domingo, 17 de fevereiro de 2013

JUVENIS A: Penalti e expulsão foram decisivos

SC Beira-Mar, 0 - A Académica C, 1
(0-0, ao intervalo)

A equipa de juvenis do SC Beira-Mar averbou hoje nova derrota na 2ª fase do campeonato nacional, não conseguindo, depois de 3 jogos já disputados, contabilizar ainda qualquer ponto. Os auri-negros ainda aguentaram o nulo na primeira parte, mas uma grande penalidade, no primeiro quarto de hora da etapa complementar, num lance que determinou também a expulsão do guardião Canha, foi fatal para as aspirações dos comandados de Aguinaldo Melo.
Numa manhã muito chuvosa, com o relvado do Mário Duarte a apresentar-se algo pesado, alinharam pelo SC Beira-Mar:
Canha (gr); Bruno Reis, Fábio (cap), Ricardo Pinto e Ricardo Mango (Luís, 56'); Miguel Campos, Tiago Ramalho e Lucas (Nuno Abreu, 63'); Miguel Oliveira (Steven, int), Bruno Ribeiro e Balseiro.
Suplentes não utilizados: Rui Santana, Chico e Hugo Custódio.
A equipa de Coimbra entrou muito forte no jogo e, aos 2', já Canha evitava o golo, com uma grande defesa a remate de fora da área. A ameaça dos "estudantes" era constante nestes primeiros minutos, valendo novamente Canha, com mais duas grandes intervenções (remate e recarga), aos 5', para manter o marcador a zeros.
Os primeiros 10 minutos foram de grande sufoco para os auri-negros, que mostravam muitas dificuldades para manter a posse da bola e viam a Académica ser mais rápida na disputa dos lances e ganhar todos os ressaltos. Passado este ímpeto inicial, os aveirenses foram serenando, mas apenas aos 18' deram o primeiro sinal de perigo. Miguel Oliveira trabalhou bem na direita, cruzou para a área, onde Bruno Ribeiro, depois de uma boa recepção, rematou à meia-volta para uma defesa segura do guarda-redes conimbricense.
Este lance foi o início de uma fase de jogo mais repartido, mas que, até ao intervalo, não permitiu registar mais nenhum lance de vulto.
Na segunda parte, logo aos 45', voltou a ser a Académica a criar a primeira situação de perigo, num cruzamento do lado direito a que o nº 9 correspondeu com um cabeceamento às malhas laterais, ainda que Canha parecesse controlar a trajectória da bola. Pouco depois, aos 48', mais perigo no último reduto aveirense, com o lateral direito a rematar muito perto do poste esquerdo, após uma jogada de insistência que se seguiu à marcação de um canto.
E como naquele anúncio publicitário que fala de uma linha que divide tudo aquilo que possamos imaginar, também os momentos que se seguiram determinaram que o jogo, que poderia cair para um lado, se tivesse decidido para o outro. Com efeito, depois de Bruno Ribeiro, aos 49', ter perdido a mais flagrante oportunidade de golo até então, quando rematou para fora na cara do guarda-redes da Académica, aconteceu, no minuto seguinte, o lance capital do jogo. Num lançamento em profundidade, apareceu a isolar-se o nº 9 da Briosa (lance que deixou algumas dúvidas quanto à posição), não restando a Canha outra solução que não o derrube do adversário para evitar o golo. Grande penalidade, expulsão e 0-1 para a Académica, já que da marca dos 11 metros o "capitão" estudantil não perdoou.
Apesar de passar a jogar em inferioridade numérica, o Beira-Mar reagiu muito bem à adversidade e lutou de igual para igual até ao final do jogo, sem que, contudo, conseguisse ultrapassar a bem organizada equipa adversária. Foram mesmo os "estudantes", aos 61', ainda que num aproveitamento de um erro contrário, que poderiam ter aumentado a vantagem. O ex-auri-negro Jorge, isolado involuntariamente por um passe transviado de Nuno Abreu, errou o alvo à saída de Luís, que defendia as redes aveirenses após a expulsão do seu colega da baliza.
Numa arbitragem globalmente boa do Sr. Hélder Ferreira, da AF Aveiro, a derrota do Beira-Mar acaba por se aceitar, ainda que, com uma pontinha de felicidade, os auri-negros pudessem ter pontuado.

Sem comentários: