quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Agenda do fim-de-semana: Jornada de "finais"!

É nos jogos dos campeonatos nacionais de juvenis e de iniciados, que agora chegam ao final da 1ª fase, que se concentram todas as atenções no próximo fim-de-semana, assumindo ambos os jogos daqueles escalões contornos de verdadeiras finais. Com efeito, após uma caminhada em que as nossas equipas passaram grande parte da época em lugar de qualificação para a fase de apuramento do campeão e depois de sofrerem alguns tropeções que chegaram mesmo a deixar antever a impossibilidade de atingir esse objectivo, essas incidências acabaram por determinar que tudo viesse a ser decidido na última jornada. É por isso que a recepção ao Marinhense (juvenis) ou a curta deslocação ao vizinho Taboeira (iniciados) são encaradas como 2 finais que será necessário vencer para poder haver motivos de satisfação no final. É o momento de acreditar!
Para além destas partidas de emoções fortes, haverá ainda lugar a mais 14 encontros, com os campeonatos distritais de infantis A, benjamins A e traquinas A a chegarem, também, ao fim da 1ª fase. Consulte toda a agenda no quadro que segue:

Análise prévia da jornada:
JUNIORES A: Reservou a penúltima jornada da 1ª fase do campeonato nacional da 2ª divisão o encontro entre as equipas apuradas para a fase de subida da referida prova. Beira-Mar e Anadia discutirão, no estádio Mário Duarte, a primazia na série C, por agora liderada pelos auri-negros com 5 pontos de avanço. Vale isto por dizer que um empate no jogo de sábado garantirá esse objectivo à formação orientada por António Luís, que é realmente favorita.
JUNIORES B: Também já com o seu objectivo na 1ª fase do campeonato distrital da 1ª divisão garantido, o Beira-Mar enfrenta, num dos 4 dérbis aveirenses que esta semana terão lugar, a equipa do Taboeira, para quem este jogo assume carácter de maior importância, tendo em conta que uma derrota da equipa anfitriã poderá comprometer as suas aspirações. Já os auri-negros, que ascenderam na última jornada ao 3º lugar, podem procurar nestas 2 jornadas finais melhorar ainda essa posição.
JUVENIS A: Que grande cartaz nos reservou a última jornada do campeonato nacional de juvenis! Beira-Mar e Marinhense, separados por 3 pontos na classificação da série C, onde a Académica garantiu já o apuramento, lutam pela 2ª vaga de acesso a esse objectivo. As contas são fáceis de fazer, tendo os aveirenses de vencer o jogo, ainda que pela margem mínima. Ao Marinhense, basta o empate. Têm a palavra os comandados de Aguinaldo Melo. Força rapazes!
JUVENIS B: Embora  tratando-se de um dérbi, mais tranquilo deverá ser o jogo do campeonato distrital da 1ª divisão em que o Beira-Mar recebe o Taboeira. Este, apesar de não depender apenas de si próprio, tem ainda uma ténue esperança de qualificação para a série dos primeiros, objectivo já garantido pela equipa de Zé Maria Almeida. Isso teria de passar por uma vitória sobre os beiramarenses, empenhados também em ganhar o jogo para manterem a vice-liderança da Zona Sul.
INICIADOS A: Com tudo para ser um dérbi emotivo é o Taboeira-Beira-Mar, em iniciados A, partida em que os auri-negros jogam praticamente uma época. Na verdade, a formação de Tiago Pereira desloca-se ao terreno do seu rival precisando de vencer para manter o 2º lugar da série D do campeonato nacional e, desse modo, participar na fase de apuramento do campeão na 2ª fase da prova. É certo que ao Beira-Mar basta o resultado que a Académica também fizer neste derradeiro jogo em que recebe o Anadia, mas é melhor os jovens auri-negros contarem apenas com o seu esforço. Vamos lá!
INICIADOS B: Num jogo entre equipas já apuradas para a série dos primeiros, é o 3º lugar da Zona Sul do campeonato distrital da 1ª divisão que estará em jogo na partida entre Beira-Mar e Estarreja, com os auri-negros, no papel de anfitriões, a partirem com 2 pontos de vantagem.
INFANTIS A: Na jornada de fecho da 1ª fase do campeonato distrital, o maior motivo de interesse reside no jogo da série H, com o Beira-Mar a receber o Mourisquense e a poder ascender ao 3º lugar em caso de vitória.
Na partida da série G, onde os auri-negros são favoritos na deslocação a Sever do Vouga, não deve ser esquecido, contudo, o empate imposto pelo Severfintas no jogo da 1ª volta.
INFANTIS B: Com a qualificação para a série dos primeiros já garantida na série F e com a possibilidade de chegar também ao 1º lugar na série G, as equipas auri-negras partem como favoritas para os seus jogos com o Eixense (casa) e Mourisquense (fora), onde não seria de admirar uma dupla vitória para as nossas cores.
BENJAMINS A: Onde também é esperada uma dupla vitória para as nossas equipas é no escalão sub-11, já que o Beira-Mar se apresenta como claramente favorito nos jogos da série G (Eixense, em casa) e série H (Requeixo, fora). Seria uma boa maneira de fechar uma 1ª fase onde a classificação final ficou aquém daquilo que o valor deste grupo merecia. Mas é assim o futebol, às vezes, nem sempre os melhores vencem.
BENJAMINS B: Jogo de crucial importância o da série H, onde a nossa equipa só terá possibilidade de passar à série dos primeiros em caso de vitória nas 2 jornadas finais, começando já na recepção ao Gafanha no próximo sábado. O nosso adversário segue na penúltima posição nesta série, mas... todo o cuidado é pouco.
Na partida da série G, para cumprir calendário, os auri-negros são também teoricamente favoritos na deslocação ao terreno do Taboeira, que ainda não averbou qualquer ponto.
TRAQUINAS A: Mais um escalão onde a jornada pode proporcionar vitórias para as nossas 2 equipas. No jogo mais equilibrado, o da série F, a recepção ao Estarreja pode permitir, em caso de vitória do Beira-Mar, a subida ao 3º lugar, enquanto que a deslocação a Águeda, numa série onde o 1º lugar já foi há muito garantido, os auri-negros reúnem ainda, teoricamente, uma maior dose de favoritismo.

Sem comentários: