sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Resultados do 2º inquérito: Infantis B merecem a confiança de 54,3% dos votantes

Como já tínhamos feito para as equipas de futebol de 11, foi lançado um inquérito semelhante para o futebol de 7, procurando auscultar o sentimento dos acompanhantes das equipas mais jovens da Academia de Futebol do SC Beira-Mar, relativamente às possibilidades de apuramento para a série dos primeiros. A votação terminou há dias e, relativamente ao 1º inquérito, apraz-nos registar um incremento significativo de votantes, que se fixou nos 175 (134 no 1º).
Os resultados estão graficados a seguir, tendo sido a equipa de infantis B aquela que registou uma maior confiança por parte dos participantes neste inquérito, com 54,3% dos votantes a acharem que os rapazes de Ricardo Pinheiro disputarão, na 2ª fase, a série dos primeiros.



Tendo em consideração as posições actuais das equipas auri-negras, com a 1ª volta terminada nos escalões de infantis e com uma jornada apenas por disputar nas escolas, achamos que os resultados globais não reflectem a realidade presente (como veremos a seguir), traduzindo algum pessimismo por parte dos participantes. E já nem falamos dos quase 10% que acham que nenhuma equipa se apurará, pois esse número traduz, eventualmente, a percentagem de visitantes do nosso blogue que não são beiramarenses. É natural que o facto de se tratar de um inquérito de respostas múltiplas (podia ter-se votado, simultaneamente, em todas as equipas, se assim o entendêssemos) não tenha sido bem compreendido e, em muitos casos, apenas se tenha escolhido a equipa que melhor se conhece ou da qual se está mais próximo.
Analisemos a situação, caso a caso:
INFANTIS A: Esta equipa é, porventura, aquela que enfrenta uma maior dificuldade de entre todas as equipas de futebol de 7. Primeiro porque, havendo 10 séries, apenas se apura o 1º classificado. Depois, porque tem na sua série a equipa que foi campeã distrital no ano passado, a AD Taboeira. Apesar disso, os pupilos de Edmundo Ferreira terminaram a 1ª volta em igualdade pontual com o rival aveirense e será de entre estas duas equipas que sairá o vencedor da série. Lembremos que o SC Beira-Mar, na última jornada, foi empatar precisamente no terreno do seu opositor, ficando agora, no plano teórico, com a vantagem de decidir o apuramento, na última jornada da prova, no Campo do Seminário. Na nossa opinião, as possibilidades são, manifestamente, superiores aos 34,3 % do inquérito.
INFANTIS B: Neste escalão o SC Beira-Mar terminou a 1ª volta apenas com vitórias e segue isolado no 1º lugar. Apenas porque não há certezas em futebol, não se poderá afirmar que o apuramento está garantido, no entanto, as probabilidades são largamente superiores a 90% (os 3 melhores 2º classificados das 7 séries existentes igualmente serão apurados).
ESCOLAS A: Outra equipa que segue isolada (5 pontos de avanço) no comando, totalizando por vitórias os jogos que disputou até agora (6), numa altura em que apenas falta uma jornada para terminar a 1ª volta. Nada faz prever que  a equipa de João e Pedro Teles não seja apurada, até porque, neste escalão, o melhor 2º classificado das 9 séries também disputará a série dos primeiros.
ESCOLAS B: A equipa de João Paulo divide o comando com a AD Taboeira, contando ambas as equipas só vitórias na prova. Na próxima jornada, a última da 1ª volta, os dois comandantes vão defrontar-se, num jogo que começará a clarificar as contas do apuramento que, no entanto, estamos em crer, só no último dia da 1ª fase ficará definitivamente decidido. Também se apurarão os 3 melhores 2º classificados das 7 séries que disputam o campeonato, o que faz aumentar as probabilidades de apuramento dos auri-negros.
ESCOLAS C: Neste escalão apuram-se os 2 primeiros classificados de cada série. Os auri-negros seguem, actualmente, no 2º lugar, tendo apenas perdido um jogo na deslocação ao campo do Taboeira, um dos principais adversários. Estas duas equipas, juntamente com o Mourisquense, discutirão entre si as 2 vagas existentes, adivinhando-se uma luta a três muito equilibrada mas que, estamos certos, a equipa de Paulo Martins não deixará de ganhar.

O valor das nossas equipas e o trabalho que vêm desenvolvendo, faz-nos acreditar em todas e, lá para inícios de Fevereiro de 2010, estamos certos que haverá motivos para muitas alegrias.

Sem comentários: