar mais uma grande ocasião para dilatar a vantagem. Na jogada seguinte (adivinhem?), Jorge novamente em acção, pela esquerda, passe atrasado para Rui Ladeiro e remate que saiu para as mãos do guardião viseense.
O Beira-Mar, com mais espaço para jogar nesta segunda parte, poderia já estar a golear, mas o desperdício era agora a nota dominante. Aos 57', Jorge, sempre ele, coloca novamente a bola na área, com Marcos, mais uma vez na cara do guarda-redes, a falhar o remate acrobático. Simplicidade era pedida naquele momento!
A diferença mínima teimava em manter-se o mesmo é dizer que, nos minutos finais da partida, o Repesenses continuou a acreditar num resultado positivo e o "chuveirinho" principiou. Nestas circunstâncias, um ressalto, um erro, ou uma desatenção podem provocar estragos. Mas, na verdade, os "azuis" de Repeses não fizeram mossa e seria o Beira-Mar, aos 66', a estar perto do segundo golo, com João Gonçalves a enviar a bola à barra na sequência de um pontapé livre de Regêncio. Foi também com um livre de Regêncio que o Beira-Mar chegou ao 2-0 tranquilizador, já em período de compensação, com o "capitão" aveirense, desta feita, a optar por remate directo e que originou um golo de belo efeito, com a bola a embater na barra antes de se anichar nas redes.
Estava consumada mais uma vitória da equipa de João Amaral, que a mantém na frente da classificação antes da deslocação ao Académico de Viseu, onde se pede mais consistência colectiva para conseguir novo êxito.
Num jogo que teve uma arbitragem sem problemas do Sr. Tiago Antunes, árbitro da AF Coimbra, a equipa do SC Beira-Mar alinhou com:
Diogo (gr), Miguel Vaz, Ramon, Nuno Silva  e Ricardo Mango; Nuno Ragêncio (cap), André Santos e Rafa (Rui Ladeiro, int); Jorge Rodrigues (Gi, 68'), Lane (Manu, int), Marcos Franco (João Gonçalves, 62').
Suplentes não utilizados: João Pedro (gr), Marcos Dias e Bruno Matos.

Sem comentários: