domingo, 22 de novembro de 2009

Equipa profissional não terminou treino no estádio Mário Duarte

Caros beiramarenses,

Os responsáveis da academia, após demissão da CA e por delegação do Sr. Presidente da Mesa da AG, Dr. Artur Moreira, tudo têm feito, a expensas das receitas da Academia na sua maior parte e do SCBM sempre que a verba disponível é insuficiente, por garantir que os campos relvados do antigo Mário Duarte estejam em boas condições para a utilização de quem deles necessitam, nomeadamente da equipa profissional.
Por esse motivo nenhum treino foi marcado para a passada semana nos campos do MD para as equipas da Academia.
Sabemos quanto importante é manter a equipa profissional no clube pela motivação suplementar que gera nos nossos jovens atletas.
Lamentamos que em alguns blog´s o tratamento jornalístico do "incidente" do abandono do treino da equipa sénior na passada sexta feira, não tivessem os seus responsáveis o cuidado de solicitar as informações do sucedido à direcção da Academia, deixando no ar acusações de desorganização e despreocupação com os interesses da equipa profissional. Lamentamos igualmente as palavras proferidas na conferência de imprensa pelo Sr. Leonardo Jardim, que acreditamos terem sido proferidas por estar mal informado por alguns dos que o rodeiam. Foram palavras divisionistas e inoportunas que creio não reflectirem seu pensamento e o seu carácter pessoal.
Os membros das direcções das modalidades do clube sabem muito bem das dificuldades por que todos lutam e do esforço diário que é necessário fazer, gratuitamente, para manter as suas modalidades.
Na realidade, um colaborador da academia, não um funcionário do clube, teve um pequeno problema pessoal que o atrasou na chegada ao início do treino, pelo que a chave do cadeado do portão que permitia o acesso da baliza móvel ao interior do mesmo, não estava disponível. Existe outra no chaveiro geral, mas o colaborador da secretaria, não tem obrigação de estar presente durante as manhãs.
Aproveitamos para informar que esta baliza só existe disponível porque foi recuperada por iniciativa da direcção da Academia, caso contrário estaria como a encontrámos o ano passado: destroçada e com elementos partidos ou soltos. Infelizmente, só com chaves e cadeados, temos conseguido manter afastados das áreas reservadas, alguns "mirones" que mais não fazem que perturbar e às vezes criticar tudo o que ao SCBM diz respeito.
Durante toda a semana a equipa sénior, certamente por preocupações com o estado dos relvados, sempre treinou no campo de treinos, nada fazendo supor, porque também não existe qualquer planeamento do dep. profissional para o efeito, que iria utilizar na sexta feira o campo principal, que aliás tentámos durante toda a semana recuperar das manchas alagadas existentes, provocadas sobretudo pelo mau tempo mas também pela sua utilização em treinos e jogos.
Não somos um clube rico, não temos campos sintéticos ou outros alternativos, não temos os apoios da Câmara que noutras cidades existem e de que tanto carecemos… Muitos pequenos milagres se têm conseguido, com a carolice de muitos mas também com alguma organização, mesmo que com amadores em part-time.
Todos os membros da direcção do dep. de futebol profissional sabem que a baliza móvel é retirada ao fim de semana para fora do gradeamento para permitir a realização de 1 jogo, às vezes 2, das equipas da academia a disputarem os nacionais. Sempre foi assim e nunca houve ordem em contrário e quando deixar de ser assim, a Academia pára por falta de campos.
Na sexta feira, a equipa profissional não continuou o treino, porque o seu treinador assim entendeu. Existem sempre alternativas de planeamento para problemas desta natureza, mas não queremos alimentar esta polémica. Existem problemas bem mais graves para resolver.
Não queremos no entanto deixar passar em claro que os responsáveis do dep. de futebol profissional e os elementos auxiliares, funcionários do clube e não colaboradores eventuais, conhecem bem os telefones dos colaboradores da Academia e sempre os utilizaram para apoio na resolução dos problemas surgidos. Por que não o fizeram desta vez? Simplesmente porque não quiseram.
Algumas pessoas que rodeiam a equipa profissional andam muito preocupadas com os seus salários em atraso e compreendemos e solidarizamo-nos com eles. Só não entendemos por que não informam correctamente o Sr. Leonardo Jardim dos contactos de que dispõem e da melhor forma de rapidamente resolverem as dificuldades. Só têm uma preocupação: CRIAR DIFICULDADES À ACADEMIA E SEUS DIRECTORES. NO LIMITE, ACABAR COM A FORMAÇÃO.
Por agora, vamos concentrar-nos nas iniciativas para salvar o SCBM das suas dificuldades financeiras.
Daqui enviamos uma palavra de solidariedade ao Sr. Leonardo Jardim e a todos os jogadores profissionais que com provas de profissionalismo e solidariedade para com o clube, têm permitido a manutenção da esperança de, com a ajuda de todos , o mantermos vivo.
Os meus cumprimentos.

Nuno Barata. Membro da Direcção da Academia.

Sem comentários: