domingo, 25 de maio de 2014

INICIADOS B: Uma vitória muito importante

SC Beira-Mar, 3 - ADCR Oiã, 1
(3-1, ao intervalo)

Em jogo a contar para o campeonato distrital de iniciados da 1ª divisão, Série dos Últimos, a equipa do Beira-Mar bateu a sua congénere de Oiã, por 3-1, e deu um passo em frente rumo à desejada e perseguida permanência no escalão maior da AF Aveiro. A vitória dos auri-negros é perfeitamente justa, tal a superioridade evidenciada ao longo de todo o encontro.
Numa partida que colocava em confronto os segundo e terceiro classificados, os técnicos aveirenses Pedro e João Teles apresentaram, no Estádio Mário Duarte, os seguintes elementos:
Ricardo (gr); Dani, Arsénio Balseiro, Stefan (Pires, int) e Robim (Jorge, int); João Claro (cap), Rui Pedro (Carlos Jorge, int) e David; Leira (Rui Jorge, 62'), Luís Carlos (Danilo Costa, 45') e João Bernardo.
Suplentes não utilizados: Marcelo (gr) e Paiva.
A formação auri-negra entrou decidida a resolver depressa a contenda e logo no primeiro minuto, na sequência da marcação de um canto, Luís Carlos esteve perto do golo, mas a "cerimónia" na hora da decisão não o permitiu. O 1-0, no entanto, não tardaria muito, já que João Bernardo, aos 4', com um remate forte e colocado, desferido à entrada da área, adiantou a sua equipa.
A diferença de valores era evidente, a intensidade imposta ao jogo também e praticamente só dava Beira-Mar. O segundo golo esteve iminente aos 15', na sequência da marcação de um livre lateral, tendo Luís Carlos, com um golpe de cabeça, proporcionado uma defesa apertada ao guarda-redes bairradino. O guardião forasteiro não fez mais do que adiar, por apenas um minuto, o 2-0 para os da casa. Foi seu autor Rui Pedro, após combinação com Leira e um excelente trabalho individual.
A forma como o jogo decorria fazia prever uma vitória folgada para os aveirenses, que dominavam a seu bel-prazer e iam criando oportunidades atrás de oportunidades. Foi assim aos 21', com o cabeceamento de Luís Carlos, à boca da baliza, após trabalho de João Bernardo, a sair por cima, e aos 25', quando os papéis se inverteram e Luís Carlos proporcionou uma finalização a João Bernardo que o guardião de Oiã defendeu por instinto para canto. Na sequência do mesmo, Rui Pedro teve também na cabeça nova ocasião para "matar" o jogo, mas a direcção não foi a melhor.
Contra todas as expectativas, e numa rara jogada de contra-ataque, o Oiã, aos 31', viria a relançar a partida, reduzindo para 2-1 através do "capitão" e jogador nº 7, que rematou cruzado da direita e fez a bola bater no poste mais distante antes de se anichar nas redes do esforçado Ricardo.
Este era um resultado que em nada espelhava aquilo a que se assistia no relvado e os auri-negros só não regressaram às cabinas com um maior sabor a injustiça porque, já em tempo de compensação, Rui Pedro bisou num remate desferido dentro da área, após um lançamento longo de linha lateral, uma especialidade de João Bernardo, que originou um  mais tranquilo 3-1.
No segundo tempo, com as muitas alterações efectuadas, a partida não foi tão bem jogada, os motivos de interesse foram menores, mas a supremacia auri-negra nunca esteve em causa. De toda a etapa complementar, em termos de situações mais perigosas junto das balizas, apenas duas notas a registar. A primeira foi mesmo para o Oiã, aos 42', quando o nº 17 bairradino proporcionou uma boa defesa a Ricardo. Os aveirenses responderam aos 56', com David a falhar de cabeça à boca da baliza um cruzamento de Leira.
A arbitragem esteve num bom nível, e para além da justiça e da importância da vitória do Beira-Mar, apenas registamos a saída por lesão, já perto do final, do "capitão" da formação de Oiã, talvez o seu mais valioso elemento, a quem desejamos uma rápida e completa recuperação.

Sem comentários: