domingo, 21 de abril de 2013

JUNIORES A: Final amargo de uma época doce

SC Beira-Mar, 0 - Merelinense FC, 2
(0-1, ao intervalo)

Foi uma tarde de desilusão para os jovens atletas do SC Beira-Mar, que depositavam grandes esperanças em marcar presença na final do campeonato nacional de juniores da 2ª divisão depois de já terem garantido a promoção para a próxima época há 2 jornadas atrás. O resultado do Vizela-Chaves até foi favorável, mas o Merelinense, na última jornada da 2ª fase da prova, "roubou" o sonho à nossa equipa e impôs-se no estádio Mário Duarte por 2 golos sem resposta, quando os auri-negros tinham forçosamente de somar os 3 pontos. Numa época plena de objectivos atingidos, entre os quais figura o regresso à 1ª divisão na temporada 2013/2014, ficou esta sensação de perda no último jogo, que todos têm de relativizar, valorizando mais tudo aquilo que de bom conseguiram para o nosso emblema.
Neste decisivo jogo frente ao Merelinense, e na sequência do que já tinha acontecido em Chaves há uma semana atrás, a nossa equipa voltou a não estar bem, seja pelo desgaste físico de toda uma época fustigada por imensas lesões, seja pela carga psicológica que recaiu sobre todos nestas partidas cruciais. Mesmo assim pertenceu aos auri-negros a primeira grande oportunidade de golo, na sequência de uma boa jogada de combinação na direita, que colocou Nanu na linha a cruzar para uma entrada de Pité, que desviou de cabeça rente ao poste mais distante. Mas esta foi a única situação de golo durante toda a primeira parte, realmente muito pouco para as capacidades já demonstradas pela nossa equipa. O Merelinense, que exercia uma grande pressão sobre o portador da bola, não dava muitos espaços e acabou por chegar ao 0-1 sem ter feito muito por isso, à meia-hora de jogo, num lance atípico de canto directo.
Estes foram, em resumo, os 2 lances dignos de algum registo nos primeiros 45 minutos, jogados sem grandes primores técnicos e quase sempre longe das balizas.
O Beira-Mar tinha de arriscar tudo no segundo tempo, mas com isso passou a expor-se aos contra-ataques dos forasteiros, que podiam ter ampliado logo aos 48', quando o jogador nº 7 se isola e remata para fora.
Agora com a iniciativa assumida do jogo, a grande oportunidade para o Beira-Mar chegar ao empate surgiu aos 57', mas a bola, rematada primeiro por Gui e depois por Pité, não entrou por milagre, sendo salva em cima da linha de golo, com Castor a não ser também feliz numa terceira recarga.
Este lance poderia ter devolvido a esperança aos aveirenses, mas em vez disso demonstrou que a sorte também não estava com eles. Porfiava o Beira-Mar, mas apenas aos 81' o golo voltou a estar iminente, com Xavi a cruzar para Manel desperdiçar à boca da baliza. No minuto seguinte seria Diogo Castor, solto na área, a cabecear por cima um lançamento por alto de Balacó.
O Beira-Mar há muito que merecia o empate, mas seria o Merelinense, já muito perto do fim (89') que elevaria para 0-2, na marcação de um penalti inacreditável (mais um remate à queima-roupa que leva a bola à mão do jogador), que ditou ainda a expulsão de Nanu pelo árbitro da AF Aveiro Sr. Bruno Costa.
Estava traçado o destino e nada mais havia a fazer, senão lembrar a estes mesmos atletas o que de positivo já fizeram. Uma época não pode ser estragada por 2 jogos menos conseguidos.
Naquele que foi o último jogo no campeonato nacional da 2ª divisão (viva a 1ª na próxima época!), o SC Beira-Mar apresentou:
Samuel (gr), Xavi, João Rui (Henrique, 74'), Manel e Gonçalo (André Silva, 61'); Balacó (cap), Nanu, Gui Matos e Diogo Castor; Pité e Marc.
Suplentes não utilizados: Hugo (gr), André Rosa e Bernardo Subtil.

Sem comentários: