sábado, 30 de janeiro de 2010

INFANTIS A: Vitória do mais forte!

SC Beira-Mar, 1 - AD Taboeira, 9
(1-2, ao intervalo)

Acabou a 1ª fase do campeonato distrital e o Beira-Mar irá disputar a série dos últimos, após ter perdido esta manhã por esclarecedores 1-9, com a AD Taboeira, no jogo da última jornada, que tudo decidia. Os nossos rapazes fizeram o que puderam, mas a superioridade visitante nunca esteve em causa e a vitória do Taboeira foi inteiramente justa. A diferença mínima que se verificava no marcador, no final dos primeiros 30', ainda mantinha acesa a luz da esperança, mas o período complementar foi devastador para as pretensões auri-negras. Um resultado tão desnivelado, foi severo castigo para uma equipa que fez um campeonato muito bom e, não estando em causa o triunfo forasteiro, os comandados de Edmundo Ferreira não o mereciam pelo que fizeram ao longo da prova.
O Beira-Mar entrou em campo com:
Diogo (gr); Nuno (cap) e Regêncio; Bruno, Rafa e Marcos; Aurélio.
Jogaram depois: Manu e Luís Miguel.
As dúvidas quanto ao vencedor da partida cedo começaram a ser desfeitas, já que, logo aos 2' de jogo, Leandro, jogador que esteve imparável, fez o 0-1, através de um remate forte à entrada da área. O Beira-Mar ainda respondeu, aos 5', após uma jogada individual de Marcos que termina com um remate de longe, ao lado da baliza dos visitantes. O Taboeira começou a ter ascendente na partida e, aos 8', através da marcação de um livre directo, ainda longe do limite da grande área, o perigo volta a rondar a baliza de Diogo, com a bola a ser enviada ao poste. Com a intensificação da pressão exercida, os forasteiros conquistam, aos 10', uma grande penalidade, a castigar derrube ao inevitável Leandro. Encarregado da marcação, Mika não perdoou e elevou para 0-2. A vantagem poderia ter sido dilatada, aos 12', quando os vencedores da série G desperdiçaram um golo de baliza aberta, com o dianteiro do Taboeira a rematar a bola novamente no poste, já com Diogo ultrapassado. No minuto seguinte, outra vez Leandro e outra vez a bola no poste, após boa iniciativa individual, que deixou evidente a diferença de andamento entre este jogador e os restantes. O período de domínio do Taboeira, durante a primeira parte, culminaria, aos 18', com mais um lance de grande perigo, na sequência da marcação de um livre do lado direito, com Mika a cabecear, em posição frontal, por cima da baliza auri-negra.
Assistiu-se, a partir daqui, à fase mais equilibrada do jogo, que coincidiu com o período em que o técnico do Taboeira resolveu dar descanso à principal figura da equipa, o nº 17 Leandro. Luís Miguel, aos 21', dentro da área, falhou o remate, mas deixou pelo menos o aviso. Respondeu Fábio, aos 25', numa transição rápida pela esquerda, com o remate cruzado e muito perigoso a ser desviado por Diogo. Do outro lado, era Aurélio, em jogada pela direita, que enviou a bola ao poste. Na sequência desta jogada, do lado contrário, Rafa é derrubado e a respectiva grande penalidade é de pronto assinalada. Estavam decorridos 27' da 1ª parte e Aurélio aproveitou o ensejo para reduzir para 1-2 e devolver a esperança às hostes auri-negras, até porque o intervalo chegou logo a seguir.
Edmundo Ferreira fez alinhar, na 2ª parte, os seguintes atletas:
Diogo (gr); Regêncio; Nuno, Rafa e Manu; Luís Miguel e Aurélio.
Também jogaram: Pouseiro (gr), Bruno, Marcos, Ladeiro e Miguel.
Se a esperança tinha renascido a acabar a 1ª parte, morreu logo no início da 2ª. Com efeito, logo no 1º minuto o Taboeira chega ao 1-3. O reentrado Leandro isola-se e remata na cara de Diogo, para uma soberba defesa para canto do guardião auri-negro. Na sequência do canto, o mesmo Leandro entra de rompante na área e faz o golo. Este tento foi muito sentido pela equipa do Beira-Mar e galvanizou os visitantes que partiram para um 2º período em que foram claramente superiores, construindo uma goleada que assenta no valor individual de algumas das suas unidades, nomeadamente Leandro, na maior capacidade física da equipa (que o decorrer do tempo viria a acentuar) e no descrer que foi tomando conta dos donos do terreno.
A história do jogo, a partir daqui, conta-se, praticamente, com o relato de cada um dos golos do Taboeira, perante um Beira-Mar que nunca deixou cair os braços, mas que foi sempre incapaz de contrariar o poderio do adversário. Aos 4', Mika, após arrancada desde o meio-campo, passou por todos os opositores, incluindo o guarda-redes Diogo e fez facilmente o 1-4. O 1-5 chegaria aos 6', pelo "capitão" André Dias, na sequência de mais um canto cedido por Diogo, após intervenção soberba a remate de fora da área. O nosso guardião foi, aliás, o jogador que mais deu nas vistas do lado visitado e negou, aos 8', mais um golo a Leandro, que lhe proporcionou uma extraordinária defesa. As bolas paradas revelavam-se mortíferas para o nosso último reduto e o 1-6, foi exemplo disso. Na marcação de um livre na direita, aos 11', a bola é cruzada pra a área, com o possante Fábio a cabecear fora do alcance do guardião da casa. Oa auri-negros deram o seu primeiro sinal de vida, nesta 2ª parte, aos 13', quando Aurélio, isolado, é desarmado em última instância, quando se preparava para reduzir distâncias. Aos 15', nova investida dos comandados de Edmundo Ferreira, com Luís Miguel a cruzar da direita, para uma finalização de cabeça, por Marcos, que atirou a bola ao lado. Era o melhor período do Beira-Mar nesta 2ª parte e, no minuto seguinte, Nuno proporciona uma defesa em grande estilo ao guardião visitante, após a marcação de um livre directo. Na parte final do jogo, o fluxo atacante do Taboeira voltou a aumentar e, aos 20', é Miguel que safa o golo, em cima da linha fatal, parando um remate efectuado de fora da área, com Diogo fora dos postes. Diogo que, aos 22', voltaria a brilhar, desviando para canto, com mais uma grande defesa, um remate rasteiro, muito perigoso, efectuado de fora da área. Aos 25', 27' e 28' o Taboeira encerraria as contas com a obtenção de mais três golos. O 1-7 resulta de um pontapé fortíssimo, desferido de fora da área por André Dias, que não deu quaisquer hipóteses de defesa ao recém-entrado Pouseiro. O 1-8 é obtido por Kiko, isolado pela banda esquerda, para André Dias, em jogada individual, fechar a contagem (1-9).
Parabéns ao Taboeira pela qualificação alcançada e à equipa do Beira-Mar pelo magnífico campeonato que fez. Lamenta-se o facto de estas duas equipas não participarem, ambas, na série dos primeiros.
Arbitragem sem problemas.

3 comentários:

Anónimo disse...

Parabens as 2 equipas pelo exelente jogo que assistimos.
Não há duvidas a equipa do taboeira é mesmo a melhor, o beira-mar não tem argumentos para contrariar esta equipa do taboeira.
A escolha do campo so beneficiou o taboeira, apesar do 2 lugar alcançado parabens aos miudos que se esforçaram ao maximo.
Ao treinador do beira-mar um conselho, elogie mais os nossos jogadores e nao faça discursos de derrota antes do jogo.

Anónimo disse...

O beira mar neste jogo nao consegui mostrar a sua superiridade contra o taboeira, mas nao se esqueçam da espantosa exibição do guardiao Diogo e so mais uma coisa o treinador edmuno tambem ta de parabens pelo trabalho que fez ao longo deste tempo todo.

Olheiro disse...

Parabens ao Taboeira pelo excelente resultado alcançado frente ao B-Mar,no entanto parece-me que o Taboeira estava com receios tendo levado alguns miudos que jogam pelos iniciados, mas faz parte da estrategia.

Em relação ao B-Mar parece que errou no lugar do Jogo benificiando a equipa adversária.
Se fosse no seminário havia oportunidade de a equipa estar mais unida, e assim talvez conseguisse anular as jogadas individuais do adversário. Começaram o jogo muito nervosos acusando a responsabilidade.
Não sei qual foi a tactica do Treinador, bom rapaz, mas parece-me que errou, mesmo perdendo e a partir da 2º parte depois dos 10mn, como é possivel a equipa não trocar a bola, e manter a posse. reparei numa equipa que não joga pelas laterais, a bola raramente vai para lá,o meio campo não constroi, e por vezes não existe nas marcações tambem um ou outro corre mas não passa a bola, o excelente G.R. podia tambem ajudar nesse sentido em vez de chutar, começar a construir jogo.

Sei que agora é facil falar, mas pretendo dizer que esta equipa é fabulosa, há que dar confiança e dizer-lhes que sabem jogar a bola