domingo, 29 de novembro de 2009

JUNIORES B: Uma vitória importante em Eixo


GD Eixense, 1 - SC Beira-Mar, 3
(1-1, ao intervalo)

O jogo da 11ª jornada do campeonato distrital de juniores da 1ª divisão, entre o Eixense e o Beira-Mar, que se disputou na tarde de sábado, no Campo do Monte, em Eixo, era de extrema importância para as duas equipas, fosse pelos objectivos idênticos que perseguem (participar na série dos primeiros, na 2ª fase), fosse pela proximidade pontual que tinham na tabela classificativa, com 2 pontos a separar 4º e 5º classificados, sendo a vantagem dos nossos adversários do jogo de ontem. Equacionado desta maneira, o jogo teve um desfecho de extrema importância para os auri-negros que, com a vitória por 1-3 sobre o seu opositor, confirmaram a boa série de resultados que vêm fazendo (4º jogo consecutivo sem perder) e trocaram de posições com o Eixense na tabela classificativa, alcandorando-se agora ao 4º lugar. O jogo foi bem disputado, embora nem sempre bem jogado, com uma vitória inteiramente justa da equipa que criou mais perigo e que só consentiu alguma reacção do adversário após a obtenção dos 1º e 2º golos.
Aproveitando o adiamento do jogo do campeonato nacional, António Luís, ao contrário do que vem sendo habitual nesta prova distrital, apresentou em Eixo uma equipa inteiramente formada por atletas do escalão de juniores, formada pelos seguintes elementos:
Ricardo Barros (gr); Ricardo Melo, Marcelo, Miguel Ângelo e Renato; Francisco Griné, Filipe Vieira e André Aranha; Nelson (cap) (Abreu, 69'), Lucas (Mathieu, int) e Nilson.
Suplente não utilizado: Diogo (gr)
A 1ª parte foi de domínio absoluto do Beira-Mar durante os primeiros 35 minutos de jogo, período em que esteve quase sempre em desvantagem no marcador. Com efeito, e após Nelson ter desperdiçado escandalosamente na cara do guarda-redes, logo no 1º minuto de jogo, uma oportunidade para inaugurar o activo, no seguimento de um cruzamento rasteiro de Filipe Vieira, foi o Eixense que, no minuto seguinte, se adiantou no marcador e chegou ao 1-0. Foi um remate feliz, de fora da área, com a bola a bater ainda no pé do opositor auri-negro, ganhando uma trajectória descendente após ter sobrevoado o ligeiramente adiantado Ricardo e a anichar-se nas redes da baliza aveirense. Um remate, um golo! Com esta desvantagem no marcador, o Beira-Mar partiu para uma meia hora de domínio intenso que só não deu resultados mais cedo porque, em matéria de finalização, os nossos jogadores se mostraram desinspirados, falhando imensas oportunidades de golo, algumas laboriosamente construídas.
Aos 4', a cruzamento da direita de Nelson, Lucas atira de cabeça ao lado. Aos 10' é Francisco Griné que, lançado em velocidade pela zona central, se consegue isolar mas deixa que o guardião do Eixense lhe roube a bola, quando procurava ladeá-lo. Este mesmo jogador, aos 15', abre na direita em Nelson, que imita o colega em matéria de eficácia de finalização e atira contra o corpo do guardião contrário, que era o último opositor. Aos 18', Nilson arranca em velocidade desde o meio-campo, ultrapassando pelo corredor esquerdo todos os adversários e, de ângulo já bastante fechado, opta pelo remate e perde uma oportunidade soberana já que, na zona central, tinha colegas para finalização fácil. O veloz extremo aveirense perde nova oportunidade, aos 21', falhando novamente na cara do guarda-redes de Eixo.
O Eixense, neste período, raramente conseguia responder e quando o fazia, era em lances de contra-ataque. Exemplo disso foi a jogada aos 22', quase uma fotocópia do golo anteriormente obtido mas, desta vez, a bola passa perigosamente por cima da barra da baliza de Ricardo. Insistia o Beira-Mar no empate e, aos 27', Griné protagoniza uma boa jogada individual pela esquerda que termina num centro que quase dá auto-golo. A justiça mínima no marcador chegaria aos 32', quando através de um excelente remate de fora da área, pleno de força e colocação, Filipe Vieira, ex-jogador do Eixense, empata a partida,  fazendo o 1-1.
Assistiu-se então, nos últimos 10 minutos da 1ª parte, a uma reacção da equipa da casa que, através de alguns livres e cantos que foi conquistando, não deixava o Beira-Mar continuar a jogar junto da sua baliza. Foi, no entanto, uma reacção inconsequente em termos de oportunidades de golo construídas, que não houve. Por seu turno, os auri-negros, só no último lance da etapa inicial voltaram a criar algum perigo, com o árbitro a anular um lance em que Renato introduziu a bola nas redes do Eixense, após um canto, alegadamente por carga sobre o guarda-redes.
A 2ª parte iniciou-se com o Beira-Mar a procurar chegar pela 1ª vez à vantagem no marcador. A primeira ameaça veio de Mathieu, logo aos 3', quando aberto na esquerda, progride com a bola e, de ângulo já bastante difícil, executa um pontapé que ficou a meio caminho entre o cruzamento e o remate. Foi o ensaio para o lance no minuto seguinte, quando o possante avançado auri-negro ganha a bola, em velocidade e em força, ao seu adversário e face ao guardião eixense atira para o 1-2.
Este golo madrugador provocou mais uma reacção à equipa da casa, mas o Beira-Mar parecia controlar o jogo e procurava o contra-golpe. Aos 6', um pontapé do guarda-redes Ricardo consegue isolar Nilson que, descaído para a esquerda, procura servir Mathieu, em posição frontal, mas o defesa eixense interpõe-se e a oportunidade perde-se. Respondia o Eixense e, aos 9', dispõe de um livre assinalado no limite da área e que valeu cartão amarelo a Miguel, mas do lance nada resultou. À medida que o tempo ia passando, o Beira-Mar ia baixando de produção atacante, parecendo recuar no terreno e dava mostras de não conseguir chegar com a bola controlada à baliza do Eixense que, aos 30', dispõe de mais um livre directo (cartão amarelo a Ricardo Melo), que é executado com um pontapé forte mas ao lado. Numa fase de jogo em que o Eixense começava a estar por cima, valendo na defensiva aveirense o "pronto-socorro" Miguel, que evita o empate, aos 33', quando um jogador do Eixense se isola e é incomodado no momento do remate. O jogo começava também a estar partido e disso procurava aproveitar-se o Beira-Mar para, em transições rápidas, chegar ao golo da tranquilidade. Aos 35', uma jogada de combinação entre Aranha e Nilson é interrompida pelo guarda-redes do Eixense que evita que o 1º finalizasse a passe do 2º. Na jogada seguinte, nova oportunidade perdida por Filipe Vieira após passe atrasado, da direita, de Griné. O Beira-Mar parecia acordar e o golo da tranquilidade chegou aos 36', após mais uma boa jogada de Francisco Griné, agora pela esquerda, proporcionando um remate de Renato à barra, com a bola a ressaltar num defesa visitado e a encaminhar-se para o fundo da baliza. O resultado poderia ainda ter-se avolumado, se Filipe Vieira tivesse aproveitado melhor mais uma oportunidade forjada por Chico Griné e não tivesse rematado contra o corpo do guarda-redes contrário, em posição bem frontal.
Antes do final destaque para a expulsão por duplo amarelo de Filipe Vieira, aos 41', aumentando o lote de jogadores indisponíveis na equipa de António Luís.
Boa vitória, num jogo que não foi nada fácil, disputado sob uma chuva copiosa durante toda a primeira parte e com uma arbitragem que nos pareceu estar melhor na 1ª do que na 2ª parte e em que o juiz da partida foi, algumas vezes, mal auxiliado.

Sem comentários: