domingo, 18 de outubro de 2009

INICIADOS A: Defesas goleadores decidiram o "derby"

SC Beira-Mar, 2 - AD Taboeira, 0
(1-0 ao intervalo)
Os jogos de futebol entre equipas de formação do SC Beira-Mar e da AD Taboeira são sempre aguardados com muita expectativa pelos adeptos de ambas as equipas, já que são um garante de muita emoção, muito empenho e, por vezes, porque estão em presença duas boas escolas, bons espectáculos. O jogo de iniciados de hoje, no Estádio Mário Duarte, não fugiu à regra, até porque se defrontavam o 1º e 2º classificados da série C do campeonato nacional.
O Beira-Mar venceu e a vitória é inteiramente justa, já que os auri-negros, à excepção dos primeiros 5' de jogo, dominaram completamente a partida, praticaram melhor futebol, foram mais rematadores e criaram mais situações de perigo. O Taboeira mostrou ser uma equipa bem estruturada, que defende muito bem (os nossos golos foram na sequência de bolas paradas), mas que hoje nunca mostrou, em termos ofensivos, estar ao mesmo nível dos beiramarenses. Com esta vitória, a equipa de Alberto Raínho consolida o 1º lugar da sua série, garantido, agora, com 3 pontos de avanço sobre o Académico de Viseu. Destaque para os defesas centrais da casa, que substituíram os avançados na tarefa da marcação de golos.
Nesta manhã de Outono quente, as equipas alinharam:
SC Beira-Mar: Hugo (GR); Ruben Marques, Pedro Salgado, João Rafael, e João António; André Silva (cap), Diogo M. Carvalho e Tiaguinho (Pedro Aparício, 61'); Tiago Gomes, Duílio (Joel, int.) e Henrique (Renato, 59').
Suplentes não utilizados: André Fernandes (GR), Diogo H. Carvalho, Bruno Filipe e Gui.
AD Taboeira: Zé Valera (GR); Luís (Ruela, 59'), Varela, Miguel e Joel Oliveira; Hugo (Alexandre, int.), Guimarães, Diogo e Coutinho (cap) (Batista, 70'); João (Rui Pedro, int.) e Tiago Ressureição.
Suplentes não utilizados: João Paulo (GR), Gabriel e Bernardo.
Foi o Taboeira que, curiosamente, entrou melhor no jogo e criou a primeira situação de perigo, logo aos 2', na marcação de um livre no enfiamento da grande área, sobre o lado direito. O remate saiu forte e o desvio que sofreu quase surpreendeu Hugo, que agarrou à segunda. Os dias antes deste jogo tinham sido de alguma apreensão para os jogadores da casa, que comentavam com alguma preocupação e ansiedade as ausências (certas) por lesão do "capitão" Rafa e do goleador Tavares, que têm sido, neste campeonato, duas peças fulcrais no "xadrez" de Alberto Raínho. Fosse por isso, ou por outro motivo, os auri-negros demoraram um pouco a assentar o seu jogo. O primeiro sinal de presença foi dado por João António (grande exibição, miúdo, à atenção do responsável técnico da AFA), com um pontapé estupendo, de longe, que levou muito perigo à baliza de Zé Valera. Estava dado o mote, a partir deste lance a bola começou a ser trocada colectivamente, o futebol começou a fluir, ainda que contasse com a oposição de uma bem organizada defesa do Taboeira. Por isso, muitas vezes, a maneira de tentar o golo foi feita através de pontapés de longa distância. Foi assim que aconteceu aos 15' (Duílio), 20' (Ruben) e 22' (Tiaguinho), com este último a embater estrondosamente na barra (merecia melhor sorte). Este ascendente trouxe o golo inaugural, aos 27', na sequência de um lance de bola parada. Tiago Gomes, na esquerda, faz a cobrança de um livre, colocando a bola ao 2º poste, onde apareceu João Rafael, de cabeça, a fazer o 1-0. Era merecida esta vantagem já que, à excepção dos minutos iniciais, o Taboeira não mais tinha incomodado Hugo. E poder-se-ia ter chegado ao intervalo com uma vantagem mais confortável se, aos 30', Henrique e Duílio não tivessem chegado atrasados a um cruzamento largo, da direita, de Ruben, após mais uma boa jogada de envolvimento da equipa da casa.
Na 2ª parte o Beira-Mar entrou por cima, no seguimento daquilo que vinha fazendo na 1ª. Logo aos 2', Diogo Carvalho remata forte, de longe, para uma defesa segura de Zé Valera. A equipa do Taboeira defendia-se bem e os remates de longe eram a solução mais utilizada pelos da casa para fazer perigar as balizas adversárias. Aos 9', ainda há um momento de alguma emoção junto da baliza de Hugo, quando este deixa bater a bola à sua frente, vinda de um pontapé em balão, e é obrigado a aplicar-se para desviar a bola de Tiago Ressureição.
Aos 10', Tiago Gomes consegue, finalmente, entrar com a bola dominada dentro da pequena área adversária, valendo-se da sua boa técnica individual. O extremo aveirense fura, autenticamente, pelo buraco da agulha, tentando o golo de ângulo muito fechado. Zé Valera não lho permitiu e segurou o remate. Mas o 2-0 viria logo a seguir. Novamente de bola parada e outra vez com um central a marcar. O canto é marcado na direita, à maneira curta e Joel, que fez a sua estreia pela equipa A, coloca a bola na área. Esta sobra para Pedro Salgado, que "enche" o pé e atira para o fundo das redes.Com uma margem mais confortável no marcador e sem que o Taboeira desse mostras de poder reagir à desvantagem, os auri-negros continuaram na procura de mais golos. Aos 16', isso poderia ter acontecido, numa boa jogada de entendimento entre Tiaguinho e Ruben, com o lateral-direito a tirar um cruzamento a que Henrique corresponde com um remate perigoso, mas ao lado.
Foi preciso um lance de alguma polémica para que os visitantes criassem algum perigo para a baliza de Hugo. Numa reposição de bola em jogo pelo guarda-redes beiramarense, o árbitro auxiliar dá indicação à sua chefe de equipa que o guardião auri-negro o tinha feito fora dos limites da grande-área (!). Livre directo, em posição frontal, em cima da linha limite da área de rigor. O remate partiu traiçoeiro, mas Hugo desviou a bola para canto, naquela que foi a sua intervenção mais difícil no jogo.
Até final, destaque para dois lances finalizados por André Silva, que hoje capitaneou a equipa (22', remate de longe; 24', cabeceamento à boca das redes) e que criaram muito perigo para a baliza de Zé Valera.
A arbitragem, não estando isenta de erros, acabou por passar com nota positiva, num jogo onde é de realçar a correcção demonstrada por todos os jogadores, que lutaram sempre de uma forma determinada, mas leal.

13 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite!
Só provamos que o Taboeira anda e andará muitos anos para chegar a qualidade do Beira-Mar.
Força Beira Beira!

Anónimo disse...

Bom dia
A qualidade da formação não assenta só nos resultados. Da equipa que o Taboeira entrou em campo, noventa por cento tem muitos anos de casa, já jogam no clube desde pré-escolas. O mesmo não se pode dizer do Beira-Mar, que para ter a equipa que tem este ano teve de se reforçar e muito. É uma perspectiva tão válida como qualquer outra e sem ser de criticar. A força do Taboeira reside desde há alguns anos a esta parte, na força do futebol de 7, com muitos atletas, muitas equipas e sem dúvida, muita qualidade. O Taboeira há-de ser sempre um clube formador. E com orgulho. Um clube que todos os anos coloca atletas seus em outros clubes, com perspectiva de chegarem a seniores e seguirem carreira. Orgulha-nos por exemplo, que Fábio Cristiano, apenas pelo segundo ano no Beira-Mar, seja já capitão de equipa nos juniores. Só demonstra que o Taboeira tem qualidade na formação de atleta e na ajuda da formação do carácter. Um bem haja a todos e boa vitória a de ontem. Nós continuaremos paulatinamente a ser cada dia que passa, melhores no que fazemos. Sem olhar unicamente para os resultados.

Anónimo disse...

Tem razão voces não se importam com os resultados, o vosso objectivo é tentar pôr o Beira-Mar para baixo, mas nunca vão coseguir!
Só para acabar os atletas que vêm para o Beira-Mar vêm porque temos as 3 equipas de futebol de 11 no Nacional e os seniores na 2ªliga e o Taboeira?
Saudações Beiramarenses!

Anónimo disse...

Boa tarde
No meu comentário não coloquei de forma alguma o Beira-Mar para baixo. Nem o ataquei. Os clubes não são comparáveis. Um dedica-se em exclusivo à formação. O outro não. O Taboeira tem apenas uma equipa nos nacionais enquanto que o Beira-Mar tem 3. É um facto. Como é também um facto que o Beira-Mar tem 5 equipas de futebol de 7 enquanto que o Taboeira tem 9. O Taboeira é o segundo clube do distrito, atrás do Feirense, com mais atletas inscritos na AFA. Isto faz o Taboeira ser melhor que o Beira-Mar? Não faz. Mas pior também não é. Apenas diferentes com objectivos diferentes.
O fundamental é que se aceitem as diferenças. O ideal era que se dessem melhor. Todos ganhariam.

Anónimo disse...

Reparem na diferença de discursos de um e outro clube.
Para quê?
Não basta só ter equipas no Nacional...

Anónimo disse...

Isto vai de mal a pior...
Os comentários e os discursos da parte do Beira-Mar, são sempre de uma arrogância e de uma falsa modéstia...
Nunca vi ninguém do Taboeira a dizer mal do Beira-Mar, mas o contrário já não posso dizer.
O Taboeira prova todos os anos que é um grande clube FORMADOR.O Beira-Mar também o será com toda a certeza.Mas numa coisa são muito distintos:o Taboeira orgulha-se dos seus formandos irem para clubes maiores, fazendo disso uma bandeira no clube e apoiando os jovens.O Beira-Mar...já nem os olheiros gostam de conversas com ninguém da formação...e se os miúdos vão para outro clube, dizem imediatamente mal, uma série de comentários que só ficam mal a quem os diz.Mas lá está, a tão falada formação. Isto porque o Taboeira, não forma só jogadores...forma seres humanos com carácter. O Beira-Mar não? Forma. Mas que existem muitas diferenças, existem. E para o bem do desporto, se não houvesse rivalidades nem disputas disparatadas, tudo seria melhor.
Já agora...o vosso coordenador não é o António Luis? Preciso dizer mais alguma coisa??
Cumprimentos.
Luis Barbosa

Anónimo disse...

Se o Taboeira se orgulha tanto em formar jogadores e homens acima de tudo,depois quando os deixam sair para outros clubes vem pedir em tribunal direitos de formação!!!!
Isso é que é um clube com caracter??
Se um atleta quer ir do Beira-Mar para o Taboeira vai á vontade sem segundas intenções,o contrario já não se pode dizer,basta falar no caso do Bornes.
Falam ai atras do Fabio Cristiano,orgulha-se esse anonimo dele ser capitão dos juniores,ok e quando ele passar a senior,orgulha-se na mesma por ele ser senior numa equipa de 2ª liga ou quer dinheiro?????Mercenarios não obrigado

Carlos Martins disse...

Sr Luís Barbosa,
As coisas, efectivamente, pioraram muito depois do seu comentário.
É sabido que os comentários nos blogues são da exclusiva responsabilidade das pessoas que os emitem e não vinculam, de modo nenhum, os organismos, entidades ou pessoas que os tutelam. Estar a confundir as posições do Beira-Mar com comentários (legítimos, desde que não pessoalmente ofensivos) de adeptos é, no mínimo, abusivo. Era como se eu confunsisse a sua opinião (ainda que não o conheça, nem saiba se tem alguma relação institucional com o clube)com a opinião oficial da direcção da AD Taboeira.
O senhor, sim, foi ofensivo, sobretudo na parte final do seu comentário. Temos muito orgulho em ter o professor António Luís como coordenador da nossa Academia. É um homem extraordinariamente competente, com grande capacidade de trabalho, muito amor ao Beira-Mar e com ideias para a formação dos nossos atletas que estão de acordo com aquilo que defendemos. Podem dizer que só pensamos em resultados (quem não gosta de ganhar? Vocês não gostam?), mas a verdade é que o que transmitimos aos nossos atletas é que o mais importante são os estudos, os valores morais e cívicos que fazem da pessoa um cidadão completo e não são vozes do exterior que nos vão fazer mudar de rumo.
Já agora gostaria de perceber como é que se pode ser arrogante e falso modesto ao mesmo tempo. Ou se é uma coisa ou outra. Nós conhecemos bem a história de "o velho, o rapaz e o burro", mas esteja descansado que nunca nos verá com o burro às costas.
Eu, pessoalmente, tenho grande estima pelo Taboeira. Como já foi dito, são dois clubes diferentes. Muito diferentes, reforçaria eu. Basta atentar na história de cada um. Mas ambos têm o seu espaço. Só lamento é que rivalidades mesquinhas, vindas eu sei lá de onde e para quê, não permitam uma convivência mais sã e com vantagens para as duas partes.
E se escrevo este comentário foi porque o senhor faltou ao respeito a um dos nossos. O professor António Luís não merece as insinuações torpes que deixou no ar. E este comentário é da minha inteira responsabilidade...
Saudações beiramarenses.
Carlos Martins
Colaborador da Academia do SC Beira-Mar e seccionista da equipa de iniciados.

Anónimo disse...

NOS ADULTOS SOMOS UNS MÁUS EXEMPLOS PARA OS NOSSOS FILHOS E AS CRIANÇAS EM GERAL....FORÇA ANTONIO LUIS

Anónimo disse...

Desculpem Taboeira!!!!!!!!!
Mas estão a ser formadores de que???
De atletas derrotados antes de entrar en jogo?
Deixem-se de Tretas, isso e discurso de engonhar, ninguem gosta de perder.
E para terminar, ñao temos q ter um discurso de pobrezinhos só para fazer feliz o Taboeira. Somos melhores desde todo ponto de vista doia a quem doer. Voces continuem a Formar e Formar e Formar derrotados q ue nos por ca nos vamos preocupando por Formar ganhadores e atletas com espíritu de Competencia.
Somos os melhores e os marcadores estão a vista!!!
Comprimentos para todo o pessoal do taboeira.
Ahhhh e BOA FORMAÇÂO!!!!!

Anónimo disse...

Só faltava meter o nome do António Luis ão Barulho....por favor.
Força Antonio Luis, continue sempre a ser o grande homem que é, e a trabalhar pelo Beira Mar..Certamente verá o seu trabalho recompensado com os resultados das equipas.
Já agora Parabéns para o Sr Alberto Rainho,porque consegue ser o máximo para os atletas que Forma. E um grande grande abraço para o treinador Paulo Martins que consegui levar a sua equipa de Estrelas a serem campeôes distritais e que tem tudo para voltar a ser campeões 2009-2010 juntamente com os miudos espetaculares que tem a seu cargo e com os fabulosos seccionistas Teresa e Orlando Neves que tudo tem dado pela equipa.
Força Beira Mar!!! Somos e seremos um grande clube.

Anónimo disse...

Continuem a formar bons jogadores como sabem mas aproveitem e formem também os pais que é o vosso problema maior.

PM disse...

É lamentavel que certas pessoas só saibam denegrir a imagem de outras,e muito menos de quem, prima a sua conduta pela descrição, pela competência, pelo profissionalismo, pela dedicação,pelo empenho e pela cooperação entre todos os agentes desportivos. Das duas uma ou não conheçe a pessoa em causa, e aí devia estar "calado", ou a inveja falou mais alto, quero crer que que foi apenas um dia mau que ninguem está livre de o ter, mas antes de falar de alguem seja sincero e verdadeiro, para bem de todos. O professor Antonio Luis não precisa de advogados de defesa mas a justiça acima de todo.
Quero tambem agradeçer e retribuir o abraço enviado pelo anonimo, assim como a referência à equipa de (agora) escolas C. Na verdade os resultados até agora conseguidos são fruto de um grupo de miudos que sentem uma enorme alegria em jogar futebol, que sentem um enorme orgulho em representar este grande clube, que com a irreverência propria da idade,sentem que com a camisola que envergam têm que dar o máximo e lutar sempre pela vitoria como reconhecimento de poder representar um dos melhores clubes nacionais, que representa a grande cidade de Aveiro. A par destes miudos,grandes atletas,salientar a dedicação extrema e de pormenor, que os seccionistas empregam a esta equipa, a esta causa, o meu muito obrigada à Teresa Paula e ao Orlando Neves, eternamente grato,são uma mais mais, aos pais,um agradecimento especial, sem eles nada disto seria possivel, continuem a dar todo o apoio a ajudar os vossos filhos a serem felizes, a serem no futuro homens com H grande. Se poder contribuir para isso,tenho a vitoria que mais desejo.
Força Beira-Mar.
Ajudar a fazer este clube ainda maior, mais que um desejo é uma obrigação de todos.
Saudações desportivas a todos.
Paulo Martins