quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Agenda do fim-de-semana: A despedida de 2011!

Com a quadra festiva a aproximar-se, que irá interromper as provas oficiais no Natal e no Ano Novo, disputam-se, no próximo fim-de-semana, os últimos jogos do ano de 2011. Num total de 16 partidas a disputar entre sábado (13) e domingo (3), os campeonatos aproximam-se do final das primeiras fases e a hora das decisões começa a chegar.
Enquanto que os juvenis B já asseguraram a qualificação para a série dos primeiros, cumprindo nesta jornada apenas calendário na sua deslocação ao terreno do Macinhatense, último classificado da série E do distrital da 2ª divisão, onde claramente são favoritos, os benjamins B, na série F, poderão atingir agora esse objectivo, em Sever do Vouga, contra o Mini Foot. A 4 jornadas do final da 1ª fase, bastará à equipa de Luís Malta, que conta por vitórias todos os jogos disputados, vencer o seu adversário, que segue na 2ª posição a par do Valonguense.
Sem serem ainda definitivas as decisões, infantis A (série G) e infantis B (série F) disputam jogos nesta jornada que os poderão colocar bem mais perto do seu objectivo, em caso de vitória, ou adiá-lo para os 2 últimos jogos, caso aconteça outro resultado. As tarefas não são fáceis, mas quer os sub-13, em Albergaria, quer a formação orientada por João Paulo, no terreno do Taboeira, podem perfeitamente aspirar aos 3 pontos.
De igual modo os traquinas A, na série F, ao receberem o Eixense, 2º classificado a 3 pontos dos auri-negros, poderão dar, em caso de vitória, um passo de gigante rumo à série dos primeiros. A 4 jornadas do final da 1ª fase, o empate seria ainda vantajoso apara os aveirenses, que venceram o encontro da 1ª volta, enquanto que um triunfo forasteiro complicaria as contas.
Também num duelo de primeiros classificados (Beira-Mar em 1º e Valonguense em 2º), os auri-negros deslocam-se a Arrancada do Vouga com 2 pontos de vantagem sobre o seu adversário e quem vencer ficará em posição privilegiada para sair vencedor do torneio de inverno da AF Aveiro, série C.
A caminho do apuramento para a série dos primeiros estão também os benjamins A, que apenas necessitam de mais 1 vitória e 1 empate nas 4 jornadas que faltam disputar na série G. Depois de uma última jornada pouco conseguida (derrota e empate), as nossas equipas têm um fim-de-semana aparentemente pouco problemático, já que defrontam adversários do fundo da tabela. Valonguense, penúltimo classificado na série G e Requeixo, "lanterna vermelha" da série H, parecem vir mesmo a calhar para que os comandados de Paulo Martins e Jorge Vinagre retomem o trilho dos êxitos.
Juniores e juvenis, nos campeonatos nacionais, disputam também jogos de grande importância aos quais se junta um elevado grau de dificuldade. Os sub-19 recebem o líder Penafiel, após 2 derrotas sofridas nas 2 últimas jornadas. Para alimentar ainda a esperança de chegar aos 3º ou 4º lugares da série B, é fundamental não perder, sendo a vitória um resultado que poderia catapultar a nossa equipa para essa luta.
Igualmente difícil é a deslocação da formação de Aguinaldo Melo a São João da Madeira, onde se espera um jogo de grande equilíbrio e em que estará em discussão o 5º lugar, actualmente ocupado pelo nosso adversário, que seria ultrapassado em caso de vitória auri-negra. Esta será ainda uma jornada onde, matematicamente, se poderá deixar definitivamente para trás o espectro da descida aos distritais.
Com o campeonato nacional de iniciados parado, apenas a equipa B entrará em acção, numa partida aguardada com grande expectativa, já que Beira-Mar e Sanjoanense são duas boas escolas de futebol. Perspectiva-se, para São João de Loure, um jogo de grande equilíbrio  e onde a turma de Hugo Gonçalves e Tiago Pereira, em caso de vitória, carimbará matematicamente o passaporte para a série dos primeiros.
Nas restantes partidas, onde as nossas equipas procurarão sempre lutar pela vitória e pela melhor classificação possível, as emoções serão, contudo, mais moderadas, já que não estão em jogo objectivos prioritários.
Os infantis A, na série H, são claramente favoritos na recepção ao Eixense, penúltimo classificado, e a vitória que se espera permitirá, por mais uma jornada, manter a liderança da classificação.
Na série G, os infantis B, que dificilmente poderão aspirar ao 1º lugar, recebem o Anadia, adversário a quem certamente quererão devolver a derrota sofrida na 1ª volta (na altura, foi a primeira).
Benjamins B e traquinas A, ambos nas séries G, têm em comum o adversário - Fermentelos - e o objectivo - ganhar para deixar a cauda da classificação.
Para informação mais detalhada, segue a agenda completa da jornada:

Sem comentários: