segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Balanço da jornada: Juvenis e iniciados juntam-se aos juniores entre os melhores do país

Em linguagem de barbearia dir-se-ia que o fim-de semana da Academia do SC Beira-Mar foi de barba, cabelo e unhas, mas, se se preferir uma alusão tauromáquica, diríamos que as nossas equipas nos brindaram com rabo e 2 orelhas. Deixando de lado as alegorias, esta jornada não poderia ter corrido de modo melhor para as nossas cores, que viram os juvenis e os juniores qualificarem-se na última jornada da 1ª fase para a série dos melhores dos respectivos campeonatos nacionais, juntando-se, deste modo, aos juniores que, tendo já garantido esse feito de modo mais tranquilo, se sagraram, no passado sábado, vencedores da série C do nacional da 2ª divisão. Se a este palmarés juntarmos a qualificação para a série dos primeiros nos campeonatos distritais da 1ª divisão de juniores, juvenis e iniciados, objectivo já anteriormente assegurado, poder-se-á afirmar que esta época, ao nível do futebol de 11, está a ser das melhores da história do nosso clube.
No futebol de 7, com infantis B e traquinas A já qualificados para a série dos primeiros, as atenções concentram-se agora nos benjamins B que, ao vencerem o Gafanha nesta jornada, deixaram em aberto para a última jornada a possibilidade de se juntarem a esse lote no derradeiro jogo.
Num fim-de-semana em que a tradição do São Gonçalinho mostrou que a tradição ainda é o que era, o saldo dos resultados foi francamente positivo, com as nossas equipas a averbarem 12 vitórias, 3 empates e apenas 1 derrota, como pode verificar no quadro que se segue:

Comentário:
JUNIORES A: A atravessar novamente um bom momento de forma, os nossos sub-19, que já estavam apurados para a fase de subida, asseguraram este fim-de-semana, depois da clara vitória, por 3-0, na recepção ao Anadia, 2º classificado da prova, o 1º lugar da série C do campeonato nacional da 2ª divisão, mostrando à saciedade que o Beira-Mar era, de longe, a melhor equipa em competição.
JUNIORES B: Também no distrital da 1ª divisão da AF Aveiro os nossos juniores venceram inequivocamente, alcançando o seu 6º triunfo consecutivo. Desta vez a vitória teve ainda um sabor especial, tratando-se de um jogo no terreno do Taboeira, que terminou com uns expressivos 3-6, resultado que deixou em aberto para a última jornada da 1ª fase a possibilidade de chegar à vice-liderança da Zona Sul.
JUVENIS A: Jogando com grande atitude um jogo que tinha contornos de autêntica final, perante um adversário de muito valor e que jogava aqui também a sua sorte, os comandados de Aguinaldo Melo impuseram-se ao Marinhense, por tangencial mas suficiente 2-1, ganhando ao "sprint" o direito de participarem na fase do apuramento do campeão nacional de juvenis. De realçar o facto de ser a primeira vez que tal feito acontece, nos moldes actuais de competição. Notável!
JUVENIS B: Com a qualificação para a série dos primeiros já garantida, a equipa do Beira-Mar recebia um Taboeira que trazia para esta jornada uma ténue esperança de ainda se juntar aos auri-negros nesse desiderato, precisando, para isso, de ganhar. Tal não aconteceu, o desfecho saldou-se por um empate (2-2), resultado que não deve ter satisfeito nenhuma das equipas.
INICIADOS A: Também em Frossos, palco do Taboeira-Beira-Mar, houve festa da rija para as cores auri-negras. Os comandados de Tiago Pereira, agarrando com tudo a oportunidade deixada em aberto para esta última jornada do campeonato nacional, bateram o seu rival aveirense por inequívocos 0-3 e garantiram a 2ª vaga da série D para a fase de apuramento do campeão nacional. Foi uma prova clara de maturidade destes jovens, que não se deixaram tolher pelo peso da responsabilidade e se mostraram merecedores de estar entre os melhores. Difícil, mas merecido.
INICIADOS B: Foi no campeonato distrital da 1ª divisão de iniciados que aconteceu a única derrota da jornada, mas não é este resultado negativo (1-4 na recepção ao Estarreja) que apaga a boa época que a equipa está a fazer. É certo que os comandados de Pedro Teles somaram o 3º jogo consecutivo sem vencer, mas para isso também tem contribuído muito o infortúnio ao nível das lesões. Este jogo foi paradigmático nesse capítulo, tendo Gonçalo Azevedo, a quem desejamos uma rápida recuperação, terminado o jogo na urgência do hospital.
INFANTIS A: Na última jornada da 1ª fase, destaque para a vitória (3-1) na série H sobre o Mourisquense, resultado que permitiu aos aveirenses terminarem no 3º lugar da prova por troca com o seu adversário de sábado.
No encontro da série G, saldou-se por um empate (3-3) a deslocação ao terreno do Severfintas, curiosamente os mesmos números do jogo da 1ª volta, o que vale por dizer que a formação de Sever do Vouga não se deixou bater esta época pelo Beira-Mar.
INFANTIS B: Já campeão da série F, a nossa equipa registou um empate (3-3) algo surpreendente na deslocação a Eixo, resultado que, no entanto, nada altera relativamente à posição ocupada e que já lhe garantiu a qualificação para a série dos primeiros.
Pelo contrário, na série G, defrontando um adversário que ainda tinha uma possibilidade de alcançar aquele objectivo, o Beira-Mar recebeu e bateu de forma categórica, por 7-2, o Mourisquense, partindo agora para o último jogo com a possibilidade de, em caso de vitória, garantir também nesta série o 1º lugar.
BENJAMINS A: Tendo vencido, sem margem para dúvidas, por 6-0, o Eixense, a nossa equipa terminou a 1ª fase no 2º lugar da série G em igualdade pontual com o Valonguense, que apresenta vantagem nos critérios de desempate. Foi, pois, falhada por muito pouco a qualificação para a série dos primeiros. No fundo, acabou por se "morrer na praia".
No jogo da série H, vitória natural da nossa equipa no terreno do Requeixo. Sem surpresas, 0-2 foi o resultado final.
BENJAMINS B: A jornada trouxe uma dupla vitória para os nossos sub-10 que, tendo vencido por 6-1 o Gafanha, podem ainda, em caso de triunfo na última jornada da série H, alcançar a qualificação para a série dos primeiros como melhor segundo classificado.
No jogo da série G, o Beira-Mar venceu o dérbi aveirense, batendo por um tangencial 1-2 a equipa do Taboeira, que jogava na qualidade de anfitriã.
TRAQUINAS A: Vencendo naturalmente os seus jogos do fim-de-semana (4-1 ao Estarreja na série F e 1-9 na deslocação a Águeda, na série G), os auri-negros garantiram um 3º e um 1º lugar na prova, com o consequente apuramento para a série dos primeiros.

Sem comentários: