terça-feira, 6 de maio de 2014

JUNIORES A: Auri-negros estiveram mais perto do triunfo

SC Beira-Mar, 1 - A Académica C, 1
(1-1, ao intervalo)

A equipa de juniores do SC Beira-Mar despediu-se da época 2013/2014, em jogos diante do seu público, com um empate a um golo frente à Académica de Coimbra, resultado que se pode aceitar devido à toada de equilíbrio com que a partida decorreu na maior parte do tempo. No entanto, a haver um vencedor, os 3 pontos deveriam ter caído para a formação orientada por António Luís, pois foi aquela que criou as mais flagrantes oportunidades de golo.
Os aveirenses apresentaram-se com:
João Paulo (gr); Bruno Reis (Lane, 86'), Gui Ramos, Miguel Campos e Filipe Melo; Tiago Ramalho, André Silva e Pedro Aparício; Bento Cortesão (João Neves, 57'), Diogo Castor e Bruno Filipe (Lucas, 77').
Suplentes não utilizados: Hugo (gr), Fábio, Bernardo Subtil e André Santos.
Com as suas posições já definidas em termos de tabela classificativa, as duas equipas, apesar disso, encararam o jogo com toda a seriedade, mostrando sempre empenho e vontade de vencer. Ainda decorriam os minutos iniciais, sem que qualquer tendência tivesse sido manifestada, quando a Académica se adiantou no marcador. Estavam decorridos 3' de jogo e o 0-1 resultou de um espectacular remate de fora da área de Amândio, que levou a força e a colocação suficientes para não dar a mínima possibilidade de defesa a João Paulo.
Este golo animou os estudantes, que, aos 6', estiveram muito perto do segundo, por intermédio de Paredes, diferença que seria de todo injusta para a entrada inicial das duas equipas. Aliás, o equilíbrio, que era a nota dominante, seria também reposto no marcador à passagem dos 11', na sequência de um contra-ataque pelo lado direito conduzido por Diogo Castor, que serviu rasteiro, ao segundo poste, a entrada de Bruno Filipe, que fez, à segunda, um golo fácil.
A toada era, como quase sempre se veria durante o encontro, de parada e resposta, e, aos 15', voltam a ser os conimbricenses a dispor de mais um lance de perigo, valendo a intervenção de João Paulo para evitar males maiores, resultantes de um quase auto-golo de Tiago Ramalho, que procurava desfazer um cruzamento da esquerda.
A partir daqui, e apesar das iniciativas de ataque continuarem divididas, foi o Beira-Mar que sempre se mostrou mais perigoso e, até ao descanso, dispôs de duas grandes oportunidades para se adiantar no marcador. Aos 33', numa grande iniciativa de Pedro Aparício, que rompeu pelo meio, o "capitão" aveirense entrou isolado na área e ficou na cara de Miguel Rodrigues, que lhe negou o golo com uma defesa, com André Silva a não aproveitar a recarga e a rematar por cima do travessão sem ninguém entre os postes. Aos 39', na sequência da marcação de um canto, é Bento Cortesão que vê o seu cabeceamento passar muito perto do poste.
No segundo tempo o jogo baixou de intensidade, mas foi ainda o Beira-Mar a entrar do mesmo modo como tinha acabado o primeiro tempo, isto é, a criar muito perigo para o último reduto visitante. Exemplo disso foi uma grande jogada de envolvimento, ocorrida logo aos 47', com a bola a ser trocada desde a defesa até ao cruzamento da esquerda de Bruno Filipe, que culminou com um remate de primeira de Diogo Castor que passou ao lado e que teria dado um golo de bandeira. O mesmo jogador, aos 70', lançado por uma reposição de João Paulo, foge ao seu adversário, mas falha, na cara de Miguel, mais uma boa oportunidade.
A equipa de Coimbra responderia a estes lances também com duas boas ocasiões para desfazer a igualdade, ambas por intermédio de Paredes. Na primeira, aos 73', o número 9 de Coimbra não soube aproveitar uma bola largada pelo guardião aveirense e falhou de baliza aberta, para, aos 78', isolado pelo seu guarda-redes, falhar na cara de João Paulo.
Por fim, fica na retina a última perdida do jogo, pertencente aos auri-negros e que ocorreu em cima do minuto 90, com Pedro Aparício, dentro da área e livre de oposição, a falhar o remate e a atirar fraco, à figura de Miguel Rodrigues, uma bola que lhe tinha sido endossada da esquerda por Filipe Melo. A vitória cairia como uma luva!
A arbitragem do Sr. Rui Oliveira, da AF Porto, foi de fraco nível, complicando aquilo que as equipas tornaram fácil durante os 90 minutos.

Sem comentários: