domingo, 10 de janeiro de 2010

Balanço da jornada: S. Gonçalinho não tratou a todos por igual...

Em fim-de-semana de S. Gonçalinho, o santo devoto das gentes da beira-mar não protegeu de igual modo todas as equipas da Academia, que saíram desta jornada com um saldo, ainda assim muito positivo, de 6 vitórias, 3 derrotas e 1 empate. Juniores e escolas A, com derrotas, são as formações com "razões de queixa" da falta de atenção do padroeiro do bairro típico de Aveiro, que "ajudou" nas goleadas dos infantis, das escolas C (que garantiram já o apuramento para a série dos primeiros) e nas vitórias dos juvenis e iniciados (com a equipa do distrital a garantir, nesta jornada, o desejado apuramento para a 2ª fase).
Esteja ao corrente de tudo o que aconteceu neste fim-de-semana, consultando o quadro que segue:



COMENTÁRIO

JUNIORES: Não podia ter sido pior o saldo das equipas deste escalão. No campeonato nacional da 2ª divisão, a equipa do SC Beira-Mar interrompeu, na deslocação a S. João da Madeira, a série de 4 vitórias consecutivas que trazia, tendo sido derrotada por 2-0 pela Sanjoanense. Com este resultado, e ainda que tenham mantido o 3º na classificação, a equipa de António Luís viu afastar-se mais as equipas que a precedem na tabela (Espinho e Sanjoanense), enquanto que os seus mais directos perseguidores (Paços de Ferreira, Lourosa e Oliveira do Bairro) se aproximaram perigosamente. Para o campeonato distrital, a equipa B estava "proibida" de perder, sob o risco de hipotecar as suas possibilidades de ir à série dos primeiros, na 2ª fase da prova. Infelizmente, foi o que aconteceu em Avanca e, agora, com esta derrota (2-1), os auri-negros partem para a última jornada a depender de terceiros, sendo necessária uma conjugação favorável de resultados em 3 partidas para que o "milagre" aconteça.
JUVENIS: A vitória (2-0) dos comandados de Aguinaldo Melo, na recepção à União de Lamas, cumpriu os objectivos mínimos traçados para este jogo e deixou tudo na mesma na tabela classificativa, com os 5 primeiros a ganharem os seus jogos. Vai haver muita luta até ao fim.
INICIADOS: Regressou o campeonato nacional de iniciados, após um interregno de quase um mês, e a equipa de Alberto Raínho mostrou "fome" de ganhar em Oliveira de Azeméis, onde bateu a Oliveirense por 1-3, ficando agora a 3 vitórias apenas do apuramento para a 2ª fase. Quem garantiu, nesta jornada, a penúltima da 1ª fase, o apuramento para a série dos primeiros, foi a equipa de iniciados B, que disputa o campeonato distrital da 1ª divisão, ao bater a AD Taboeira, em casa, por claros 4-1. Está, pois, atingido o primeiro grande objectivo da época, estando de parabéns João Amaral e toda a sua equipa.
INFANTIS: Foi com duas goleadas (8-1 sobre o Mini Foot, os infantis A e 11-1 sobre o Eixense, os infantis B), que a s equipas de Edmundo Ferreira e Ricardo Pinheiro cumpriram os jogos desta jornada, ambas preparando, desde já, desafios futuros mais difíceis. Os mais velhos discutem com o Taboeira o apuramento (que, tudo indica, será decidido na última jornada no Campo do Seminário), enquanto os mais jovens, tendo há muito garantido esse objectivo, têm em vista os jogos bem mais competitivos que encontrarão na 2ª fase da prova.
ESCOLAS: A equipa de Escolas A voltou a complicar as contas do apuramento, ao ser batida na deslocação ao terreno do Taboeira (derrota por 3-0) e caiu para o 4º lugar. Embora a distância para o primeiro lugar seja apenas de 2 pontos e faltem ainda 4 jornadas, a verdade é que os auri-negros voltam a estar dependentes de terceiros para chegarem ao topo da classificação. Vamos acreditar até ao fim! Num jogo em que se discutia a luta pelo 2º lugar, as escolas B deslocavam-se a Estarreja, para defrontar a equipa local, estando ambos os conjuntos empatados com o mesmo número de pontos. O empate (2-2) com que terminou a partida deixou tudo na mesma, continuando, Beira-Mar e Estarreja, lado a lado na classificação, ainda que o desempate seja favorável aos comandados de João Paulo, que venceram o jogo da primeira volta. Finalmente, um dos grandes destaques da jornada, ou seja, a goleada (11-0) que as Escolas C impuseram ao seu adversário de sábado, a AD Taboeira. Este resultado, para além de mostrar que a única derrota que os meninos de Paulo Martins cederam (precisamente com a formação vizinha, no jogo da 1ª volta) foi um mero acidente de percurso, apurou ainda os auri-negros para a série dos primeiros, quando faltam disputar 4 jornadas nesta primeira fase.

1 comentário:

Anónimo disse...

Juniores B para que?
Para lutarem para não descer?
Pensem bem para o ano porque não vale a pena ter esta equipa a competir.