sábado, 3 de dezembro de 2011

JUNIORES B: Recreio foi superior

SC Beira-Mar, 1 - RD Águeda, 4
(0-2, ao intervalo)

Num jogo em que o adversário foi claramente superior, a equipa de juniores "B" do SC Beira-Mar foi derrotada hoje de manhã, de uma forma inequívoca, por 1-4, face ao Recreio de Águeda, vice-lider da Zona Sul do campeonato distrital de juniores da 1ª divisão. Esta é a 3ª derrota consecutiva dos auri-negros, que ainda não ganharam na 2ª volta e permanecem to fundo da classificação.
António Luís apresentou, no relvado secundário do estádio Mário Duarte, a seguinte equipa:
Cirineu (cap e gr); Greno (Bruno Filipe, int), Francisco, Miguel e Wilson; Paulo Pires, João Pereira e João Ferreira; Tiago Azevedo, Manuel Guedes (Ricardo Figueiredo, int) e Cassamá (Rúben Oliveira, 58').
A primeira parte foi de domínio do Águeda, que tomou a iniciativa do jogo, teve sempre muito mais posse de bola e jogou, durante mais tempo, no meio campo adversário. Apesar disso, este estilo de jogo não produzia grandes efeitos práticos e apenas aos 15', na sequência de um livre na esquerda, um cabeceamento efectuado ao primeiro poste levou algum perigo à baliza defendida por Cirineu.
Mas tudo se modificaria, aos 29', quando o esquerdino Oleks, o nº 11 visitante, que foi a figura da partida, apontou o 0-1, um golo conseguido através de um remate cruzado efectuado da esquerda.
O mesmo jogador, pouco depois, aos 32', voltou a rematar com perigo do mesmo lado, valendo a intervenção do "capitão" e guarda-redes aveirense para evitar o pior.
O Beira-Mar era pouco mais que inofensivo e, apesar de uma ténue reacção que ainda tentou, sem causar qualquer mossa, foi novamente o Águeda, aos 44', a chegar ao 0-2, mais um bonito golo de Oleks, que desviou subtilmente de Cirineu à saída deste.
O resultado era perfeitamente justo ao intervalo e, se alguma reacção era esperada dos donos do terreno na segunda parte, as suas veleidades seriam cortadas pela raiz, logo aos 50', com Oleks a fazer o seu "hat-trick". Depois de no minuto anterior já ter ameaçado, valendo então a intervenção segura de Cirineu, o nº 11 visitante obteve mais um belo golo, desta vez rematando em arco, da direita, com o seu magnífico pé esquerdo, e colocou o resultado num 0-3 praticamente decisivo.
E se dúvidas houvesse, o 0-4 acabou com elas, aos 59', uma oferta dos auri-negros não enjeitada pelo nº 17 Alex. O resultado tomava contornos de goleada, mas ela não se viria a avolumar porque, na parte final do jogo e depois de um largo período de mau futebol, desgarrado e desinteressante, os auri-negros fizeram apelo apelo ao seu orgulho ferido e encetaram uma reacção que resultaria no amenizar das perdas.
O primeiro lance de perigo criado pelos aveirenses aconteceu apenas aos 67', com Tiago Azevedo, completamente isolado, a fazer mal a recepção e a deixar fugir a bola para o até aí tranquilo guardião Junior. Depois, aos 81', o mesmo jogador esbanja mais uma soberana ocasião, não aproveitando uma transição rápida em que havia superioridade numérica da sua equipa (2x1), Ricardo Figueiredo, que foi dos mais esclarecidos da equipa do Beira-Mar, no minuto seguinte, rematou de fora da área e fez a bola passar rente ao poste esquerdo.
Este período de melhor futebol do Beira-Mar proporcionaria ainda, aos 88', um remate de João Ferreira à barra, confirmando a ideia de que os pupilos de António Luis já mereciam ver as distâncias encurtadas. E isso viria mesmo a acontecer, em cima dos 90' regulamentares, num lance de insistência de Ricardo Figueiredo, que não enjeitou uma segunda bola recuperada na área, sobre a direita, para desferir um remate cruzado que colocou o resultado num 1-4 final.
Vitória justa do Águeda, melhor equipa no balanço geral do jogo, perante um Beira-Mar sem ideias durante a maior parte do jogo, apenas despertando no último quarto de hora da partida. Muito pouco para se poder ganhar contra um adversário forte como se mostrou o Recreio.
A arbitragem foi sem categoria, mas o mérito da vitória é do valor que o adversário mostrou e da fraca prestação dos da casa.

Sem comentários: