domingo, 13 de setembro de 2009

Iniciados A: Vitória com goleada (0-7) em Vildemoínhos

Lusitano FC, 0 - SC Beira-Mar, 7 (0-5 ao intervalo)
A equipa de iniciados começou da melhor maneira o campeonato nacional, ao impôr-se categoricamente no relvado do Campo dos Trambelos, em Vildemoínhos, onde bateu, esta manhã, o Lusitano FC por sete golos sem resposta. Foi um jogo que colocou frente-a-frente duas equipas que, veio a verificar-se com o decorrer da partida, apresentam um grande desnível de valores e terão, certamente, objectivos diferentes na prova.
Numa manhã de algum calor em Viseu, Alberto Raínho fez alinhar os seguintes elementos:
Hugo (GR); Diogo H. Carvalho (Tiaguinho ao intervalo), Gui (Pedro Salgado ao intervalo), João Rafael e Ruben Marques; André Silva (Fábio aos 59'), Rafa (cap) e João António; Tiago Gomes (Bruno aos 48'), Henrique (Duílio ao intervalo) e Ricardo Tavares.
Suplentes não utilizados: André Fernandes (GR) e Jorge.
A equipa do SC Beira-Mar entrou muito forte e cedo se verificou que, quando os nossos jogadores aceleravam o jogo, o adversário sentia imensas dificuldades no seu acompanhamento. É normal alguma ansiedade no início do campeonato, mas cedo se dissiparam as dúvidas e medos eventuais sobre o desfecho do jogo. Logo no 1º minuto Tiago Gomes tentou a sorte de fora da área, mas o remate saiu por alto. E aos 7', na 1ª grande oportunidade, Ricardo Tavares, que viria a ser uma das figuras da partida ao apontar quatro golos (o chamado poker de golos), fez o 0-1 para o Beira-Mar. Henrique ganha a bola no meio campo adversário, escapa-se pela esquerda e cruza para o remate forte e certeiro, no coração da área, do nº 21 aveirense. Estava feito o mais difícil, e bem cedo, o que se revelou tranquilizador para o resto do jogo. Para além do mais, Hugo era um espectador atento e não fez uma defesa durante toda a primeira parte. Aos 12' Henrique é isolado por Rafa, mas falha escandalosamente o 2º golo, só com o guarda-redes pela frente. Aos 13' é o capitão auri-negro que, num lance de insistência, fica face-a-face com o guardião viseense, mas o seu desvio na bola passa rente ao poste. Adivinhava-se o 2º golo, já que o Lusitano não conseguia sair a jogar e as bolas ganhas pelo meio-campo aveirense, rapidamente se transformavam em transições que levavam o pânico ao reduto defensivo contrário. Foi, pois, com naturalidade que chegou o 0-2. Estavam decorridos 16' e o golo resulta de uma grande jogada de Tiago Gomes pela direita, que culmina com um centro milimétrico para a cabeça de Ricardo Tavares, que, na zona do ponta-de-lança, não deu qualquer hipótese ao nº 1 viseense. A partir daqui o jogo resume-se à história dos golos do Beira-Mar. Ricardo Tavares fez o seu hat-trick aos 22', novamente numa excelente assistência de Henrique, agora pela direita, com o remate eficaz do "matador" de Oliveira de Azeméis para o 0-3 a surgir do lado contrário. Dois minutos volvidos, aos 24', Henrique faz o 0-4. Depois de duas assistências, o nº 9 do Beira-Mar fez o gosto ao pé e encostou para o golo, na pequena área, um cruzamento largo de Tiago Gomes, vindo da esquerda. Aos 27', os protagonistas são os mesmos, mas com papéis invertidos. Numa das transições rápidas já referidas, a bola é bem jogada colectivamente desde o nosso meio-campo, com Henrique a assistir Tiago Gomes, que fez o 0-5 num excelente remate de primeira que tornou infrutífera a tentativa de defesa do guarda-redes contrário. O 6º golo só não surgiu antes do intervalo por manifesta infelicidade de Henrique, que, aos 28', viu a bola rematada ser devolvida pelo poste, após mais uma excelente jogada de combinação do nosso ataque.
O intervalo chegou com algum alívio, suponho eu, para as hostes visitadas e já não havia nenhumas dúvidas quanto ao vencedor do jogo. Na 2ª parte o filme do jogo foi o mesmo (Hugo continuou espectador e fez a sua única defesa, na sequência da marcação de um livre directo, no último minuto do encontro), mas o caudal ofensivo aveirense não foi tão produtivo. O resultado estava feito, o calor apertava e houve, também, algumas modificações na equipa, mas, ainda assim, o jogo desenrolou-se, sempre, no meio-campo do Lusitano de Vildemoínhos.
O 0-6 chegou, naturalmente, aos 6', após mais uma assistência de Tiago Gomes. O extremo ex-RD Águeda cruza da esquerda e, adivinhem, quem apareceu a marcar de cabeça? Ricardo Tavares, pois claro! Bem merecido este poker de golos do eficaz goleador do jogo de hoje. E quando Pedro Salgado, aos 15', aproveitando um ressalto, após centro de Tiaguinho, fez o 0-7, pensou-se que, ainda com 20 minutos para jogar, o resultado ganhasse outros contornos. A verdade é que não houve mais alterações no marcador até final. Regista-se, apenas, um falhanço de Bruno à boca da baliza, rematando de cabeça para fora uma bola centrada por Ruben, a jogar a lateral direito nesta segunda parte e outro de Duílio, aos 22', rematando contra o guarda-redes, de ângulo difícil, uma bola que poderia ter outro destino.
A arbitragem do Sr. Rui Fernandes, da AF Guarda, esteve em nível positivo, num encontro fácil de dirigir.

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabens a todo o grupo de trabalho por esta excelente vitoria.

J.A