sábado, 16 de maio de 2009

O PAPEL DA PSICOLOGIA NA ACADEMIA DE FUTEBOL




Para iniciar a participação da Psicologia neste blog, parece-me importante esclarecer a todos os interessados a importância que a Psicologia tem numa Academia de Futebol.

O ser humano desenvolve-se física e mentalmente, e ao contrário do que a nossa sociedade genericamente pensa, o bem-estar psicológico é tão importante quanto o físico para se atingir o equilíbrio e alcançar bons resultados.

O Psicólogo é o preparador mental dos atletas e dos técnicos; ajuda os intervenientes da Academia a controlar o maior número de variáveis possível para que as decisões tomadas sejam as mais ponderadas e adequadas!
Enquanto o treinador se preocupa com a técnica e táctica de jogo, o Psicólogo preocupa-se com o bom desempenho dos atletas durante as jogadas; trabalha os níveis de empenho, concentração, motivação, etc; promove o espírito de equipa essencial num desporto colectivo.

É esta multidisciplinaridade que permite aos nossos meninos crescerem como atletas e nas suas relações interpessoais, bem como promover o desenvolvimento de futuros adultos equilibrados e preparados para enfrentar uma sociedade minada pela competição.
Patrícia Fonseca

Nota: A Direcção da Academia de Futebol do S.C.Beira Mar, agradece a colaboração da Drª Patrícia neste blog. A aceitação do N/ convite para colaborar com as suas competências só vem ajudar e engrandecer a função do N/ blog.: divulgar as notícias das N/ equipas, debater ideias, mas também contribuir para a formação e compreensão da problemática do futebol formação. Os n/ agradecimentos. Esperamos pelos artigos que virão a seguir.

1 comentário:

Anónimo disse...

Bom trabalho António Luis
Um abraço
Paulo Boia