sexta-feira, 22 de maio de 2009

Academia: que futuro?

O texto que se segue foi extraído, na íntegra, do Jornal Oficial "BEIRA-MAR", distribuído como suplemento à edição de hoje do "Diário de Aveiro" e é da autoria de Nuno Barata, vice-presidente da Comissão Administrativa do SC Beira-Mar e Director da Academia de Futebol.

Torna-se bastante difícil escrever sobre a Academia de Futebol na situação actual do SC Beira-Mar. As dificuldades são muitas e o futuro incerto... Mas a vontade e o querer de todos os que trabalham com e para o clube, dos atletas aos membros da CA, passando pelos pais e encarregados de educação, sem esquecer o conjunto de funcionários e colaboradores, quase anónimos, levam-nos a acreditar que mais uma vez iremos dar a volta por cima das dificuldades e que também a Academia do SC Beira-Mar terá condições para iniciar nova época com um sorriso.
O PASSADO: Foi difícil o arranque da época, sem campos de futebol nem patrocínios. Começámos do zero e só com a vontade e a disponibilidade da equipa dirigente, formada com um enorme esforço e em tempo recorde, se conseguiu contactar treinadores, preparar as equipas, o conjunto de atletas, directores, campo para jogos e treinos, recursos desportivos vários. Para que tudo isto fosse possível, contámos com o empenho e o enorme esforço dos pais e encarregados de educação, que foram inexcedíveis no acompanhamento das equipas e na superação das faltas de recursos e até de organização que existia. Uma palavra de simpatia e agradecimento para o grupo de treinadores que, de uma forma colaborante e dedicada, souberam compreender as dificuldades do clube e da Academia e sempre se mantiveram e mantêm connosco. Nada estava preparado para esta época e tudo se compôs. Foi obra!... e muito motivante o esforço colectivo desenvolvido.
O PRESENTE: A época actual foi preparada com base em práticas e estilos de anos passados. Aproveitaram-se as práticas positivas e tentou-se emendar alguns aspectos menos conseguidos. Apesar das dificuldades e desencontros, que se foram ajustando com o decorrer do tempo, a época tem-se revelado um sucesso desportivo. Estando quase no fim, temos já a certeza de termos contribuído positivamente para a melhoria do desempenho desportivo dos nossos atletas e da sua formação humana e social.
O FUTURO: Mas agora sabemos que não chega. Pensar ano a ano é “pensar do mesmo”, é não evoluir, é desistir de ser AMBICIOSO. Pensemos GRANDE, sem medos e com confiança.
A Academia de Futebol do SCBM só pode desenvolver a sua Missão, formar "craques" que possam aspirar a ser a base da nossa equipa sénior, com uma POLÍTICA DE FORMAÇÃO ambiciosa e com uma VISÃO futurista que vá para além da gestão de cada época. Sem estas definições e clarificações, não se pode estruturar o presente para garantir o futuro, pois o FUTURO É DOS AMBICIOSOS E INOVADORES. O futebol de formação não pode nem deve ser um problema. A Academia de Futebol do S C Beira Mar tem de ser a solução para as dificuldades do nosso clube, enquanto clube com futebol profissional. Teremos de ter uma cultura de clube que fidelize os seus atletas de formação, que seja capaz de FORMAR JOGADORES DE QUALIDADE, para garantir O FUTURO e a felicidade dos sócios, simpatizantes e aveirenses em geral. Que ultrapasse as fronteiras do distrito e seja uma referência nacional.
É possível. Basta pôr as cabeças a pensar…

Nuno Barata

Sem comentários: