domingo, 3 de janeiro de 2010

INICIADOS B: Uma primeira parte de luxo!


GD Mealhada, 0 - SC Beira-Mar, 3
(0-3, ao intervalo)

Apresentando uma equipa que apenas contava, entre os 18 convocados, com 3 atletas de 1º ano, a equipa de iniciados do SC Beira-Mar deslocou-se à Mealhada, para uma partida que se revelava de grande importância nas contas do apuramento para a série dos primeiros do campeonato distrital da 1ª divisão. Os auri-negros, hoje orientados por João Amaral e Alberto Raínho, bateram categoricamente a turma local por três golos sem resposta, resultado alcançado numa primeira parte onde o futebol apresentado pelos aveirenses foi do melhor que já lhes vimos fazer nesta época. Com este resultado, sem que nada esteja ainda definitivamente decidido, a equipa do Beira-Mar deu um passe de gigante na conquista dos seus objectivos.
No campo de treinos do Grupo Desportivo da Mealhada, os responsáveis técnicos escalaram os seguintes elementos:

Hugo (gr) (Canha, int); Ruben Marques, Gui (Fábio, int), Pedro Salgado e João António; André Silva, Pedro Aparício (cap) (Diogo M. Carvalho, int) e Rafa; Tiago Gomes, Henrique (Jorge, 46') e Ricardo Tavares (Renato, 58').
Suplentes não utilizados: Bruno Filipe e Zazu.

O Beira-Mar cedo tomou conta do jogo e também muito cedo chegou à vantagem. Aos 3', na sequência da marcação de um canto, do lado esquerdo, Tiago Gomes coloca a bola no 2º poste, para a entrada de rompante de André Silva que, determinado, encostou com o pé direito para o 0-1. Os mesmos protagonistas, no minuto seguinte, quase repetiam a dose, em lance onde apenas a finalização de cabeça de André, por cima da barra, foi diferente. Tranquilizados pela vantagem madrugadora, os aveirenses começaram a explanar um futebol agradável ao espectador, com muito boa circulação e posse de bola, dominando por completo um adversário que, cedo se viu, passou a respeitar a equipa auri-negra, não ousando sair com a bola controlada e limitando-se a pontapear a bola para longe, quando não para o lado para o qual estavam virados. Ainda assim, aos 7', aconteceu um calafrio para as redes aveirenses. Numa bola morta, entre a lateral e a grande área, Hugo procura jogar com um colega, mas a bola é interceptada e ressalta para a área, valendo o posicionamento de Gui para chegar primeiro e esconjurar o perigo. As coisas rapidamente regressaram à normalidade e, aos 11', uma belíssima jogada de envolvimento pelo lado esquerdo, com a bola a passar de pé para pé, entre vários jogadores, termina com uma diagonal, para dentro, de Tiago Gomes que, depois de passar por dois adversários, remata em arco, fazendo a bola rasar a barra da baliza do já batido guardião bairradino. Era o prenúncio do 0-2, que chegaria no minuto seguinte. Mais uma boa jogada, desta vez pela direita, com Henrique a servir na pequena área Ricardo Tavares, para um remate que fuzilou, autenticamente, as redes da equipa do Mealhada.

O futebol praticado pelos nossos atletas era, por esta altura, de encantar e os da casa estavam rendidos a tamanha superioridade. Aos 22' nova ameaça para os visitados. À saída de um canto, marcado à maneira curta, Tiago Gomes ensaia o remate para uma defesa segura do guardião do Mealhada. Mais uma vez era o aviso para o golo que se avizinhava. Com efeito, no minuto seguinte, Hugo repõe a bola em jogo, Henrique ganha em velocidade ao seu adversário directo, isola-se e desvia a bola, que se encaminhava para a baliza. Na sua perseguição seguiram um defesa da casa, que procurava o alívio e Ricardo Tavares, que acabou por levar a melhor e confirmar o 0-3 com que se chegaria ao intervalo.
Antes, porém, do apito para o descanso, o bom futebol continuou e houve mais oportunidades para ampliar o marcador. Aos 26', Rafa faz uma magnífica abertura na direita, para Henrique, que domina a bola e remata de pronto, com muito perigo mas por cima da barra. Finalmente, aos 31', a última boa oportunidade para golo nesta 1ª parte pertenceu a Ruben, que iniciou uma jogada individual pela zona central e, depois de deixar para trás vários adversários, remata à entrada da área para uma vistosa defesa de recurso do guarda-redes da casa, que negou o golo ao lateral direito auri-negro.
O intervalo chegava e, mais do que a vantagem por 3 golos, era motivo de grande satisfação a lição de futebol colectivo que a equipa aveirense tinha proporcionado.
Na 2ª parte, ainda que o domínio tivesse continuado a pertencer ao Beira-Mar, o futebol apresentado decaiu de qualidade, perdendo velocidade e sentido colectivo. A vantagem registada no marcador ao intervalo terá sido a principal razão (por muito que se lembre aos jogadores, é muito difícil tirar-lhes da cabeça que o jogo já está ganho), mas o GD Mealhada também defendeu com mais jogadores atrás da linha da bola, dificultando a penetração na sua muralha defensiva. Mesmo assim, não se pode dizer que se tenha jogado mal neste período complementar, simplesmente o nível exibido nos primeiros 35' estava bem presente e a fasquia encontrava-se, efectivamente, muito alta.

Rafa teve, ainda assim, aos 9', oportunidade para chegar ao golo, numa jogada de combinação com Henrique, mas perdeu o tempo de remate, embrulhando-se com a bola bem no meio do coração da área. O Mealhada, com o seu dispositivo defensivo bem montado nesta 2ª parte, permitiu-se, ainda, criar algum perigo para a nossa baliza, coisa não vista durante a 1ª parte. É verdade que, aos 11', foi uma perda de bola de João António, em zona proibitiva, que lhes permitiu o remate perigoso a rasar o poste esquerdo da baliza defendida por Canha nesta 2ª parte. Situação que se voltou a repetir, aos 20', agora com a perda de bola, no meio-campo, a proporcionar uma transição rápida, que termina com um remate de fora da área para uma defesa de Canha.
O Beira-Mar, que em termos de domínio territorial, de posse de bola, de qualidade de jogo, continuava a estar por cima, só voltou, no entanto, a criar uma real situação de golo aos 28' quando, na sequência da marcação de um canto, Rafa envia a bola à barra, numa execução técnica de elevada qualidade. Já em período de compensação, naquela que foi, de resto, a última jogada do desafio, Tiago Gomes, em jogada individual, da esquerda para dentro, desfere um remate cruzado, de fora da área, com a bola a passar rente ao poste mais distante. Merecia golo!
A arbitragem esteve em bom plano.

Sem comentários: