sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Agenda do fim-de-semana: Juvenis jogam cartada decisiva em Coimbra

Com a equipa de iniciados a regressar apenas à competição em Janeiro do próximo 2014, serão apenas juniores e juvenis a fazerem as honras nos campeonatos nacionais dos respectivos escalões. A formação orientada por Zé Maria Almeida, depois do desaire caseiro frente ao Académico de Viseu na última jornada, joga mesmo um decisivo trunfo na deslocação a Coimbra, diante de uma Académica que disputa, a par dos auri-negros, a segunda vaga de apuramento para a 2ª fase (série de apuramento do campeão). Com  4 jogos para disputar e 6 pontos de atraso para o seu adversário, aos aveirenses apenas a vitória interesse, pois qualquer dos outros resultados possíveis hipotecará, praticamente ou mesmo em definitivo, as suas pretensões.
Também os juniores têm uma saída difícil, ao terreno do Leixões, que segue a meio da tabela mas com um atraso de apenas 3 pontos para os lugares que dão acesso, na 2ª fase, a disputar a série de apuramento do campeão nacional. A turma de António Luís está num bom momento, não perde há três jornadas consecutivas e nós temos muita esperança num bom resultado em Matosinhos.
Nos campeonatos distritais da variante de 11, destaque para o dérbi Beira-Mar-Taboeira, no escalão de iniciados, partida em que os auri-negros partem como favoritos, pelo facto de jogarem no seu terreno e, fundamentalmente, pela carreira que ambas as formações fizeram até aqui (Beira-Mar é 4º com 22 pontos e Taboeira é 9º, penúltimo, com apenas 6). Mas, nestes jogos, estas estatísticas valem muito pouco, pelo que não se pode contar com facilidades.
Na variante de 7, das 3 equipas que seguem na liderança e invictas nas respectivas competições, são os benjamins B que terão a tarefa aparentemente mais complicada. Com efeito, os nossos sub-10 deslocam-se a Fermentelos, precisamente o vice-líder da série G, com 6 pontos de atraso para os aveirenses e que vendeu cara a derrota na partida da primeira volta. Aconteça o que acontecer, a liderança será sempre auri-negra, mas quem venceu 9 jogos consecutivos também pode ganhar 10!
No polo oposto, em termos de dificuldades teóricas, estão os infantis A, na série C do grupo 1, que podem terminar a primeira volta do campeonato com 9 vitórias em 9 jogos. Basta para tanto que vençam na recepção ao Estrela Azul, adversário que segue na penúltima posição da tabela classificativa e parece não ter argumentos para contrariar o favoritismo da formação orientada por Daniel Santos.
Igualmente favoritos mas previsivelmente com tarefa mais apertada, partem os infantis B para Avanca, adversário que golearam na partida da primeira volta, por 12-2, mas que terá agora a seu favor o factor-casa e a motivação de procurar "roubar" os primeiros pontos ao Beira-Mar, líder destacado da série F, com vitórias em todos os jogos disputados.
Os benjamins A, saídos de uma inesperada derrota em Avanca na última jornada, têm uma tarefa difícil para poder comemorar o regresso aos triunfos. Na verdade, apesar de jogar em São Bernardo, a formação sub-11 defronta o Alba, segundo classificado da série G, que luta ainda pela qualificação para a série dos primeiros. Difícil mas não impossível!
Igualmente complicado será o compromisso dos traquinas A, que medem forças igualmente com o vice-comandante da sua série, o Valonguense, que para além de melhor classificado terá ainda o terreno a seu favor. Um bom desafio e teste para os jovens auri-negros, que na partida da primeira volta perderam apenas tangencialmente.
Segue o quadro completo dos jogos do fim-de-semana:

Sem comentários: