quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Agenda do fim-de-semana: Juvenis no Alentejo!

Coisa rara, não há futebol no estádio Mário Duarte no próximo fim-de-semana! Isto porque juniores, juvenis e iniciados, ou seja, todas as equipas que disputam provas nacionais, têm pela frente deslocações na próxima jornada, algumas delas a longa distância da cidade de Aveiro. Enquanto que os primeiros vão até Viseu e os iniciados um pouco mais longe (Touriz, perto de Tábua), os sub-17 estão de saída até Ponte de Sor, vila do distrito de Portalegre, na sub-região do Alto Alentejo. Oxalá o cansaço das viagens não se revele obstáculo suplementar à obtenção de bons resultados.
Apenas com os traquinas B ainda fora da competição oficial, são 15 as partidas agendadas, podendo escolher entre as que o quadro seguinte resume:


Análise prévia da jornada:
JUNIORES A: A 3 jornadas do final da 1ª volta e com 5 pontos de vantagem sobre o 2º classificado da série C do nacional da 2ª divisão, a equipa de António Luís tem, nos 2 próximos compromissos (saídas a Viseu e a Anadia), uma fase decisiva para a clarificação das contas futuras. Os adversários em questão espreitam a possibilidade de qualificação para a 2ª fase, a começar pelo Académico de Viseu que, a 3 pontos do 2º lugar, joga cartada muito importante neste encontro com os aveirenses. Uma vitória destes, para além de manter a invencibilidade na prova, seria um forte estímulo para a deslocação que se segue ao terreno do vice-lider.
JUNIORES B: Com uma excelente sequência de resultados (4 vitórias nos 4 últimos jogos), a equipa do Beira-Mar tem uma deslocação muito difícil à Mealhada, formação que, pelo contrário, depois de um bom começo (era líder da Zona Sul no final da 4ª jornada), averbou derrotas nos 2 últimos encontros disputados. Neste momento são os aurinegros que levam vantagem classificativa, mas a tarefa a levar a cabo no coração da Bairrada não será fácil, perpectivando-se um jogo onde tudo poderá acontecer, acreditando nós num bom resultado para as nossas cores.
JUVENIS A: Será o Alentejo o palco da 8ª vitória da equipa orientada por Aguinaldo Melo? A prudência aconselha sempre alguma reserva, mas a verdade é que este parece mais um jogo talhado para que se consigam mais 3 pontos e continue a contar-se por vitórias todos os jogos disputados. O Eléctrico de Ponte de Sor segue na última posição da série C, apenas com 1 ponto, e seria seguramente a surpresa da jornada qualquer outro resultado que não fosse o triunfo beiramarense.
JUVENIS B: Depois da perda da invencibilidade na última jornada, mas mantendo ainda a liderança da Zona Sul do distrital da 1ª divisão, a equipa "B" de juvenis tem soberana oportunidade para regressar às vitórias nesta jornada. O adversário é o GD Mealhada, a quem recebe no campo do Agro, em São João de Loure, sendo que os bairradinos seguem na última posição com 3 pontos, fruto de outros tantos empates, todos obtidos em casa. Como visitante, o nosso próximo adversário apenas conta derrotas, esperando nós que esta estatística não seja agora estragada.
INICIADOS A: Este será mais um jogo em que, teoricamente, há um favorito à partida. Quando se encontra uma equipa que ainda não averbou qualquer ponto (Tourizense) com outra (Beira-Mar) que segue na vice-liderança, é certo que as apostas recaem, esmagadoramente, nos aurinegros, apesar do terreno "hostil" que irão encontrar. Tiago Pereira e a sua equipa têm uma boa oportunidade, a 2 jornadas do final da 1ª volta, de conquistarem mais uma vitória e cimentarem a sua posição na série D do campeonato nacional.
INICIADOS B: Jogo mais nivelado será certamente o do campeonato distrital da 1ª divisão, um clássico do distrito que oporá o Beira-Mar à Sanjoanense, duas equipas com trajectos distintos na prova. Os aurinegros, depois de um começo titubeante, seguem com uma série de vitórias nos 3 últimos jogos disputados, enquanto que o seu adversário, que fez 9 pontos nas 3 primeiras jornadas, perdeu os seus 2 últimos compromissos. Será um jogo em que a decisão final poderá resultar de pequenos detalhes.
INFANTIS A: Uma jornada em que, curiosamente, se cruzam as 2 equipas do Beira-Mar com as 2 do Alba. Com 1 vitória e 1 derrota para cada equipa, em cada uma das séries, nas 2 primeiras jornadas, Beira-Mar e Alba partem para estes jogos sabendo à partida que, a série onde averbarem nova derrota, será previsivelmente para descartar em termos de possibilidades de qualificação para a série dos primeiros. Contudo, as maiores probabilidades de êxito pendem para o lado dos aveirenses.
INFANTIS B: Enquanto que a equipa da série G faz a sua estreia oficial (folgou na 1ª jornada) numa curta deslocação ao terreno do Bom-Sucesso, que perdeu com o Valonguense na jornada inaugural, a formação que disputa a série F recebe a difícil Oliveirense, um embate entre adversários que venceram claramente o seu primeiro jogo. Duas vitórias aurinegras? Esperemos que sim.
BENJAMINS A: Já na 3ª jornada, o campeonato distrital deste escalão tem, no jogo da série G, aquele que congrega a maior dose de interesse. Com efeito, os aurinegros recebem o Estarreja, duas das 3 equipas que seguem no topo da classificação, só com vitórias e que vão dirimir entre si a futura liderança.
No jogo da série H, o Beira-Mar, apenas com 1 ponto, desloca-se ao terreno do Bom-Sucesso, adversário que venceu os seus 2 jogos disputados, segue na liderança e reúne, por isso, maior dose de favoritismo.
BENJAMINS B: Algo complicados os jogos agendados para os nossos sub-10. Na série G, os aurinegros deslocam-se ao campo do Mourisquense, equipa sempre complicada, mesmo que tenha averbado uma derrota na jornada inaugural, ao mesmo tempo que o Beira-Mar empatava em casa com o Valonguense. Na série H, frente ao Anadia e apesar do factor-casa, o grau de dificuldade será teoricamente ainda maior, mas a motivação também. Com efeito, neste jogo defrontam-se 2 equipas vitoriosas na ronda inaugural e que se perfilam como candidatas à passagem à série dos primeiros.
TRAQUINAS A: Com a equipa da série G de folga, as atenções concentram-se no jogo da série F, um aguardado Beira-Mar-Gafanha onde se espera algum equilíbrio, muita emoção e uma vitória para a nossa equipa.

Sem comentários: