domingo, 6 de dezembro de 2009

JUNIORES B: E vão 5 jogos sem perder!


SC Beira-Mar, 5 - GD Gafanha, 1
(1-0, ao intervalo)

Aproveitando o interregno verificado esta semana no campeonato nacional de juvenis, Aguinaldo Melo e os seus atletas estiveram de serviço, neste sábado, ao campeonato distrital de juniores da 1ª divisão da AFA, tendo apresentado, no jogo contra o GD Gafanha, um conjunto de jogadores que tem sido a base da equipa que está a fazer uma surpreendente carreira nos "nacionais" da categoria. O resultado traduziu-se numa vitória por 5-1, num jogo completamente dominado pelos auri-negros, que mostraram ser superiores ao adversário e compensaram, com os seus mais elevados índices técnico-tácticos, a diferença de idades entre os dois contendores. Com esta vitória eleva-se para 5 o número de jogos consecutivos que a equipa leva sem perder na prova distrital, onde agora ocupa o 3º lugar.
Os aveirenses apresentaram-se, no campo de treinos do Estádio Mário Duarte, com os seguintes protagonistas:
Diogo (gr), Leandro, Lobo (cap), Rui e Nito; Mika, Tito e Ricardo Figueiredo (Ricardo Castro, 26'); Sérgio Chipelo, Paulo Sousa (Tiago Azevedo, 62') e Cassamá (Marc, 52').
Suplentes não utilizados: Samuel (gr), Wilson Rubio e Francisco Dias.
A primeira parte foi de domínio completo do SC Beira-Mar, que mostrou superioridade em toda a linha e que, nos primeiros 45', apenas permitiu um remate ao adversário, à passagem do primeiro quarto de hora. A entrada dos auri-negros foi muito forte e, logo aos 4', surge a primeira situação de perigo junto da baliza do Gafanha, com Cassamá, no flanco esquerdo, a solicitar com um passe rasteiro e atrasado a entrada de Tito, que falhou o remate. Aos 9', nova oportunidade, numa jogada de entendimento entre Chipelo, Paulo e Ricardo Figueiredo, pertencendo a este último a finalização ao lado da baliza. Sérgio Chipelo, aos 12' e 13', mostra-se muito perdulário, já que, das duas vezes, enjeita as oportunidades que teve para fazer o golo, que tanto domínio aveirense já justificava. No primeiro lance, aparece solto na direita e remata para uma defesa apertada do guarda-redes; na segunda situação, consegue escapar-se pelo mesmo flanco e, na face do guardião contrário, atira inexplicavelmente para fora, quando tinha colegas em melhor posição para finalizar.

O golo, surgiu, finalmente e com justiça, aos 17' de jogo. Rui Santos, desde a sua defesa, lança em profundidade a corrida de Cassamá, que ganha em velocidade e faz, à saída do guardião visitante, um magnífico "chapéu alto". A bola, depois de bater no solo, ainda bate na barra, mas acaba no fundo da baliza, consumando-se o merecido 1-0.
O jogo era de sentido único e a insistência do Beira-Mar no seu futebol ofensivo, colocava mais em evidência a diferença de valor entre as duas equipas e as fragilidades do GD Gafanha. Até ao intervalo a vantagem poderia ter sido dilatada em diferentes ocasiões. Aos 25', no seguimento de um cruzamento da esquerda de Sérgio, Paulo Sousa falha o segundo golo à boca da baliza. Aos 27', verifica-se uma perdida escandalosa de Chipelo que, sozinho contra o guarda-redes adversário, tem todo o tempo do mundo para aumentar a vantagem, mas dispara por cima da barra. Paulo Sousa, aos 31', tenta a sua sorte à entrada da área, mas o golo é negado com uma boa defesa do guardião do Gafanha para canto.
No último quarto de hora da etapa inicial houve menos fulgor por parte dos donos da casa, que viam o intervalo chegar com uma vantagem muito escassa para tanto domínio e tantas oportunidades de golo desaproveitadas. A última aconteceu mesmo sobre o apito do árbitro, com Paulo Sousa a entrar de rompante, à boca da baliza,  correspondendo a um cruzamento, desde a linha de fundo, de Tito, mas a ver o seu remate passar, mais uma vez, por cima da barra.

Na 2ª parte o controlo do jogo continuou a pertencer ao Beira-Mar, ainda que tivesse havido períodos com natural quebra de intensidade. Ainda assim, logo no primeiro minuto, uma combinação entre Paulo e Sérgio, permite a este último aparecer solto, descaído para a esquerda, rematando à figura do guarda-redes forasteiro. O mesmo Sérgio, aos 9', quase chega ao golo na marcação de um pontapé de canto directo. Seria Tito, aos 16', que colocaria mais alguma tranquilidade no marcador com a obtenção do 2-0, que surgiu, mesmo assim, apenas na recarga a uma defesa efectuada pelo guarda-redes a um primeiro remate do mesmo jogador. Pouco depois, aos 19', Lobo quase eleva a contagem, mas chega ligeiramente atrasado a um cruzamento de Leandro, agora na esquerda, e não consegue empurrar para o golo. Diogo estava numa manhã de completa tranquilidade e cabe efectivamente perguntar, como é que o Gafanha conseguiu fazer um golo. A verdade é que, num lance fortuito, aos 26', os visitantes ganham um livre assinalado em posição frontal, já dentro da meia-lua. Na transformação, o nº 10 visitante rematou forte, a bola sofre um ligeiro desvio na barreira e acaba dentro da baliza defendida pelo nosso guardião.
Apesar de ser evidente uma abissal diferença de valores, uma vantagem mínima no marcador é sempre ingrata já que, num lance isolado, tudo pode acontecer. Mas o Beira-Mar reagiu muito bem a este revés, voltou a acelerar o jogo e teve o seu período áureo, com a obtenção de 3 golos no espaço de 7 minutos, obra de dois juvenis de 1º ano. O 3-1 surge aos 29', após um cruzamento da direita de Tiago Azevedo e com a colaboração do guarda-redes adversário, que larga a bola para Marc aproveitar a sobra e fazer um golo fácil. Passados dois minutos, numa excelente jogada individual, o mesmo Marc, de pé "quente", eleva para 4-1. O melhor golo da partida surgiria aos 36', por Tiago Azevedo que, no flanco direito, faz uma excelente recepção de bola, vinda de um cruzamento do lado contrário, domina com o pé direito, muda para o esquerdo e remata forte ao poste mais distante, fechando a contagem em 5-1.
Antes do final do jogo, houve tempo ainda para Diogo fazer, aos 37', uma grande defesa para canto (finalmente!) e para Tiago Azevedo (44') e Marc (45'+2) perderem duas soberanas ocasiões para chegarem à "meia-dúzia".
Excelente exibição, excelente resultado e grandes jogadores, muito bem comandados! Enfim, uma grande equipa!

Sem comentários: