segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

INICIADOS A: Um castigo merecido

CF Repesenses, 2 - SC Beira-Mar, 1
(1-0, ao intervalo)

Saldou-se por um derrota inesperada a deslocação da equipa de iniciados a Repeses, onde a formação de João Amaral demonstrou, sobretudo durante a primeira parte, uma atitude (ou falta dela?) que torna o 2-1 registado no marcador num resultado justo.
A equipa do Repesenses entrou determinada no jogo, ganhando os despiques individuais, as segundas bolas e os ressaltos, enquanto que os aveirenses se apresentavam sem chama, sem colocar intensidade no jogo e sem uma atitude digna de um grupo que luta por objectivos muito diferentes dos do seu opositor.
Assim sendo, era com alguma naturalidade que o jogo se ia passando no meio terreno auri-negro, com vários cantos e livres a levarem perigo à baliza defendida por João Pedro. E foi precisamente no seguimento de um livre lateral, aos 12', que surgiu o 1-0 para a equipa da casa, com a bola, batida tensa, a ser desviada ao primeiro poste para o fundo das redes.
Ainda que depois disso a equipa viseense tivesse perdido algum fulgor, a verdade é que os jovens auri-negros não estavam em campo, pelo que, até ao intervalo, nada de assinalável houve a registar.
O segundo tempo trouxe uma mudança de atitude, com os aveirenses a entrarem mais pressionantes, ganhando agora os despiques e começando a criar perigo. Primeiro foi Marcos, em boa posição, a optar por assistir um colega quando poderia ter rematado e depois foi Ramon, na sequência de um canto, a atirar ao lado.
As coisas não corriam bem e para complicar ainda mais a tarefa, já de si difícil, o árbitro albicastrense, Sr. Luís Máximo, não assinalaria uma grande penalidade clara por mão na bola de um defensor local. Não marcou a primeira, marcou a segunda, aos 49', quando Lane foi impedido, à margem da lei, de disputar a bola dentro da área. André não vacilou e apontou o 1-1, que relançava a esperança na reviravolta no marcador.
A pressão do público e dos responsáveis da equipa de Repeses não se fez esperar, protestando com tudo e com todos, pedindo cartões e faltas por tudo e por nada. Foi neste ambiente difícil que se jogou a parte final do encontro e foi, quiçá, devido a ele que, a 6 minutos do apito derradeiro, o juiz da AF Castelo Branco assinalou uma grande penalidade contra o Beira-Mar, castigando uma pretensa falta de Lane sobre um adversário, ao aliviar uma bola colocada na área na marcação de um canto. O Repesesnses aproveitou e converteu com sucesso o penalty, colocando um 2-1 no marcador que se revelaria definitivo.
Até final, o Beira-Mar ainda tentou chegar de novo ao empate, mas o Repesenses estava no momento de defender com tudo esta preciosa vitória, que os veio tranquilizar na luta pela despromoção. Apesar do "autocarro" colocado à frente da baliza da casa, Marcos teria ainda uma derradeira oportunidade para chegar ao golo, mas o seu pé direito não o ajudou e o remate desferido em boa posição saiu torto.
Apesar de alguns erros da equipa de arbitragem, a equipa auri-negra não se poderá, apenas, desculpar com isso, pois que, se tivesse jogado com a atitude, a garra e a entrega que colocaram noutros jogos, teriam naturalmente vencido, apesar de todas as vicissitudes. Esta derrota foi um merecido castigo para a péssima primeira parte realizada.
O SC Beira-Mar apresentou-se em Repeses com:
João Pedro (gr); Gi (Marcos Dias, int), Ramon (Nuno Aparício, 68'), Nuno Silva e Ricardo Mango (Rafa, 65'); João Neves (cap), Nuno Regêncio e André; Manú (Lane, int), Jorge e Marcos Franco.
Suplentes não utilizados: Henrique e Ivan.

Sem comentários: