quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

ESCOLAS A: Jogo com muito frio e equipa nova do adversário…!


AD Taboeira, 3 - SC Beira-Mar, 0
(1-0, ao intervalo)

As Escolas A estavam a um pontinho do 1º lugar antes deste jogo, mas o adversário, demonstrando um “fair-play” assinalável, trocou as suas duas equipas de série, e colocou a equipa A a jogar contra o Beira-Mar.
Jogo no campo de S. J. de Loure, numa manhã gelada e em que alguns erros defensivos e a pontaria nos postes, ditaram um desfecho demasiado penalizador no resultado final.
Participaram na equipa do SC Beira-Mar, por ordem numérica, os seguintes jogadores: 1- Marcelo; 2-Daniel; 6-Diogo; 7-J. Claro; 8-Rui; 10-Tomás; 11-Peralta; 12-Bruno; 13-Gui; 15-Pina; 17-Júnior e 19-João Bernardo.
Os misters Teles, apresentaram de início:
Bruno (GR), Daniel, Diogo, J. Claro (cap), Peralta, Júnior e João Bernardo.
Na 1ª parte jogou ainda o Tomás.
Quando a “comitiva” das Escolas A chegou a S. J. de Loure, o piso sintético estava totalmente branquinho com o gelo da noite, e jogavam as equipas do mesmo escalão Taboeira - Macinhatense, no entanto e tal como anunciado previamente, com alguns dias de antecedência, era a equipa B dos “vizinhos” que jogava pelas 9 horas da manhã.
Com efeito, o Taboeira trocou as equipas de série, e a que jogou contra o Beira-Mar foi a equipa A que, apesar de ter ganho, contou com a estrelinha da sorte durante todo o jogo.
Numa partida que parecia começar equilibrada, o adversário chegou à vantagem logo aos 4’, na sequência de ligeira desatenção defensiva. Contudo, e reagindo muito bem, fomos de seguida para o ataque e, num livre directo, enviámos uma bola à trave, que poderia ter “mudado” o rumo dos acontecimentos.
Até ao final da 1ª parte, o jogo decorreu de forma aberta e com jogadas de perigo em ambas as balizas, mas sem qualquer alteração no resultado.
Na 2ª parte, iniciaram a partida:
Bruno (GR), Daniel, Diogo, Tomás, Peralta, Gui e Júnior.
Entraram ainda: J. Claro, João Bernardo, Rui, Pina e Marcelo.
O 2º período começou novamente com o Taboeira a adiantar-se cedo no marcador, pois conseguiu marcar aos 6’ e 8’, alcançando assim uma vantagem bastante confortável de 3 golos.
No entanto, nos 17 minutos que restavam de jogo, a nossa equipa alterou a disposição táctica - 1 defesa, 3 médios e 2 atacantes, numa clara ambição de pelos menos empatar, o que só não veio a acontecer porque a bola não quis entrar - enviámos duas bolas ao poste e falhámos mais 2 boas oportunidades que, a serem concretizadas, iriam trazer justiça no desfecho final.
Estamos a 4 pontos do primeiro lugar, mas… como ainda tudo é possível, temos que acreditar até à última jornada - força meninos, são os nossos campeões!
Nota final para o comentário dum atleta da equipa B do Taboeira, quando o jogo acabou: - Boa, nem jogámos e já temos mais 3 pontos…!

4 comentários:

Anónimo disse...

"A equipa B de iniciados do SC Beira-Mar, a disputar o campeonato distrital da 1ª divisão" (jogou com o Taboeira B)

"Canha (gr); Yusuf (Luís, int), Gui, Bruno Reis (Tiago Ramalho, int) e Filipe; Fábio (cap), Diogo H. Carvalho e Tiaguinho (Nuno Abreu, 59'); Jorge, Henrique (João Miguel, int) e Renato (Joel, 50')."

É só fazer as contas e ver quantos atletas da equipa A de iniciados estão no onze que jogou contra a verdadeira equipa B do Taboeira.

Ou então….

"Apresentando uma equipa que apenas contava, entre os 18 convocados, com 3 atletas de 1º ano, a equipa de iniciados do SC Beira-Mar deslocou-se à Mealhada" (em mais uma jornada do distrital)

"Hugo (gr) (Canha, int); Ruben Marques, Gui (Fábio, int), Pedro Salgado e João António; André Silva, Pedro Aparício (cap) (Diogo M. Carvalho, int) e Rafa; Tiago Gomes, Henrique (Jorge, 46') e Ricardo Tavares (Renato, 58')."

E se se procurar mais, encontra-se muitos mais exemplos destes. Nos iniciados e nos juniores. No futebol de 7 é impossível porque o Beira-Mar só tem uma equipa por escalão.

A máxima já é antiga… olhem para o que digo não para o que faço…

Todos os clubes têm objectivos a cumprir. O Taboeira na primeira volta ganhou 29-0 ao Macinhatense. A equipa Escolas A2 do Taboeira ganhou agora 9-0. O objectivo era preparar a segunda fase contra uma equipa mais forte que o Macinhatense. É um objectivo tão válido como jogar com atletas da equipa A no campeonato distrital. Em última análise, os Iniciados A do Beira-Mar assim como a equipa principal equipa de Escolas A do Taboeira não são mais velhos que os jogadores do adversário. Nem têm três pernas e quatro braços. São é simplesmente melhores.

Anónimo disse...

Eu acredito que os amigos vão ser campeões.
FOPRÇA.
Um abraço
Bozi

Carlos Martins disse...

Ao anónimo das 11:07

Exmo. Sr.

Pelo teor do seu comentário (é pena que não se identifique) presumo que está por dentro das opções da AD Taboeira e dos seus objectivos, nomeadamente os desportivos. Não pretendo questioná-los porque, em primeiro lugar não o poderia fazer e, depois, nunca gostei de meter a foice em seara alheia.

Relativamente ao jogo em questão (escolas A), as vossas escolhas são inteiramente legítimas e a razão do meu comentário nada tem a ver com isso, mas sim com o tipo de comparações que faz e que, na minha opinião, enfermam de um grave erro de raciocínio.

Na verdade, o senhor compara situações que não são, a meu ver, comparáveis. Comparar as opções feitas pelo SC Beira-Mar, nos seus jogos de iniciados e juniores, com o que, no passado sábado, fez o Taboeira em escolas A, é comparar o incomparável. Onde está a diferença? As 2 equipas de iniciados do SC Beira-Mar (de resto como as do Taboeira) e as 2 de juniores disputam campeonatos diferentes (nacional e distrital) e, em qualquer deles, desportivamente falando, há objectivos a cumprir (ser campeão, por exemplo, ou não descer de divisão). Nestes escalões, chamar equipa "A" a uma e "B" a outra é uma forma de as diferenciar. Na verdade trata-se de equipas (iniciados ou juniores) que disputam 2 campeonatos distintos e onde têm objectivos desportivos a cumprir.

Concordará comigo que, no futebol de 7, a situação é diferente. Os clubes que inscrevem, no mesmo escalão, 2 equipas, disputam o mesmo campeonato e só poderão aspirar a 1 título, não havendo descidas de divisão. Uma das equipas, desportivamente (sublinho bem esta palavra porque, noutros capítulos, todas as equipas têm muito a ganhar), nada pode ganhar, por muito boa que seja a sua classificação (mesmo que ganhem as duas séries, uma disputará, sempre, a série dos últimos).
A AD Taboeira decidiu, no jogo com o Beira-Mar, trocar as suas equipas mas, desportivamente, nada ganhou com isso, apenas dificultou a tarefa da equipa de escolas A do Beira-Mar de se apurar para a série dos primeiros. A opção é legítima, mas assumam o objectivo com que o fizeram. Assim, estão a tentar atirar "areia" para os olhos dos mais incautos ou a fazê-los passar por "burros". Para treinar com uma equipa mais forte poderiam fazê-lo, por exemplo, no jogo da próxima jornada contra o Avanca (que é a equipa líder da série, teoricamente mais forte do que o Beira-Mar, que está apenas em 4º lugar).

Bons jogos para a AD Taboeira e viva o Beira-Mar!

P.S. - O Taboeira irá jogar, durante toda a 2ª fase do campeonato distrital de iniciados, com a sua equipa de 1º ano (prefiro chamar-lhe assim) ou vai fazer a mesma coisa que o Beira-Mar fez na 1ª fase? Não precisa de me responder, porque é obvio que irão fazer o que fazem todos os anos. E muito bem...

Carlos Martins
Sócio nº 866 do SC Beira-Mar e colaborador da Academia de Futebol

Anónimo disse...

O Taboeira tem todo o direito de decidir utilizar os buracos dos regulamentos desportivos e inclusive utilizar os jogadores que entender. O SC Beira-Mar até lhes tem dado espaço (demasiado)no seu blog para publicitarem as suas diabruras, mas não chega... Com dirigentes assim, nunca irão longe. Têm de crescer como homens e muito mais como pedagogos.