quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Agenda fim-de-semana: Beira-Mar e Taboeira encontram-se por 3 vezes!

Quiseram os caprichos do sorteio que, na mesma jornada e no mesmo dia, equipas do SC Beira-Mar e AD Taboeira se encontrassem, em 3 jogos dos diferentes campeonatos que disputam nos escalões de formação. Com efeito, Escolas C (Campo do Seminário), Escolas A (São João do Loure) e Iniciados B (Campo de treinos do Estádio Mário Duarte), são os escalões onde haverá "derby" aveirense no próximo sábado, com emoção garantida em dose tripla. De destacar, ainda, dois clássicos regionais, nos campeonatos nacionais de juniores da 2ª divisão (Sanjoanense-Beira-Mar) e de iniciados (Oliveirense-Beira-Mar).
Será, sem dúvida, um fim-de-semana cheio de motivos de interesse, com 10 jogos a disputar no total e dos quais pode consultar, de seguida, os detalhes:



Análise prévia da jornada

JUNIORES A: Saída extremamente difícil até S. João da Madeira, onde mora o actual 2º classificado da série B do campeonato nacional da 2ª divisão. É um jogo em que estará em disputa um pouco do apuramento para a 2ª fase da prova. Os auri-negros, recorde-se, seguem na 3ª posição, apenas a 1 ponto do seu adversário de sábado (ao qual bateram, na 1ª volta, por 3-1) e seria muito bom que mantivessem a invencibilidade da última série de 5 jogos que fizeram (1 empate e 4 vitórias).
JUNIORES B: A 2 jornadas do final da 1ª fase do campeonato distrital da 1ª divisão, a prova entrou na fase do tudo ou nada, no que ao apuramento para a série dos primeiros diz respeito. A deslocação a Avanca, revela-se de uma importância decisiva, e os auri-negros estão proibidos de perder, se quiserem continuar a depender apenas de si próprios relativamente à referida qualificação. O Avanca, penúltimo da classificação, joga apenas a defesa do seu bom nome, mas é bom lembrar que um dos 7 pontos, apenas conquistados pelo nosso próximo adversário, resultou de um empate alcançado em Aveiro, no jogo da 1ª volta.
JUVENIS: Após o importante ponto conquistado fora de portas no confronto com a Académica, o Beira-Mar regressa ao Mário Duarte para um jogo onde é claramente favorito. O União de Lamas, próximo adversário dos aveirenses, é o actual penúltimo classificado e os comandados de Aguinaldo Melo, que já na 1ª volta venceram os lamacences por esclarecedores 1-4, não vão querer deixar de aproveitar esta oportunidade para somar mais 3 preciosos pontos na luta pelo apuramento para a 2ª fase. Mais um factor de motivação: em caso de vitória e considerando que o Candal, na próxima jornada, não deverá ter quaisquer hipóteses de vencer o FC Porto, os auri-negros poderão festejar, já no próximo domingo e a 6 jornadas do final, a manutenção no campeonato nacional. Convém não esquecer que era este o 1º grande objectivo desta equipa, e chegar a esta altura, nesta situação, é verdadeiramente extraordinário.
INICIADOS A: Depois de quase um mês de interregno do campeonato nacional, a competição retoma o seu curso normal e o SC Beira-Mar enfrenta, na próxima jornada, um adversário difícil, num jogo que é um clássico regional. Ainda que a Oliveirense não esteja a fazer um campeonato ao nível do que lhe é habitual, os seus jogadores terão, na recepção aos aveirenses, uma motivação extra que advém do facto de defrontarem o líder da prova e de lhes querer infligir a 1ª derrota na prova. Do outro lado, os rapazes de Alberto Raínho quererão manter a invencibilidade na prova e procurarão chegar ao apuramento para a 2ª fase o mais rapidamente que for possível. Recordando que faltam 4 vitórias para o efeito, os 3 pontos de Oliveira de Azeméis encurtariam um pouco o caminho...
INICIADOS B: O Beira-Mar-Taboeira é um dos 3 derbies que este sábado se disputarão entre os emblemas vizinhos da cidade de Aveiro, estando os dados lançados, para este jogo do campeonato distrital de iniciados da 1ª divisão, em bases completamente diferentes para as duas equipas. Os nossos adversários cumprem calendário (vão disputar a série dos últimos na 2ª fase) e "apenas" os motivará a dignificação do seu emblema e o muito que representa um jogo entre estas duas equipas. Pelo lado dos auri-negros acresce, ainda, um factor suplementar de elevada importância, que se prende com o apuramento para a série dos primeiros. Em caso de vitória, muito dificilmente os beiramarenses deixarão fugir esse objectivo, que foi traçado desde o início da prova. Pelo que têm feito até agora, o favoritismo vai para o Beira-Mar, mas o futebol também é feito, muitas vezes, de resultados imprevisíveis. Esperemos que não seja o caso.
INFANTIS A: A prova realizada pela equipa de Edmundo Ferreira tem sido um perfeito mano-a-mano com a equipa do Taboeira, encontrando-se as duas equipas em igualdade pontual na 1ª posição e com a particularidade de só se encontrarem na última jornada. Até lá, parece que cada uma vai cumprindo calendário e vencendo os seus jogos, por maior ou menor diferença de golos. Esperemos que os auri-negros voltem a cumprir esta "obrigação" de ganhar e conquistem os 3 pontos no próximo sábado, durante a recepção ao Mini Foot que, sendo o 3º classificado, encontra-se a 10 pontos dos aveirenses, que já os golearam, na 1ª volta, por 1-7.
INFANTIS B: Foi a 1ª equipa a qualificar-se para a 2ª fase da prova. É com este estatuto que os pupilos de Ricardo Pinheiro vão receber o GD Eixense (penúltimo classificado), num jogo que se adivinha desnivelado e que esta equipa do SC Beira-Mar, pelo respeito com que encara todos os jogos e adversários, vai ganhar com alguma facilidade.
ESCOLAS A: Após o regresso às vitórias em 2010 e a subida ao 2º lugar da série G, a equipa dos irmãos Teles volta a depender de si própria para conseguir a qualificação para a série dos primeiros. Para isso terá de ir ganhando, sempre, o próximo jogo. E este é, no próximo sábado, contra o Taboeira (equipa B), em S. João de Loure. O nosso adversário é antepenúltimo classificado e, se queremos ter aspirações, não podemos desperdiçar a oportunidade de somar mais 3 pontos.
ESCOLAS B: Saída muito complicada para  a equipa de João Paulo, a Estarreja, onde se encontrarão duas equipas que disputam o 2º lugar na prova e que estão, actualmente, empatadas com 18 pontos. Adivinha-se muita dificuldade, muito equilíbrio e um jogo que poderá ser decidido em pequenos detalhes. Ainda que os auri-negros tenham ganho o jogo da 1ª volta por 4-1, este é, definitivamente, um jogo de tripla.
ESCOLAS C: Mais um "derby" aveirense em perspectiva, sendo que este é o único que coloca frente a frente equipas que estão a lutar pelo mesmo objectivo. Efectivamente, Beira-Mar e Taboeira são 2 dos 3 principais candidatos (o outro é o Mourisquense) às 2 vagas para a série dos primeiros. Os auri-negros são líderes e levam, actualmente, 7 pontos de vantagem sobre o seu emblema vizinho (que tem 1 jogo a menos e segue no 3º lugar). Em caso de vitória, a equipa de Paulo Martins daria um passo decisivo para a conquista desse objectivo e deixaria a equipa do Taboeira numa posição muito difícil. Por este facto, pensamos que a maior pressão estará do lado do nosso adversário, para quem a derrota seria muito mais penalizadora.

3 comentários:

Anónimo disse...

O campeonato o Taboeira é ganhar ao Beira-Mar!
Para o Beira-Mar é mais um jogo.
Espero que tenham todos boa sorte.
Saudações Beiramarenses.

Anónimo disse...

Hoje não sei se é bem assim... já foi. Por isso é que os jogos com o Taboeira são sempre noticia de destaque.
Para o Beira-Mar é mais um jogo porque vão ser jogos com equipas B do Taboeira excepto nos Escolas C.
Desejo apenas que haja Fair-Play de parte a parte.

Anónimo disse...

E a equipa de iniciados do Beira-Mar, que vai jogar com o Taboeira, qual é? É a equipa A? Essa parece-me que vai a Oliveira de Azeméis...