sábado, 23 de maio de 2009

INFANTIS B: Feirense justificou vitória

SC Beira-Mar, 1 - CD Feirense, 2
(0-0, ao intervalo)
Numa partida que já se previa muito difícil, a equipa de infantis B do SC Beira-Mar foi batida, esta manhã, por duas bolas a uma, no confronto com o CD Feirense. O nosso adversário dominou toda a 1ª parte, que foi quase de sentido único e, tendo-se visto em desvantagem logo no recomeço do jogo, acabou por dar a volta ao marcador e justificar, através de um futebol vistoso mas prático, a vitória no jogo.
A equipa apresentou-se inicialmente com:
Diogo (GR); Nuno (cap.), Neves e Bruno; Manu, J.Gonçalo e Luís Miguel.
Jogaram ainda na 1ª parte: Miguel e Moitalta.
O CD Feirense foi a equipa que melhor entrou no jogo e logo no 1º minuto conquistou um canto do qual resultou uma ocasião de golo, com uma entrada de rompante do capitão feirense, no coração da área, a atirar a bola rente à barra. Nos primeiros 10' de jogo estavam contabilizados 5 cantos a favor dos forasteiros, três remates perigosos à nossa baliza (2', 6' e 9') e a bola quase sempre a ser jogada no nosso meio-campo e nas proximidades da nossa área.
Esta pressão só a espaços era contrariada pelos auri-negros, tendo o primeiro sinal sido dado, apenas, aos 10', com uma jogada de entendimento entre Nuno e J. Gonçalo que provocou algum perigo. E aos 14' até poderíamos ter inaugurado o marcador, quando, após lançamento de Manu, J.Gonçalo, ainda que com oposição, remata para defesa do guardião contrário.
O melhor futebol, contudo, era do CD Feirense, que dominava a posse de bola, mantinha-a quase sempre longe da sua baliza e punha, frequentemente, as redes de Diogo em sobressalto. Deram nas vistas, nesta primeira parte, o já citado "capitão" (nº5, que teve nova oportunidade aos 23', num remate de cabeça após a marcação de um canto), o avançado nº10 (poderia ter marcado aos 16' após uma jogada em que a recepção, a preparação do remate, a intenção de finalizar, foram perfeitas, falhando a execução por muito pouco) e o nº6, que fazia o corredor esquerdo e levava muito perigo sempre que se acercava da nossa área (remate perigoso para defesa segura de Diogo, aos 13'). Do nosso lado lutava-se imenso contra esta superioridade adversária e, só esporadicamente, conseguíamos incomodar a baliza contrária. Aos 18' Nuno teve uma boa ocasião, na marcação de um livre directo na meia-lua da grande área, mas o remate saiu frouxo e ao lado. Aos 28' é Manu que vê um remate perigoso ser desviado para canto. O intervalo chegava e, pelo que foi descrito, o resultado era lisonjeiro para os auri-negros.

Edmundo Ferreira fez entrar para a 2ª parte:
Adolfo (GR); Nuno, Neves e Bruno; Miguel, Moitalta e Manu.
Jogaram também: João Gonçalo, Francisco, Luís Miguel e Ladeiro.
A 2ª parte começou com o lance do 1-0, estavam decorridos 20 segundos (!!!) de jogo. Foi uma boa jogada de ataque da nossa equipa, com Moitalta a ser lançado na direita e a cruzar atrasado, apanhando os defesas feirenses em contra-pé. Manu, em posição frontal, dominou e rematou forte e certeiro, abrindo o marcador. Não podíamos ter começado melhor, foi o que se pensou na altura! Mas, se calhar, até podíamos. Pouco depois, aos 2' e após a marcação de um canto favorável ao Feirense, numa jogada de contra-ataque, Neves aparece sozinho no meio-campo adversário e, com o guarda-redes fora da baliza, faz-lhe um "chapéu" que... vai bater no poste! Seria o 2-0 e nem vale a pena especular sobre o que seria o jogo nesse hipotético contexto.
O que se viu a seguir foi o inconformado Feirense à procura do empate, continuando a praticar o mesmo bom futebol da primeira parte e começava a dar nas vistas mais um avançado de grande habilidade, com o nº 9 nas costas. Ainda que com alguma permissividade da nossa defesa, que o deixou dominar a bola com a cabeça, baixar para os pés e preparar o remate bem colocado, foi este pequeno nº9 que, aos 6' de jogo, fez o (temos de o dizer) justo 1-1.
Animados pelo empate, os jovens feirenses carregaram no acelerador e o nº9 não parava de causar perigo. Aos 8', numa jogada quase a papel químico do golo, volta a ter nova oportunidade para facturar. Aos 10' numa jogada de fino recorte técnico e após ter literalmente sentado o nosso defesa, atira com perigo, mas ao lado. Este domínio viria ser compensado aos 15', na sequência de uma perda de bola em zona proibitiva, quando a nossa equipa procurava fazer a transição para o ataque, com o 1-2 a ser obtido com um remate de longe, forte, rasteiro e bem colocado, do nº11 feirense.
A partir daqui o jogo foi mais repartido, mas a mais soberana ocasião de golo aconteceu, ainda, para o Feirense, quando, aos 18', é falhada uma escandalosa oportunidade e a bola é atirada por cima da barra, sem ninguém na nossa baliza. O Beira-Mar procurou ainda chegar ao empate, no período final do jogo, em que aparecemos mais vezes perto da grande área adversária. Como registo, fica o lance, aos 25', de uma boa jogada de Moitalta, pela esquerda, com assistência para o remate de pé esquerdo de Ladeiro, ao lado. Boa oportunidade. Antes de terminar, mais um momento de perigo para a baliza do Feirense, quando, aos 27', o árbitro ordena a marcação de um livre indirecto dentro da grande área. O remate esbarra, contudo, na cerrada muralha de pernas adversária.
Vitória justa da equipa que, neste jogo, mostrou ser superior e boa réplica dos nossos rapazes que tudo fizeram para chegar ao empate.
Boa arbitragem.

Sem comentários: