segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

JUVENIS A: Um passo atrás

SC Beira-Mar, 0 - CD Feirense, 1
(0-0, ao intervalo)

A equipa de juvenis do SC Beira-Mar, após uma boa série de jogos (nos últimos 5 tinha conseguido 4 vitórias, sendo apenas derrotada tangencialmente e de forma polémica pelo FC Porto), perdeu ontem no estádio Mário Duarte, por 0-1, diante do rival Feirense. A vitória dos "fogaceiros" é perfeitamente justa, já que foi a equipa que mais trabalhou pela vitória ao longo dos 80 minutos da partida.
Alinharam pelo Beira-Mar:
Hugo (gr); Diogo H. Carvalho (Marcos Franco, 69'), Gui, Ricardo Pinto e Filipe Melo; Miguel Campos, Rúben Marques e Pedro Aparício (Rúben Oliveira, 74'); Junior, Ricardo Tavares e Henrique (Bruno Filipe, 51').
Suplentes não utilizados: Luís (gr), João Rafael e André Silva.
O Feirense desde cedo deixou indicações que vinha a Aveiro para fazer esquecer a derrota caseira sofrida frente ao Gondomar na última jornada do campeonato nacional e foi a primeira equipa a levar o perigo a uma das balizas. Aos 2', na marcação de um livre, em posição frontal e em cima da linha limite da grande área, a bola saiu à figura de Hugo, que segurou muito bem. Pouco depois, aos 5', também de bola parada (canto) é o ex-auri-negro Pedro Santos a cabecear perigosamente.
Seria, contudo, o Beira-Mar a dispor da mais flagrante ocasião de golo até então, quando Ricardo Tavares, aos 11', aproveita uma falha na intercepção a uma reposição do guardião Hugo para ficar isolado, errando o "chapéu" por milímetros, com a bola a bater na parte superior da barra e a sair. Pouco depois, aos 15', Henrique faz uma diagonal da esquerda para dentro e remata rasteiro para uma intervenção do guardião feirense, que agarrou à segunda.
O jogo ia dando mais Feirense, que mostrava uma boa dinâmica e colocava sempre muitas dificuldades aos aveirenses que, apesar de tudo, não vacilavam defensivamente. Este domínio visitante valeu, aos 18', uma grande oportunidade de golo, quando Hugo é obrigado a sair da baliza para discutir na direita o lance com Ratinho, que recuperou a bola e atirou para a baliza desprotegida, valendo a intervenção de Gui, de cabeça, a evitar o golo sobre a linha.
Mais perigo, aos 27', quando um alívio da defensiva aveirense para a zona central, dentro da área, é aproveitado por um jogador feirense para rematar com perigo, valendo que o disparo saiu enrolado, proporcionando, mesmo assim, mais uma defesa apertada de Hugo. O guardião aveirense voltaria a estar em foco, aos 35', opondo-se com êxito a um remate desferido de ângulo apertado pelo jogador nº 8, Bruno, que foi defendido também sobre a linha.
A tudo isto, o Beira-Mar responderia apenas aos 38', por Junior, que recuperou uma bola na área contrária e rematou forte, com a bola a ser ligeiramente desviada pelo guardião Xavier e a passar a rasar o travessão.
A primeira parte, que terminaria pouco depois, tinha mostrado duas equipas bem organizadas, com o Feirense ligeiramente superior, com mais posse de bola e maior número de situações perigosas junto das balizas.
A segunda parte acentuaria a superioridade dos visitantes, que tomaram, desde o início, a iniciativa do jogo, remetendo os donos do terreno a uma defesa porfiada. Apenas na parte final do encontro, os auri-negros conseguiram colocar a baliza de Xavier em relativo perigo.
O Feirense, que procurava incessantemente chegar ao golo, teve uma perdida incrível, aos 48', quando Bruno, traído por um ressalto, falha de baliza aberta, ao segundo poste, uma assistência letal de Ratinho, feita da esquerda. A sorte estava com os da casa e, no minuto seguinte, foi Gui a salvar em cima da linha, atirando contra o poste, mais uma situação iminente de golo, quando a bola, desviada à saída de Hugo, se encaminhava para o fundo das redes.
Só dava Feirense e, aos 58' e 59', mais duas situações para os "fogaceiros". Primeiro, na sequência de um pontapé de canto, na confusão gerada, a bola sobrou milagrosamente para Hugo, que depois, com um magnífico golpe de rins, desvia para canto um remate desferido em arco, à entrada da sua área.
O guardião aveirense era a figura da sua equipa e, aos 66', mais uma excelente defesa em voo, evitando que o cabeceamento de Ratinho resultasse no primeiro golo do jogo. Este, no entanto, não tardaria. E, curiosamente, numa situação pouco vista até aí, ou seja numa situação de contra-ataque do Feirense. Uma recuperação de bola à entrada da área visitante, aos 68', resultou numa transição rápida que isolou Bruno Elias, entrado pouco tempo antes, que ladeou Hugo e atirou para a baliza deserta.
Depois do 0-1, a pressão do Feirense abrandou mas, ainda assim, aos 73', teve mais uma situação em que poderia ter ampliado a vantagem. Valeu mais uma intervenção de Hugo, que desviou para canto um remate da direita, fazendo a bola sair rente ao poste mais distante. Só na parte final do jogo, numa tentativa desesperada de chegar ao empate, os aveirenses conseguiram incomodar a defensiva contrária. E poderiam mesmo, já em tempo de compensação, tê-lo conseguido, se tivessem aproveitado uma confusão gerada na área, na sequência de um centro de Ricardo Tavares.
A arbitragem do Sr. António Resende, da AF Aveiro, com um ou outro pequeno erro, situou-se em bom plano.

Sem comentários: