sábado, 2 de janeiro de 2010

JUNIORES B: Ano Novo traz nova esperança


SC Beira-Mar, 2 - CD Estarreja, 0
(0-0, ao intervalo)

Depois das 3 derrotas sofridas nas 3 últimas jornadas, que atiraram a equipa de juniores B para o 7º lugar do campeonato distrital da 1ª divisão, os auri-negros regressaram hoje às vitórias, batendo o CD Estarreja por 2 golos sem resposta, em jogo disputado no relvado secundário do Mário Duarte, o 1º do novo ano de 2010, que devolveu nova esperança às aspirações da turma aveirense.
Foi uma vitória justa, obtida por uma equipa que, aproveitando a paragem do campeonato nacional, apresentou uma formação completamente constituída por atletas do plantel júnior, tendo-se superiorizado sempre ao seu adversário, que apenas conseguiu adiar a derrota para a 2ª parte, período onde Mathieu, entrado ao intervalo, foi decisivo, com a obtenção dos 2 golos. Apesar de mostrar ter uma boa equipa, justificando plenamente o 2º lugar ocupado e o apuramento já garantido para a série dos primeiros, a formação estarrejense nunca mostrou argumentos suficientes para levar de vencida uma equipa do SC Beira-Mar que esteve sempre por cima.
António Luís fez alinhar para este jogo, que era a primeira de 3 "finais" a disputar:
Ricardo Barros (gr); Ibrahima (Ricardo Melo, 71'), Marcelo, Beato e Berna; André Vaz (cap), Filipe Vieira (Lucas, 61'), Francisco Griné e Nuno Silva; Nelson e Igor (Mathieu, int).
O jogo iniciou-se com grande intensidade, mostrando um Beira-Mar na procura do golo, perante um adversário que mostrava também as razões porque ocupa o 2º lugar na Zona Sul, apenas batido, até ao jogo de hoje de manhã, pelo líder Oliveirense. Os primeiros 45' tiveram uma maior posse de bola dos homens da casa, com os forasteiros a revelarem-se perigosos nos lances de bola parada.
O primeiro momento de perigo junto das balizas ocorreu aos 4' de jogo, quando Nelson, de longe, ensaia um potente remate para defesa vistosa do guardião contrário. A este lance, respondeu o Estarreja, aos 6', no seguimento da marcação de um pontapé de canto, na esquerda, tendo o cabeceamento passado perigosamente ao lado. Aos 12', novo lance de perigo para as redes de Ricardo e, de novo, através de uma bola parada. Num livre marcado com o pé esquerdo, do lado direito do ataque do Estarreja, a bola é desviada com muito perigo para uma defesa difícil de Ricardo para canto.
O jogo foi decaindo de intensidade, mas com o Beira-Mar a encostar o adversário ao seu meio-campo, sem, contudo, criar ocasiões flagrantes de golo. Seria, aliás, Ricardo a estar novamente em evidência, aos 35', quando, após um lançamento de linha lateral, um jogador visitante progride, sem oposição, em direcção à baliza auri-negra e dispara de fora da área para defesa do nº 1 aveirense. Aos 38', Nelson protagoniza uma boa jogada pelo lado esquerdo, mas o seu cruzamento mortífero para o centro da baliza não encontra nenhum colega para dar o seguimento devido. Até final da etapa inicial, evidência para os dois guarda-redes, que mantiveram, com duas grandes defesas, ambas as redes invioláveis. Primeiro foi Ricardo, aos 42', com uma magnífica defesa a negar o golo ao Estarreja, tentado com um bom cabeceamento, novamente no seguimento de um canto. Depois, em cima do apito para o descanso, e após uma transição rápida, foi o guardião do Estarreja a manter o nulo, detendo um disparo de Igor que levava o selo de golo.
Ao intervalo, António Luís fez entrar Mathieu para o lugar de Igor, uma troca que se revelaria decisiva para o desfecho da partida. Não só por isso, mas também porque, no período complementar, o Beira-Mar intensificou o seu domínio, os auri-negros cedo começaram a construir a vitória que procuravam e que era o único resultado que lhes interessava neste jogo. Com efeito, logo aos 3', o recém-entrado Mathieu, solicitado por um lançamento nas costas da defesa de Estarreja, isola-se e, com um bom remate, inaugura o marcador, fazendo o 1-0 para os da casa. Os forasteiros ainda responderam, pouco depois, através de um cabeceamento dentro da área, correspondendo a um bom cruzamento, mas Ricardo opôs-se com uma muito boa defesa.
A ganhar, o Beira-Mar começou a explanar um bom futebol e a criar algumas oportunidades para ampliar a vantagem. Aos 18', uma boa abertura de Chico Griné proporciona a Nuno oportunidade para se isolar, mas o jogador auri-negro é desarmado, "in-extremis", pelo seu marcador directo. No minuto seguinte é o endiabrado Mathieu que protagoniza excelente jogada individual pela esquerda, ganhando aos seus adversários e cruzando rasteiro e atrasado, desde a linha de fundo, para a entrada de Francisco Griné que, à entrada da área, remata para a bola ser desviada pelo muro formado pela defesa contrária. Era uma fase de "sufoco" para a baliza do Estarreja e, aos 20', nova situação de golo. Desta feita é Marcelo que inicia a jogada, desde o seu meio-campo, pertencendo-lhe também a conclusão, falhando incrivelmente o golo à boca da baliza. Aos 22', novamente Mathieu em evidência, fugindo outra vez pela esquerda e dando, atrasado, de "bandeja", para Nuno que, sozinho, remata ao lado e falha ocasião soberana.
Estava-se nesta fase de domínio avassalador dos aveirenses, que já justificavam uma vantagem mais confortável no marcador, quando ia acontecendo um "balde de água fria" para os visitados. Aos 23', num cruzamento largo da direita do ataque do Estarreja, em balão, sem qualquer perigo, Ricardo larga inexplicavelmente a bola, que fica à mercê de um jogador estarrejense que, com a baliza completamente deserta, faz a bola atravessar toda a área e sair rente ao poste contrário. Milagre, gritou-se!

Finalmente, aos 28', Mathieu colocou a sua equipa a recato destes imponderáveis do futebol, alcançando o 2-0 e dando uma vantagem mais confortável e mais condizente com o que se estava a passar no terreno de jogo. O possante avançado auri-negro é lançado de longe, por Beato, novamente para as costas da defesa e, aberto na esquerda, ganha ao seu adversário directo e, já dentro da área, remata forte para o merecido e justificado golo.
Sentiu-se, nessa altura, que dificilmente a vitória fugiria aos auri-negros e, pelo que se passou até final, esse sentimento era perfeitamente justificado. Com efeito, apesar do Estarreja ter tentado o golo, aos 37', através de um remate de de fora da área, perigoso mas controlado por Ricardo, foram ainda os auri-negros a criarem mais 2 flagrantes oportunidades para dilatarem a vantagem, sempre com Mathieu nas jogadas. Na primeira, em cima do minuto 45, o nº 9 aveirense, em posição privilegiada, perde o tempo de remate, oferecendo, depois, essa hipótese a Griné, que também não aproveita. Decorria já o último minuto de compensação, quando o guarda-redes do Estarreja, após cruzamento de Nelson e cabeça de Mathieu à boca da baliza, com uma defesa de recurso, evita o terceiro golo dos aveirenses.
A arbitragem situou-se em bom plano e, agora, ficam a faltar duas finais (Avanca e Alba), que é necessário ganhar.

Sem comentários: