domingo, 17 de janeiro de 2010

Balanço da jornada: Sob o signo da chuva!

Numa jornada marcada pelas difíceis condições climatéricas em que quase a totalidade dos jogos foi disputada, com destaque para o dia de chuva contínua de sábado que obrigou, inclusivamente, ao adiamento do jogo Alba-Beira-Mar, em infantis B (a disputar amanhã, 4ª feira, dia 20, pelas 20h15), os destaques do fim-de-semana vão para as robustas vitórias alcançadas nos respectivos campeonatos nacionais pelas equipas de juniores e de iniciados. Os juvenis marcaram passo, na sua luta pelo apuramento para a 2ª fase do campeonato nacional, perdendo na deslocação ao Candal e, no campeonato distrital de juniores, o objectivo da manutenção na 1ª divisão foi adiado para a 2ª fase da prova. 6 vitórias, 1 empate e 2 derrotas é o saldo dos 9 jogos disputados pelas equipas da Academia de Futebol, neste fim-de-semana e que pode conferir no quadro que se segue:



COMENTÁRIO

JUNIORES: No campeonato nacional, a robusta vitória (5-0) na recepção ao Lourosa veio numa altura crucial da prova, quando é necessário subir os níveis de confiança para os difíceis jogos que se vão seguir e que decidirão as equipas apuradas para a 2ª fase. Já no campeonato distrital o empate a um golo com o Alba foi insuficiente para fechar, desde já, o objectivo de manutenção no escalão maior da AFA. A meta terá de ser perseguida na 2ª fase da prova, disputando a série dos últimos. Este Beira-Mar-Alba era decisivo para a classificação desta 1ª fase e, quando tudo se joga em 90' apenas, as contingências do jogo podem determinar que a balança penda para um ou outro lado. Teve mais sorte a equipa de Albergaria e, quanto aos auri-negros, dispõem ainda de mais uma "batalha" (2ª fase) para poder ganhar a sua "guerra" (manutenção na 1ª divisão).
JUVENIS: Não há jogos fáceis, nesta série B do campeonato nacional e a visita ao Candal, pese embora a diferença na tabela classificativa entre as duas equipas, inspirava alguns cuidados. Ainda assim, o favoritismo tinha de ser assumido e não deixa de ser com alguma surpresa que os auri-negros saem derrotados (1-0) do jogo de Vila Nova de Gaia. Foi um passo atrás na luta pelos lugares que dão acesso à 2ª fase da prova, pelo que, agora, terão de ser dados 2 em frente. Vamos lá, malta!
INICIADOS: Regresso às goleadas (6-0) da equipa que disputa o campeonato nacional, no jogo em casa, com o Mangualde, e o objectivo está cada vez mais perto, faltando, agora, apenas mais 2 vitórias nos 6 jogos que ainda há por disputar nesta 1ª fase. A equipa do distrital, com o seu objectivo já conseguido na última jornada, deslocou-se a Oliveira de Azeméis onde, apesar do bom jogo efectuado, saiu derrotada por 1-0, frente à melhor equipa da Oliveirense, que aposta tudo nas últimas jornadas da 1ª fase desta prova.
INFANTIS: Vitória esperada dos infantis A na deslocação ao terreno do Estrela Azul, por esclarecedores 0-6, mantendo-se inalterável a situação nesta série , com o emparelhamento de Beira-Mar e Taboeira no 1º lugar a ser apenas desfeito, dentro de 15 dias, no último jogo da 1ª fase. Devido ao mau tempo, o jogo dos infantis B, em Albergaria, não se disputou.
ESCOLAS: Jornada 100 por cento vitoriosa, com as 3 equipas a vencerem os seus jogos, com maior ou menor dificuldade. Em jogos disputados no Campo do Seminário, as escolas A ganharam facilmente ao Valonguense por 13-0 e as escolas B, com um grau de dificuldade maior, também levaram a melhor sobre o Beira-Vouga, mas com resultado mais nivelado (3-1). As escolas C deslocavam-se à Gafanha, onde impuseram o seu estatuto de líder já apurado para a 2ª fase e venceram, ainda que por tangencial 0-1.

Sem comentários: