domingo, 1 de novembro de 2009

ESCOLAS A: Começar a ganhar, com sofrimento e "fair-play"...!


SC Beira-Mar, 3 - GD Gafanha, 2
(2-0, ao intervalo)
Foi uma vitória com muito sofrimento aquela que ontem foi conseguida pela equipa das escolas A, na jornada inaugural do campeonato distrital, contra o Gafanha, uma das boas equipas da série e que será uma das candidatas aos lugares cimeiros, mas em que o “fair-play” do seu treinador deixou muito a desejar...!

O resultado tangencial, obtido no último minuto, com golo de Tomás, pode deixar transparecer um equilíbrio entre as 2 equipas, que de facto não aconteceu, e só as várias oportunidades desperdiçadas, fruto da “nervosite” do 1º jogo oficial, não permitiram que os auri-negros tivessem uma manhã “descansada” e sem grandes sobressaltos.
Jogo no relvado secundário do estádio Mário Duarte, perante uma boa assistência que sempre apoiou as equipas. O SC Beira-Mar apresentou-se, de início com:
Marcelo (GR), Daniel, J. Claro (cap.), Tomás, Peralta, Gui e João Bernardo.
Jogaram ainda nesta 1ª parte: Adriano, Diogo, Rui e Marco.
O Beira-Mar entrou algo “nervoso”, o que permitiu ao Gafanha equilibrar o jogo nos primeiros minutos, em que o futebol praticado pelas duas equipas se caracterizava pela pouca velocidade, muita “luta” no meio campo, com jogadas inconsequentes e sem grandes avanços no terreno de jogo.
Passados os receios iniciais, foi a equipa do Beira-Mar a tomar a iniciativa do jogo, começando a avançar no campo e a dispor de algumas boas oportunidades para inaugurar o marcador, o que veio a acontecer, aos 18', surgindo o 1-0, com um jogador do Gafanha a introduzir a bola na sua baliza, quando Tomás tinha desviado a bola do guarda-redes adversário e se preparava para rematar á baliza - golo inteiramente merecido.
Até ao final da 1ª parte seguiu-se a melhor fase de jogo dos auri-negros, que dispuseram de duas flagrantes oportunidades perdidas e marcaram o 2º golo. Foi aos 24’, por Diogo, com remate rasteiro de primeira, colocado, rente ao poste direito, na sequência de boa jogada de envolvimento colectivo, com J. Claro a fazer o passe final dentro da grande área.
Para a 2ª parte os treinadores Teles, fizeram alinhar de início:
Bruno (GR), Adriano, Diogo, Marco, Peralta, Gui e J. Bernardo.
Jogaram ainda: J. Claro e Tomás.
O segundo período foi muito mais emotivo, embora com algumas atitudes da equipa adversária, que não permitiram que o melhor futebol praticado pela nossa equipa tivesse reflexo no marcador.
Com efeito, os nossos miúdos entraram muito melhor e com vontade de dilatar o resultado, dispondo de mais algumas boas oportunidades. Contudo, quem não marca…e o Gafanha no espaço de 6 minutos, empatou o jogo, com golos aos 10’ e 16’, fruto de “desatenções” colectivas, bem aproveitadas pela equipa contrária. Com a recuperação do adversário, o jogo prometia muita emoção até ao final. Puro engano…pois o treinador do Gafanha, já se “contentava” com o empate e colocou em campo a “táctica” de defender de qualquer maneira e a qualquer preço. Apenas a equipa da casa tentou o tudo por tudo para chegar à vitória.

Aos 22’, aconteceu algo “inexplicável”, com a atitude de quem dirige a equipa forasteira. Na sequência da queda dum seu jogador, numa disputa de bola a meio campo, quando o atleta prontamente se levantava para continuar a jogar, o treinador(?) do Gafanha, pegou-lhe no braço e atirou-o para baixo, dizendo-lhe: fica aí deitado no chão!!! Que exemplo dado para uns meninos de 10 anos! - isto, com todo o respeito para a instituição que representa, não é exemplo de formação, nem de educação…!
Por momentos os nossos jogadores ficaram “atónitos”, mas com a raça de verdadeiros “Homens”, conseguiram no último minuto, chegar à tão merecida e totalmente justa vitória na partida, com golo de Tomás num chapéu perfeito à entrada da área, após passe de Diogo - grande golo!!!
Era importante começar a ganhar mas, na formação de miúdos, as atitudes e sobretudo o fair-play, devem ser valores sempre acima dos resultados!

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns pela vossa primeira vitória. Continuem assim.Um abraço do amigo Bozi