sábado, 23 de maio de 2009

ESCOLAS B: Tivemos o pássaro na mão...

SC Beira-Mar, 3-ADF Anta, 4 (2-1, ao intervalo)

Esperava-se um jogo equilibrado o que opunha o SC Beira-Mar à ADF Anta, equipas separadas por 2 pontos na tabela e que lutavam pela posse do 4º lugar. Foi o que aconteceu esta manhã, no campo de jogos de S. Bernardo, com a vantagem a cair para o lado da equipa da vila espinhense, numa partida em que entrámos melhor, estivemos a ganhar por 2-0, vimos o nosso adversário, com mérito, dar a volta ao resultado e, na parte final, apenas conseguimos amenizar a derrota.
Ricardo Saraiva fez alinhar de início:
Bozi (GR); João Claro (cap.), Peralta e Ferreira; João Bernardo, David e Adriano.
Entraram também: Tomás, Pina, Junior e Marco.
Boa entrada da nossa equipa no jogo e, desde cedo, procurou chegar ao golo. Depois de, logo aos 3', Adriano ter chegar atrasado a um lançamento de J. Bernardo, foi com naturalidade e fruto de um maior domínio, que a equipa aveirense se adiantou no marcador. Foi aos 6', quando uma jogada de David, desde o meio-campo, termina com um cruzamento para Adriano, que é derrubado por um opositor no momento em que se preparava para finalizar. Grande penalidade assinalada pelo árbitro e convertida serenamente, com um remate colocado, pelo "capitão" João Claro. Estava feito o 1-0.
Este bom momento teve continuidade, aos 9', com a obtenção do 2-0. David, do "meio-da-rua", remata à baliza, a bola bate na barra e ressalta para a recarga oportuna de Tomás, que finaliza facilmente de cabeça.
Parecia fácil, o jogo estava bem encaminhado, este resultado servia às mil maravilhas os nossos interesses, mas faltava imenso tempo para jogar. O adversário não se impressionou e teve a sorte de fazer o 2-1 passado pouco tempo, aos 13', entrando novamente na discussão do resultado. Foi na sequência de um canto e de uma série de ameaças, defesas de Bozi, recargas sucessivas, que a equipa de Anta obteve o golo.
A partir deste golo o adversário tomou conta do jogo, mostrou-se mais perigoso, começou a jogar melhor futebol e a criar mais perigo para a nossa baliza. Aos 17' poderia ter mesmo chegado ao empate, quando Edu (nº25 e, na nossa opinião, melhor jogador do Anta), isolado, permite a defesa esforçada e preciosa de Bozi. O perigo voltou a rondar a baliza dos pupilos de Ricardo Saraiva aos 19'. No seguimento de um canto, um remate de ressaca à entrada da área, causou alguns calafrios à defesa de Aveiro.
A ponta final da 1ª parte foi de algum sufoco para as redes defendidas por Bozi, com a equipa da ADF Anta a ganhar cantos sucessivos e a manter a bola sempre nas cercanias da nossa baliza e, aos 25', o empate é mesmo evitado em cima da linha de golo. O intervalo chegava e a nossa equipa poderia respirar um pouco.

Para a 2ª parte a equipa beiramarense surgiu com:
Bozi (GR); João Claro, Peralta e Adriano; Junior, Marco e Gui.
Jogaram também: João Bernardo, David e Tomás.
A 2ª parte iniciou-se com o mesmo sinal do final da 1ª, isto é, com o Anta a procurar chegar ao empate. Ameaçou logo aos 2' devido a um desentendimento entre Bozi e Peralta que quase dava golo. O Beira-Mar ainda ripostou, aos 5', quando Marco falha flagrante oportunidade de golo, após iniciativa individual, atirando por alto, com o guarda-redes batido, para a baliza entretanto deserta. Mas, nesta fase, só dava Anta. Aos 6', Bozi, com uma defesa espectacular, ainda adia o empate, que haveria de chegar um minuto depois, através do "capitão" da equipa espinhense, numa recarga a uma defesa incompleta do nosso guardião, após um cruzamento/remate da direita. Era por este flanco que a ADF Anta criava o maior perigo, aparecendo frequentemente sozinho o nº77 contrário (Quim). E foi este mesmo jogador que, aos 9', daria a volta ao marcador, fazendo o 2-3, após uma jogada que começou num lançamento de linha lateral.
Após o 3º golo, assistiu-se a uma tentativa de reacção por parte dos nossos miúdos, mas seria ainda o Anta a ameaçar, aos 12', com Quim a esgueirar-se de novo pela direita e a atirar para a defesa de recurso de Bozi. Ameaçou primeiro e marcou depois, aos 16', recargando com oportunidade uma defesa incompleta do nosso "keeper" e fazendo o 2-4.
Até final, tempo apenas para amenizar a diferença no marcador com a obtenção do 3-4, através de Tomás, sempre oportuno, a empurrar para a baliza uma bola largada pelo guarda-redes e que João Claro rematara de longe, por alto. Estavam decorridos 23' e estabelecido o resultado final.
O desfecho tem de se aceitar, a equipa adversária reagiu muito bem à desvantagem inicial e, a partir daí, foi a equipa dominante e que ligou melhor as suas jogadas. Quanto aos auri-negros, têm de levantar a cabeça e procurar melhores dias, que o valor dos seus jogadores garante que irão surgir.
Boa arbitragem.

Sem comentários: