quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Agenda fim-de-semana: Juniores com compromissos importantes

Num fim-de-semana aparentemente calmo para a maioria das nossas equipas, são os jogos de juniores aqueles onde se jogará, nesta jornada, uma parte maior dos objectivos traçados para esta época, sendo que a deslocação dos juvenis ao terreno do Candal merecerá, também, atenções muito particulares. Ambas as equipas sub-19 jogam em casa e, quer no campeonato nacional, quer no distrital, os auri-negros estão "proibidos" de perder, sendo que, na prova da AFA, não alcançar os 3 pontos atira os aveirenses, em definitivo, para a série dos últimos.
Consulte todos os jogos que compõem a agenda do fim-de-semana:



Análise prévia da jornada

JUNIORES A: A equipa sub-19 do Beira-Mar, após a derrota da última jornada no terreno da Sanjoanense, perdeu o conforto dos 6 pontos que tinha sobre os seus mais directos perseguidores, aqueles que lhe ameaçam o 3º lugar, que dá acesso directo à 2ª fase do campeonato nacional da 2ª divisão. Um desses perseguidores (Lusitânia de Lourosa), agora a 3 pontos, é precisamente o seu próximo adversário, pelo que o encontro de sábado, no Mário Duarte, é de vital importância para os auri-negros e uma boa oportunidade para devolver a derrota sofrida no polémico jogo da 1ª volta.
JUNIORES B: As contas do apuramento para a série dos primeiros sofreram algumas alterações após a atribuição, pelo órgão disciplinar da AFA, da vitória por 3-0 ao GD Gafanha,  no seu jogo da 1ª volta com o Alba. A conjugação de resultados, para garantir aos auri-negros a qualificação para a série dos primeiros, não é tão complexa agora mas, ainda assim, não dependemos só de nós. Primeiro que tudo: é necessário vencer, no relvado secundário do Mário Duarte, o Alba. Com esta 1ª condição garantida precisamos, depois, esperar que num de 2 jogos (Gafanha-Anadia e Águeda-Oliveirense), aconteça um resultado que nos favoreça (basta um): a derrota do GD Gafanha na recepção ao Anadia ou, em alternativa, o empate ou a derrota do Águeda frente ao líder Oliveirense (só tem vitórias até agora). A esperança é sempre a última a morrer!
JUVENIS: Com todos os seus adversários directos, na luta pelos 2º e 3º lugares, a terem jogos de grau de dificuldade semelhante, os comandados de Aguinaldo Melo vão procurar não serem eles a escorregar na difícil deslocação ao terreno do Candal. O nosso próximo opositor, em termos classificativos, está bem abaixo de nós, mas a posição que ocupa (na fronteira que condena à descida) torna o encontro de elevada importância também para a equipa de Vila Nova de Gaia. Com as duas equipas a procurarem conquistar os 3 pontos, ainda que os objectivos sejam diferentes, deverá ser um jogo de grande tensão e onde o controlo emocional poderá ser determinante.
INICIADOS A: A equipa de Alberto Raínho está muito perto de alcançar o seu grande objectivo da época e uma vitória na recepção ao Mangualde deixá-la-ia na antecâmara da qualificação para a 2ª fase do campeonato nacional. Há uma grande diferença de valores entre as duas equipas (atestada pelas posições que ocupam na classificação e pelo jogo da 1ª volta), mas ainda está bem presente nos espíritos dos auri-negros a surpresa que o Lusitano de Vildemoínhos causou na sua visita a Aveiro, num jogo onde o estado do terreno foi determinante. Não se esqueçam, rapazes, o tempo está de chuva...
INICIADOS B: Garantido que está o apuramento para a série dos primeiros (1º grande objectivo da época), a partir daqui, os jogos poderão ter abordagens completamente diferentes. O resultado deixa de ser prioritário e há que deixar a equipa crescer, fortalecer-se, enfrentar adversários que, sobretudo na 2ª fase, serão teoricamente superiores. A visita a Oliveira de Azeméis no próximo domingo, na penúltima jornada da 1ª fase, é o primeiro dos jogos com esta mudança de paradigma.
INFANTIS A: Não se afigura muito difícil a próxima jornada para a equipa de Edmundo Ferreira e a curta viagem até Cacia, para defrontar o Estrela Azul, não deverá constituir grande problema. O penúltimo lugar na série e os esclarecedores 11-2 com que os auri-negros bateram o seu próximo adversário no jogo da 1ª volta, são argumentos que justificam o prognóstico de vitória aveirense. Mas o primeiro passo para ganhar o jogo é o respeito pelo opositor.
INFANTIS B: Quase tudo o que se disse para a partida dos infantis A é válido para o confronto que oporá Alba e Beira-Mar no escalão de infantis B. É verdade que a equipa de Albergaria segue no 3º lugar, estando em luta pelo 2º, mas a supremacia até agora evidenciada pelos atletas de Ricardo Pinheiro não deverá, ainda, ser posta em causa no jogo do próximo sábado.
ESCOLAS A: Será um jogo sem história, aquele que se prevê para o Campo do Seminário, no próximo sábado, opondo o Beira-Mar ao Valonguense. A fragilidade demonstrada pelo nosso adversário nesta prova, onde tem averbado derrotas sucessivas com goleadas, deixa apenas em aberto a incerteza dos números finais da quase certa robusta vitória da equipa de João e Pedro Teles.
ESCOLAS B: Também a equipa de João Paulo, a jogar em casa contra o Beira-Vouga, não deverá ter muitas dificuldades para levar de vencida a equipa de Frossos, onde já ganhou no jogo da 1ª volta.
ESCOLAS C: Garantido que está o apuramento para a série dos primeiros, após a robusta vitória sobre o Taboeira na última jornada, os meninos de Paulo Martins vão cumprir calendário e fazer o primeiro jogo de "preparação" para a 2ª fase, na deslocação à Gafanha, onde são claramente favoritos, pese embora o grande respeito que nos merece o nosso adversário.

Sem comentários: