quarta-feira, 20 de maio de 2009

O papel da Psicologia na academia de futebol

Pela sua importância, resolvemos voltar a publicar este artigo da autoria da Dr. Patrícia.

Para iniciar a participação da Psicologia neste blog, parece-me importante esclarecer a todos os interessados a importância que a Psicologia tem numa academia de futebol.

O ser humano desenvolve-se física e mentalmente, e ao contrário do que a nossa sociedade genericamente pensa, o bem-estar psicológico é tão importante quanto o físico para se atingir o equilíbrio e alcançar bons resultados.

O Psicólogo é o preparador mental dos atletas e dos técnicos; ajuda os intervenientes da academia a controlar o maior número de variáveis possível para que as decisões tomadas sejam as mais ponderadas e adequadas!

Enquanto o treinador se preocupa com a técnica e táctica de jogo, o Psicólogo preocupa-se com o bom desempenho dos atletas durante as jogadas; trabalha os níveis de empenho, concentração, motivação, etc; promove o espírito de equipa essencial num desporto colectivo. É esta multidisciplinaridade que permite aos nossos meninos crescerem como atletas e nas suas relações interpessoais, bem como promover o desenvolvimento de futuros adultos equilibrados e preparados para enfrentar uma sociedade minada pela competição.

Patrícia Fonseca

1 comentário:

Anónimo disse...

É por este caminho que o futebol de formação tem que dar os primeiros passos, não só para os atletas mas também para os pais.
É um caminho longo e tem que ser bem acompanhado e temos que dar muito valor a quem tem disposição para esta tarefa.
Paulo Boia