sábado, 23 de maio de 2009

ESCOLAS B1: Vitória robusta (e vão 4...)!

SC Beira-Mar, 9 - SM Murtoense, 0
(7-0, ao intervalo)
O jogo, em teoria, não deveria causar surpresas, mas como o futebol prega, muitas vezes, partidas inesperadas, era necessário aguardar o final para se confirmar o que realmente veio a acontecer. A vitória clara da equipa das escolas B1 (atletas nascidos em 2000) sobre o último classificado da série, somando, deste modo, a 4ª vitória consecutiva na prova e ascendendo ao 3º lugar da classificação, em igualdade pontual com o Válega, nosso próximo adversário.
Para o jogo disputado ao final desta manhã, a equipa orientada, mais uma vez, pelo substituto de Ana Jorge (João Paulo), entrou de início com:
Álvaro (GR); Vieira, Diogo Silva e Miguel; João Figueira, Afonso (cap.) e Fábio.
Jogaram ainda na 1ª parte: Diogo Sousa, João Morais, Gustavo Cardoso e Luís Pita.
A história da 1ª parte é quase a história dos golos (sete) do SC Beira-Mar e de mais algumas oportunidades perdidas pelos nossos jogadores, contra um adversário que lutou com as armas que tinha, mas que raramente incomodou as redes de Álvaro.
Logo no 1º minuto, 1-0. Fábio abre o marcador com um remate em balão que apanha o guarda-redes da Murtosa adiantado.
No minuto seguinte é Figueira que falha à boca da baliza a concretização de mais um golo, não dando o melhor seguimento a uma boa jogada da equipa, começada em Afonso e que Miguel continuou com um cruzamento perigoso da esquerda.
Aos 6', 2-0, Fábio a bisar. Livre frontal, em cima da meia-lua, marcado contra a barreira por Afonso e a bola a ressaltar para a recarga vitoriosa do avançado auri-negro.
Mais golos aos 11' e 12'. O 3-0 por Miguel, através de um remate da esquerda a finalizar jogada individual. O 4-0 por Afonso, num remate de longe e com o jovem guardião do Murtoense a deixar escapar a bola para a baliza.
A este domínio avassalador dos aveirenses respondia, como podia, a simpática equipa da Murtosa. E como quem porfia sempre alcança (ou quase...), aos 14', o árbitro brindou a equipa da "outra banda" da ria com uma grande penalidade, a castigar pretensa mão na bola de um dos nossos jogadores. Chamado à marcação, o guarda-redes (!!!) do Murtoense atirou para uma defesa fácil de Álvaro. Gorava-se, assim, a hipótese do tento de honra que os rapazes da Murtosa fizeram por merecer.
Até ao intervalo, destaque para um remate, aos 18', de Morais desviado para a barra pelo guardião contrário e para os três golos restantes do Beira-Mar. Aos 19' Vieira faz o 5-0 com um pontapé do "meio-da-rua". Grande golo! Aos 21' é Diogo Sousa que eleva para 6-0 com alguma colaboração da defesa contrária e, aos 24', Cardoso, com um remate de fora da área, faz o 7-0 e fecha a contagem da 1ª parte.
Após o intervalo a nossa equipa regressou com:
Álvaro (GR); Gustavo Cardoso, Diogo Silva e Luís Pita; Miguel Ângelo, Fábio e Diogo Sousa.
Participaram também: João Figueira e João Morais.
Neste 2º tempo João Paulo rodou um "sete" com jogadores que têm sido menos utilizados ao longo do campeonato. Sem nunca estar em causa o domínio e a superioridade da nossa equipa, o poder de finalização não era o mesmo e daí que a produção de golos não tenha estado ao nível da 1ª parte.
Ainda assim contam-se imensas oportunidades de marcar para a nossa equipa. Aos 3', Luís Pita atira ao lado uma bola largada pelo guarda-redes adversário. Aos 6' é Diogo Sousa que, após boa jogada de entendimento com Fábio, falha excelente ocasião. O mesmo Diogo Sousa vê, pouco depois, um remate seu ser devolvido pela barra, com a bola a ser salva em cima da linha de golo.
Até que aos 13', finalmente, o marcador funcionou nesta 2ª parte. Curiosamente tratou-se de uma jogada de contra-ataque da nossa equipa (coisa rara), com Miguel Ângelo a finalizar o 8-0, após cruzamento de Diogo Sousa, na direita.
O 9-0 surgiu aos 18', por Diogo Sousa, que finalizou da melhor maneira uma jogada individual.
Até final, referência para uma oportunidade dos meninos da Murtosa, aos 19', com o nº9, por duas vezes na mesma jogada, a não conseguir desfeitear o guardião Álvaro. Pela correcção, simpatia, entrega ao jogo e desportivismo demonstrados, o SM Murtoense e os seus jovens jogadores bem mereciam este tento de honra. O futebol é feito de vencedores e de vencidos. Ambos devem ser dignos um do outro. E hoje foram!
À parte o lance do penalty, a arbitragem esteve bem, num jogo sem problemas.

Sem comentários: