sábado, 30 de novembro de 2013

JUNIORES A: Empate com sabor a pouco

FC Paços Ferreira, 1 - SC Beira-Mar, 1
(0-0, ao intervalo)

A equipa de juniores do SC Beira-Mar saiu esta tarde de Paços de Ferreira com um ponto na bagagem, mas a par desta boa notícia trouxe também um ligeiro amargo de boca por mais uma vantagem perdida na ponta final de um jogo que lhe poderia ter conferido uma vitória, que fez por merecer.
Numa tarde fria de Outono, o técnico António Luís apresentou:
Hugo (gr); Bruno Reis, Fábio, Miguel Campos e Rúben Marques (Bruno Lopes, 73'); André Silva, Bernardo Subtil (André Rosa, 90+3') e Pedro Aparício; Lucas (Bento Cortesão, 84'), Diogo Castor e Filipe Melo.
Suplentes não utilizados: João Paulo e Gui Ramos.
O primeiro tempo desenrolou-se sem que nenhuma das equipas tivesse evidenciado superioridade sobre a outra, pelo que o equilíbrio foi a nota dominante. Contudo, ainda que a iniciativa do jogo tivesse pertencido mais aos anfitriões, foram os aveirenses que mais e melhores situações de perigo criaram durante estes primeiros 45 minutos.
Bernardo Subtil, aos 15' e Pedro Aparício, aos 23', ensaiaram remates cheios de intenção e que erraram o alvo por muito pouco. Pouco depois, aos 25', na sequência de uma transição rápida e de uma boa combinação de Diogo Castor com Pedro Aparício, o "capitão" auri-negro rematou em posição frontal, sem oposição, mas voltou a não acertar com a baliza.
O Paços de Ferreira apenas aos 30' fez o seu primeiro remate com algum perigo, porque foi executado da zona da meia-lua, mas a bola saiu à figura de Hugo. Pertenceria, no entanto e uma vez mais, ao Beira-Mar a mais flagrante oportunidade de golo até então, quando, aos 39' e após um ressalto de bola, Filipe Melo ficou na cara do guardião Marco, que ofereceu o corpo ao remate do seu adversário e evitou o pior para a sua equipa.
Já perto do intervalo, aos 42', numa fase do jogo em que já se sentia que o nulo era mais penalizador para a formação auri-negra, o Paços de Ferreira ganhou um livre perto da área aveirense e em posição frontal, tendo o remate de Fred feito a bola embater na barra da baliza de Hugo. Mas ainda antes que o árbitro mandasse recolher as equipas aos balneários, aos 44', o Beira-Mar construiu mais uma jogada que deu mesmo a sensação de golo, mas o remate forte de Castor, desferido dentro da área depois de uma solicitação da esquerda de Filipe Melo, que cruzou rasteiro, apenas tirou tinta ao poste pelo lado de fora. Terminava assim uma primeira parte em que os comandados de António Luís estiveram muito bem e mereciam mesmo a vantagem neste período de jogo.
O segundo tempo mostrou uma tendência ligeiramente diferente da etapa inicial, com o Beira-Mar a entrar por cima e a obrigar o Paços de Ferreira a jogar em contra-ataque. Pertenceu aos pacenses, contudo, a primeira situação de perigo, quando, aos 47', o endiabrado Barnes combinou com um colega e surgiu na cara de Hugo que lhe dificultou a finalização, acabando o lance por perder-se.
Em termos de ocasiões de golo, o Beira-Mar responderia aos 54', na sequência de um pontapé de canto, com Miguel Campos a fazer um pontapé de ressaca que o guardião da casa desviou para a barra, acabando a bola por sair por cima. Na jogada seguinte, Diogo Castor solicitou a entrada de Pedro Aparício na zona frontal, mas o remate do "10" aveirense não levou direcção, perdendo-se mais uma boa ocasião para sair na frente do marcador.
Com o Beira-Mar entusiasmado na procura do golo, o jogo "partiu-se" e os espaços passaram a surgir mais para as investidas pacenses. Foi assim que Hugo, aos 66', teve de se aplicar para evitar que Rodrigo facturasse, quando lhe surgiu pela frente após jogada de insistência. Passados dois minutos, o perigo voltou a rondar a baliza beiramarense, com Bruno Reis a cortar para o poste um passe atrasado para a boca da baliza de Barnes, após boa jogada individual pela esquerda.
Nesta altura do jogo, com ambas as equipas na procura dos 3 pontos, respondeu o Beira-Mar, aos 71', com mais uma soberana oportunidade para chegar ao golo. Valeu Marco, que defendeu superiormente o cabeceamento de Filipe Melo, efectuado ao segundo poste, na sequência de uma solicitação teleguiada de Pedro Aparício.
E, aos 75', finalmente o golo, que, diga-se, colocou alguma justiça no marcador. Diogo Castor, com um remate cruzado, de pé esquerdo, num lance de 1 contra 1, bateu Marco sem remissão e colocou a sua equipa em vantagem.
Porém, não duraria muito este 0-1, uma vez que o Paços chegaria ao empate 5 minutos depois, num lance em que Fred cruzou bem da direita para uma finalização de cabeça do recém-entrado Barbosa que definiu o 1-1 final.
Os 10 minutos finais foram de algum ascendente pacense, mas seria o Beira-Mar, aos 83', num lance de contra-ataque em superioridade numérica (3 contra 1), que dispôs da mais flagrante ocasião para desfazer a igualdade, que é capaz de não ter deixado ninguém muito satisfeito.
A arbitragem do açoriano Hugo Teixeira, da AF Angra do Heroísmo, que esteve bem na maior parte do tempo, poderá ter ficado manchada por uma grande penalidade cometida sobre Filipe Melo e que ficou por assinalar, e ainda por um critério desigual no capítulo disciplinar e em que os aveirenses terão algumas razões de queixa.

Sem comentários: