sábado, 30 de maio de 2009

INFANTIS A: Poder e não querer (para depois... querer e não poder!)

SC Beira-Mar, 2 - Fiães SC, 4
(0-3, ao intervalo)
Foi um jogo com duas partes bem distintas aquele a que se assistiu esta manhã, no Campo de S.Bernardo, entre as equipas do SC Beira-Mar e do Fiães SC, 4º e 7º classificados, à partida, no campeonato, com dez pontos de vantagem para os aveirenses. Bem se pode dizer que a equipa auri-negra deu 30' e três golos de avanço ao seu adversário (numa primeira parte em que a atitude foi de muita passividade face a um adversário muito mais "guerreiro"), para compensar num 2º período em que procurou remar contra a desvantagem, mostrou ser superior ao seu opositor, mas onde o melhor que conseguiu foi atenuar a diferença no marcador.
João Amaral fez entrar de início:
Leo (GR); Bruno, Fábio (cap.) e Jorge; Sousa, Pedro e Sérgio.
Jogaram ainda: Luís e Gonçalo,
Logo aos 2', quando ainda nenhuma das equipas tinha feito algo para o merecer, o Fiães adiantou-se no marcador por intermédio de Ricardo (nº7) que, oportuno na cara de Leo, deu o melhor seguimento a um cruzamento da esquerda do perigoso Tavares (nº20) e fez o 0-1. Esta desvantagem, logo a abrir, intranquilizou os nossos jogadores, que, no entanto, procuraram reagir e conquistaram mesmo alguns pontapés de canto, sem consequências para a baliza contrária. Com a vantagem no placard, o Fiães começou a explorar o adiantamento, alguma lentidão e permissividade dos nossos jogadores e, em jogadas de contra-ataque, poderia até ter dilatado o marcador. Aos 10', tem mesmo uma grande oportunidade por intermédio de Castro (nº99), que se consegue esgueirar pela esquerda e atirar para uma boa defesa de Leo, que saíra a fechar o ângulo de remate.
O primeiro sinal de algum perigo para a baliza do Fiães foi dado aos 11', na sequência de um dos muitos cantos conquistados pelos aveirenses. Numa jogada de "laboratório" e após duas simulações de remate, apareceu Jorge em boa posição, mas o remate, apesar de forte, saiu muito por cima. No minuto seguinte, novamente na sequência de um "corner", é Fábio que remata de cabeça para defesa apertada do guardião do Fiães.
Um golo nesta altura poderia ter mudado o rumo dos acontecimentos e, na cabeça dos nossos jovens jogadores, pode ter passado a ideia que isso seria uma questão de tempo, de deixar andar o relógio. Só assim se compreende alguma displicência com que se encaravam os lances, contrastando com a atitude dos rapazes de Fiães, que disputavam cada um deles como se fosse o último do jogo. E, aos 14', elevam para 0-2, num golo que surgiu do nada. Pedro, ainda no meio-campo do Fiães atrasa (!) a bola para Leo e o nosso guardião, procurando sair a jogar com um seu colega, coloca a bola nos pés de um adversário (Tavares, nº20), que não teve dificuldade em fazer o golo.
Tal como aconteceu quando sofreu o 1º golo, houve tentativa de reacção do Beira-Mar mas sem resultados. De destacar uma boa jogada de entendimento entre Jorge (o mais inconformado) e Pedro, com o primeiro a surgir na frente do guarda-redes mas a desperdiçar a oportunidade.
Para que as coisas ainda ficassem mais difíceis, aos 25', após um remate de muito longe que Leo defendeu com dificuldade para a frente, João Pedro (nº27) faz sem oposição a recarga e eleva para 0-3.
Chegava o intervalo com uma vantagem para os forasteiros que, com números talvez exagerados, era inteiramente justa. Como se haveria de ver na 2ª parte, os nossos jogadores poderiam ter feito muito melhor mas, aparentemente, não quiseram...
Para o 2º tempo alinharam:
Leo; Yusuf, Fábio e Sérgio; Luís, Pedro e Jorge.
Participaram também: Vieira, Rui e Sousa.
Os segundos 30' deste jogo mostraram um Beira-Mar muito mais determinado, uma equipa que mostrou a razão da diferença existente na tabela classificativa, simplesmente a desvantagem era já muito grande e o tempo corria a favor do Fiães. Foi uma 2ª parte em que os nossos jogadores quiseram (ganhar) mas não puderam, porque o tempo, a falta de alguma sorte e o adversário não deixaram.
A nossa equipa entrou forte e, logo no 1º minuto, na sequência de um pontapé de canto, surgiu a primeira oportunidade de golo. Foi uma fase em que o Beira-Mar se mostrou muito rematador (aos 3', Jorge, de longe, atira por cima; aos 4', Fábio; aos 6', novamente Jorge, remata cruzado com muito perigo; aos 10', defesa de recurso a remate forte de Pedro; aos 11', novamente Pedro, ao lado), mas com um baixo índice de eficácia.
Hoje não era o dia dos pupilos de João Amaral. Contra a corrente do jogo, num lance infeliz de Leo, aos 16', Vítor Pontes (nº8) faz o 0-4. Era castigo a mais.
Valeu a perseverança dos nossos rapazes, que neste 2º tempo mostraram atitude de campeões. A demonstrá-lo, o lance de raça de Jorge (grande jogo e grande atitude), aos 19', roubando uma bola ao guarda-redes do Fiães e, de ângulo muito difícil mas com uma excelente execução, reduz para 1-4. Era um golo que o jogador e a equipa já mereciam há muito. A equipa ainda acreditou, Pedro aos 21', leva perigo com um remate de pé esquerdo para defesa segura do nº1 do Fiães. E aos 22', Rui consegue mesmo o 2º golo dos aveirenses. Foi um golo de magnífica execução técnica, fazendo um 1º "chapéu" a um defesa e um 2º ao guarda-redes, para finalizar de cabeça para a baliza deserta. O tempo já era escasso mas o 2-4 dava já maior alento. A ansiedade, o cansaço (muito calor nesta manhã, a cheirar a Verão) e a falta de tempo, não deram, no entanto, para mais. Ficou uma cabeçada perigosa de Fábio, aos 25', como o último lance digno de uma oportunidade de golo.
Com este resultado, a classificação final da nossa equipa está traçada. Já não podemos chegar ao 3º lugar, nem ser ultrapassados no 4º. Foi uma boa época, apesar deste período irregular, na 2ª volta, da 2ª fase da prova.
O árbitro teve um trabalho sem problemas, não complicou e mostrou até algumas preocupações de ordem pedagógica. É também a sua missão.

Sem comentários: