domingo, 24 de janeiro de 2010

Balanço da jornada: Iniciados A garantem apuramento após vitória sobre Taboeira!

Foi um fim-de-semana de decisões importantes e definitivas, relativamente aos objectivos de algumas das equipas da Academia do SC Beira-Mar. No campeonato nacional de iniciados, a equipa de Alberto Raínho garantiu já, quando faltam ainda disputar 5 jornadas da 1ª fase e após a vitória de hoje sobre o Taboeira, o apuramento para a 2ª fase da prova. Também definitiva é a impossibilidade da equipa de Escolas A aceder à série dos primeiros, na 2ª fase do campeonato distrital da AFA, depois de ter sido derrotada, no passado sábado, na sua deslocação a Eixo. 3 vitórias, 3 empates e 1 derrota, foi o balanço desta jornada, cujos resultados gerais podem ser conferidos no quadro abaixo.



COMENTÁRIO
JUNIORES: Tarefa difícil era aguardada na deslocação ao terreno do líder, o SC Espinho, e as incidências da partida, mais do que o resultado (empate 1-1), com expulsões e lesões à mistura, vieram confirmar as dificuldades inicialmente previstas. A equipa de António Luís acabou o jogo com 8 homens em campo e o empate alcançado, se não deixou distanciar os "tigres" da Costa Verde, fez com que o Oliveira do Bairro se aproximasse perigosamente (está a 2 pontos dos aveirenses), entrando directamente na corrida ao apuramento. Adivinha-se uma electrizante ponta final de campeonato, quando faltam disputar 4 jornadas, que serão, não há dúvidas disso, verdadeiramente empolgantes.
JUVENIS: Com 5 pontos perdidos nas duas últimas jornadas (derrota no Candal e empate, 2-2, hoje no Mário Duarte, contra o Repesenses), a equipa de Aguinaldo Melo caiu do 3º para o 5º lugar e encontra-se momentaneamente fora do apuramento, situação que não vivia desde a já longínqua 3ª jornada da prova. Já nada pode manchar a boa época dos auri-negros, mas para quem fez praticamente todo o campeonato em zona de apuramento, é legítimo esperar, nas 4 jornadas que faltam, um último fôlego, que impeça a equipa de "morrer na praia".
INICIADOS: Com apenas 15 pontos em jogo até final da 1ª fase e garantida que foi hoje uma vantagem de 16 pontos sobre o 3º classificado (Académico de Viseu), pode a equipa de Alberto Raínho começar a preparar, desde já, os jogos difíceis que vai encontrar na 2ª fase do campeonato nacional. Com efeito, à vitória alcançada pelos auri-negros (2-3), no emotivo jogo disputado no terreno do Taboeira, somou-se a derrota dos academistas no "derby" de Viseu, pelo que já nada pode afastar o SC Beira-Mar de garantir mais uma presença na fase seguinte do "nacional" da categoria.
No campeonato distrital, terminou hoje a 1ª fase da prova e a equipa do Beira-Mar encerrou a sua participação no 2º lugar da Zona Sul, posição que já estava garantida antes do empate (1-1) hoje verificado, no jogo do Campo de treinos do Estádio Mário Duarte, contra o Avanca.
INFANTIS: Vitória tranquila dos infantis A (0-8) na sua deslocação a Macinhata do Vouga. Tal como era aguardado há muito, as decisões finais quanto ao futuro desta boa equipa, serão jogadas no jogo da última jornada, no próximo sábado, quando se defrontarem 1º e 2º classificados da prova.
Os infantis B folgaram neste fim-de-semana.
ESCOLAS: Consumada que foi a 4ª derrota na prova, na deslocação ao terreno do Eixense, onde perdeu por 1-0, as escolas A disseram definitivamente adeus à possibilidade de apuramento para a série dos primeiros. A situação já era difícil, mas este último desaire tornou matematicamente impossível o apuramento. Nada de dramas, meninos, há uma 2ª fase a disputar na mesma e, como diria um nosso ex- Presidente da República, "há mais vida para além da série dos primeiros"!
Com as escolas C de folga, resta apenas referir a robusta vitória, por 1-8, alcançada pelas escolas B no terreno do Estrela Azul. Com este resultado a equipa de João Paulo manteve o 2º lugar da sua série.

Sem comentários: