domingo, 21 de junho de 2009

Torneio da Tocha: Escolas A conquistam 4ºlugar, taça "fair-play" e taça para melhor guarda-redes!

Magnífica a participação do SC Beira-Mar no III Torneio de Escolas de Futebol, disputado este fim-de-semana no Complexo Desportivo da Tocha. Para além do 4º lugar alcançado, entre 16 participantes, sendo apenas superados pelos "grandes" do futebol português (Sporting, Benfica e Porto), a equipa auri-negra foi ainda galardoada com o troféu "fair-play" e o nosso guardião Paulo Pouseiro conquistou também a taça para o melhor guarda-redes do torneio. Parabéns, miúdo!

A fase de grupos iniciou-se no sábado, pela manhã, e a nossa equipa era composta pelos seguintes elementos:
Paulo Pouseiro (GR); Henrique, Toncha, Bernardo, Rafa, Vitor Hugo, Portugal, Miguel Morgado, Leonardo, João Gonçalo, Didi, André e Nassur (ex- RD Águeda).

Resultados:

Fase de grupos (sábado):
SC Beira-Mar, 9 - AD Tocha, 0
SC Beira-Mar, 0 - Sporting CP, 2
SC Beira-Mar, 2 - Rio Ave FC, 0

Quartos de Final (domingo, 09h30):
FC "Os Belenenses", 1 - SC Beira-Mar, 3
Sporting CP, 9 - A Académica C, 1
SL Benfica 6, - UD Leiria, 1
FC Porto 5, - A Naval 1ºMaio, 1

Meias Finais (domingo,10h30m):
SC Beira-Mar 2, Sporting CP, 7
FC Porto, 0 - SL Benfica, 2

Jogo para 3º e 4º lugares (domingo, 11h30m):
FC Porto 2, - SC Beira-Mar, 1

Final (domingo, 12h30m):
SL Benfica, 0 - Sporting CP, 1

Comentários aos jogos:

Fase de grupos: Na fase de grupos, teoricamente (e foi o que se veio a confirmar), o grupo C era o mais forte, o mais competitivo. A nossa equipa começou com uma goleada de 9-0, ao Tocha, com 4 golos do Didi, 3 golos do Miguel Morgado e 2 golos do Nassur(ex- Águeda). Foi um jogo de um só sentido, em que a nossa equipa teve muitos lances de grande espectáculo.
No 2º jogo, com o Sporting, estivemos muito bem na 1ª parte, em poucos lances o Sporting veio até à nossa baliza. Quando veio, estava lá o nosso guarda-redes, Pouseiro, que fez uma excelente exibição. Na 2ªparte a equipa mostrou algum desgaste físico e, logo no início, sofreu golo, num lance de livre indirecto, com finalização de cabeça. A equipa ainda tentou reagir, mas não conseguiu e, passados 5 minutos, num lance individual no lado esquerdo, o Sporting chegou ao 2-0, que foi o resultado final.
Para o 3º jogo estava tudo em aberto porque, tanto nós como o Rio Ave, contabilizavam 3 pontos e só a vitória interessava a ambos para passar à próxima fase.O Rio Ave começou melhor, mas o nosso Paulo Pouseiro esteve muito bem em 2 lances consecutivos e, a partir daqui, a equipa subiu de rendimento, passou a sair a jogar de trás para a frente, com futebol apoiado. Na 2ªparte chegou ao 1-0 através do Portugal, num lance de génio do Nassur, a ir à linha, depois de passar por 3 adversários e a cruzar. O Didi rematou, o guarda-redes vilacondense defendeu para a frente e Portugal, ao 2º poste, encostou e fez o golo. Passados 5minutos veio o melhor momento do jogo e do torneio. Livre ainda no meio campo do Beira-Mar, o Bernardo coloca a bola dentro da grande área adversária e Didi, de calcanhar, coloca a bola no canto inferior esquerdo da baliza do Rio Ave. Grande golo, só visto! Estava feito o 2- 0 com que terminou a partida.

Quartos de Final: Jogámos esta fase com o 1º do grupo D (Belenenses) que já tinha deixado para trás o SC Braga. O jogo tornou-se fácil, quando, aos 2' de jogo, Leonardo isola Miguel Morgado pela esquerda e este remata cruzado, sem qualquer hipótese de defesa. O jogo estava a ser controlado pelo Beira-Mar e foi sem surpresa que, aos 10' de jogo, chegámos ao 2-0, através de Didi. Foi num lance individual, em que o promissor jogador auri-negro passa por 2 adversários e remata para o fundo das redes. Com uma desvantagem de 2 golos ao intervalo, o Belenenses, na 2ª parte, quis mandar no jogo e nos primeiros 10 minutos pressionou muito à frente, mas dava muitos espaços nas costas da defesa. Por isso, depois de algumas oportunidades falhadas, Nassur remata de fora da área, em jeito, sem hipóteses de defesa para o guarda-redes e faz o 3-0. A 2 minutos do fim, o Belenenses chega ao golo, numa desatenção dos nossos centrais em que o avançado azul aparece isolado na cara de Pouseiro e faz o golo de honra.
E, com este resultado, já estávamos entre os grandes do futebol português: SL Benfica, FC Porto, Sporting CP e... SC Beira-Mar. Grande Beira, Beira!

Meias Finais: A equipa não teve nem 15 minutos para descansar entre os jogos dos quartos e das meias-finais. Encontrámos, mais uma vez o, Sporting, mas desta vez foi mais desequilibrado. A primeira oportunidade até foi do Beira-Mar, logo no 1º minuto, com o Didi a isolar o Nassur, que, na cara do guarda-redes, coloca a bola ao lado da baliza, quando todos já gritavam golo. Os primeiros 10 minutos foram um verdadeiro sufoco para as nossas redes, com o marcador a chegar aos 4-0 para o Sporting. A frescura física dos "leões" devido ao maior número de treinos semanais efectuado fez toda a diferença. Na 2ª parte a nossa equipa conseguiu equilibrar o jogo. O Sporting, que até ao momento tinha sofrido apenas 1 golo, acabou por sofrer 2 golos neste jogo contra nós. Da autoria de Didi, os 2 golos foram apontados em lances idênticos. O Sporting estava todo no nosso meio campo e nós apostados no contra ataque. Bola nas costas, o Didi arranca em velocidade, ninguém o consegue acompanhar e ele finaliza bem nos 2 lances. Nesta 2ª parte ainda sofremos mais 3 golos, tudo em lances individuais, porque no um-contra-um os sportinguistas eram melhores. Com este resultado caímos de pé, contra a equipa que acabaria por ganhar o torneio.

Jogo para atribuição do 3º e 4º lugares: Entrámos muito confiantes para este jogo, com o FC Porto e tivemos as melhores oportunidades. O Didi e o Nassur, na frente, prendiam 3 defesas, o que fazia com que o adversário atacasse com poucos atletas. Foi uma equipa adulta e personalizada a que defrontou os "azuis-e-brancos", ao ponto de, na 1ªparte, o treinador nortenho não ter feito nenhuma alteração na sua equipa base. Ao cair do pano da 1ª parte, porém, e depois de termos falhado vários golos de baliza aberta, o Porto, injustamente, chega ao 1-0.
Na 2ª parte o FC Porto equilibrou a partida e, aos 5', faz o 2-0, em jogada individual. A partir daqui metemos a "carne toda no assador" e conseguimos marcar o golo de honra através de um lance de combinação que começa na direita, entre o Toncha, o Nassur e o Leonardo, que vira de flanco, aparecendo o Miguel Morgado, sozinho, a finalizar num remate cruzado. Até ao final ainda tivemos 2 lances para empatar, mas não conseguimos.

O 4º lugar foi uma honra para esta equipa, que fez um torneio brilhante, só sendo superada pelos melhores do futebol português, a quem demos uma excelente réplica, demonstrando que somos tão bons como eles.
Parabéns a todos os atletas e ao treinador Ricardo Pinheiro pelo excelente trabalho que fez com esta equipa. Um agradecimento, ainda, aos pais que acompanharam os atletas!
Ficámos em 4 Lugar!
Ganhámos a Taça de Fair Play!
Ganhámos a Taça de melhor Guarda-Redes (grande Paulo Pouseiro, parabéns!)
Que melhor para encerrar a época? Boas férias, equipa!

Sem comentários: