domingo, 17 de janeiro de 2010

INICIADOS B: Boa réplica frente a equipa mais experiente


UD Oliveirense, 1 - SC Beira-Mar, 0
(0-0, ao intervalo)

Com o objectivo já cumprido na passada semana, a equipa de iniciados B do SC Beira-Mar deslocou-se a Oliveira de Azeméis para defrontar, na penúltima jornada da 1ª fase do campeonato distrital da 1ª divisão, uma Oliveirense que ainda está na luta pelos 5 primeiros lugares, que garantem a manutenção no escalão maior da AFA.

Por isso, os oliveirenses optaram por trocar as suas equipas, apostando para o jogo com os aveirenses na sua formação mais forte, tendo-se deslocado a S. Romão, em jornada do campeonato nacional, com a sua equipa B, constituída por atletas mais novos.
Mas, apesar deste teórico desequilíbrio de forças, não foram “favas contadas”, como poderia parecer, e a nossa equipa foi até um “osso” muito duro de roer.
O jogo começou com domínio da Oliveirense, defendendo-se o Beira-Mar, sem nunca estacionar o “autocarro” à frente da baliza, tentando sempre responder em lances de contra-ataque.
Na Oliveirense destacava-se o Rafa (jogador habitual na selecção sub-15 da AF Aveiro), pela sua técnica e leitura de jogo e Semedo, pela sua velocidade e poder físico.
Em dois cantos, quase seguidos, a Oliveirense criou outras tantas situações de perigo, primeiro por Rafa, que atirou de cabeça à barra e depois por Semedo, que fez a bola passar por cima da baliza defendida por Leo.

Da parte do Beira-Mar, respondeu Jorge, numa boa jogada individual, tirando o seu adversário do caminho para depois atirar para defesa apertada do guardião da casa.
Havia muita luta a meio-campo, com grande entrega dos nossos bravos jogadores, mas todo este empenho não evitou que Semedo se isolasse e atirasse ao lado, em mais um lance de perigo para as redes aveirenses. Responderam os auri-negros através de uma boa jogada de Sousa, que cruza com perigo para a área, mas João Miguel chega atrasado para a emenda.
Na segunda parte a toada manteve-se e, aos 5’, numa das poucas desatençõe da nossa equipa, o rapidíssimo extremo da Oliveirense isola-se e, perante Leo, não tem dificuldades em abrir o marcador e estabelecer o 1-0.
Reagiu bem a equipa de Aveiro, procurando levar o jogo para a área adversária e Jorge dispôs de um livre, mas atirou muito por cima da barra.
Até final, da parte da Oliveirense, apenas mais dois lances de perigo. No primeiro, após a marcação de um livre, o central Emanuel dispara forte para excelente defesa de Leo, para, no segundo, surgir Semedo isolado frente ao guardião auri-negro, que lhe negou o golo com mais uma boa defesa.
E acabou a Oliveirense, a partir daqui só deu Beira-Mar. Apesar de não termos criado oportunidades flagrantes, pusemos em sentido uma equipa 1 ano mais velha e mais experiente, ganhando cantos e livres, que colocavam com frequência a bola na área da Oliveirense, criando algum frisson no último reduto da equipa da casa. Até que, a 5 minutos do fim do jogo, surge o lance que poderia ter alterado o resultado final. Joel, num lance individual, isolou Jorge e este, na cara do guarda-redes, descaído para a esquerda, atirou ao lado, gorando-se a possibilidade do empate.
O encontro caminhava para o fim, com a Oliveirense a fazer anti-jogo para “queimar” tempo. Já no período de compensação, dois livres a nosso favor possibilitaram cruzamentos para a área, com todos os jogadores perto da baliza da Oliveirense, mas valeu a maior estatura dos da casa para anular os intentos auri-negros.
E, deste modo, para alívio das hostes visitadas, terminou o desafio, num jogo onde a nossa equipa mostrou ser isso mesmo, uma equipa, onde todos os jogadores deram tudo. Apesar do resultado negativo, só podemos dar-lhes os parabéns. Não existem vitórias morais, mas esta exibição só pode deixar satisfeitos todos os beiramarenses que se deslocaram a Oliveira de Azeméis.
João Amaral apresentou, no sintético do complexo desportivo de Oliveira de Azeméis, a seguinte equipa:
Leo (gr); Luís (cap) (Joel, int), Fábio, Samuel (Bruno Reis, int) e Filipe; Nuno Abreu (Mário, 60'), Tiago Ramalho e Sérgio (Vieira, 50'); Sousa, João Miguel e Jorge.
Suplentes não utilizados: Canha (gr), Johnny e Rui.

Sem comentários: