sábado, 27 de fevereiro de 2010

INFANTIS B: Vitória clara sobre adversário muito aguerrido

SC Beira-Mar, 4 - CD Paços Brandão, 0
(2-0, ao intervalo)

A equipa de infantis B do SC Beira-Mar alcançou esta manhã, no Campo do Seminário, a sua terceira vitória na 2ª fase do campeonato distrital da categoria, decorridas que estão três jornadas, elevando para 15 o número de triunfos esta época, noutros tantos jogos oficiais. Dois golos em cada uma das partes deram expressão ao marcador condizente com a superioridade evidenciada pelos aveirenses sobre a formação do Paços de Brandão, que se mostrou bem determinada em complicar a tarefa aos pupilos de Ricardo Pinheiro. As condições adversas que se fizeram sentir durante todo o jogo (forte vento e muita chuva) não permitiram que a qualidade do futebol apresentado andasse de braço dado com os números do resultado, pelo que os 3 pontos alcançados esta manhã pelos jovens auri-negros não são acompanhados de uma grande "nota artística".
O SC Beira-Mar iniciou cada uma das partes do jogo com a seguinte formação:
Pouseiro (gr); Bernardo (cap) e Leo; Terrinca, Gil e Gonçalo; Didi.
Também jogaram: Fábio, Adriel, Miguel Morgado, Toncha e Henrique (gr) (este, só na 2ª parte).
O Beira-Mar iniciou o jogo a favor do forte vento que se fazia sentir (factor que não era despiciendo para fazer inclinar a tendência da partida) e cedo procurou resolver as coisas a seu favor, criando 4 claras oportunidades de golo nos primeiros 11´do encontro. Aos 4', uma boa combinação entre Didi e Gil, permite ao "maestro" um forte remate que passa por cima da barra. No minuto seguinte, Didi, em jogada individual, volta a estar muito perto do golo e, aos 8', Gonçalo envia a bola à barra da baliza pacense. A culminar esta entrada de rompante, Gil, aos 11', aparece na cara do guarda-redes visitante, que defende o seu remate para canto, adiando aquilo que já parecia inevitável - o primeiro golo do Beira-Mar. No entanto, aos 14', e claramente contra a chamada corrente do jogo, os visitantes estiveram à beira de marcar. Uma perda de bola de Bernardo no meio-campo, desequilibra completamente a equipa, aparecendo dois jogadores do Paços de Brandão na frente de Pouseiro, que evita o primeiro golo com um desvio para canto. Finalmente, o marcador viria ser inaugurado, com toda a justiça, aos 19'. O Beira-Mar beneficia de uma grande penalidade clara assinalada pelo árbitro e Gonçalo, com um pontapé forte e muito bem colocado, faz o já merecido 1-0. Galvanizados pelo tento obtido e sentindo que o seu esforço fora premiado, os aveirenses continuaram no seu futebol de ataque e, no minuto seguinte, Miguel elevava para 2-0, aproveitando um ressalto, dentro da grande-área, para rematar forte e cruzado para o fundo das redes do Paços de Brandão. Até ao final da primeira parte, registo ainda para um remate de Bernardo à barra, na transformação de um livre directo, aos 28'.
A 2ª parte começou, praticamente, com o lance do 3-0, obtido logo no primeiro minuto, por Didi, que ganhou um ressalto, entrou na área e, com um adversário à ilharga, rematou cruzado para o fundo da baliza, com o guarda-redes a desviar ainda a bola. Com uma vantagem tranquila no marcador e a jogarem contra o vento, cada vez mais forte, os aveirenses consentiram que o jogo não estivesse tão perto das balizas contrárias como tinha acontecido nos primeiros 30' e o Paços de Brandão, aos 10', está perto do golo, evitado por uma intervenção de Pouseiro, com os pés, tirando para canto uma bola que, à boca da baliza, um contrário se preparava para finalizar. Na resposta, no minuto seguinte, Gil, outra vez solto na área, remata à figura do guardião forasteiro, gorando-se soberana ocasião para ampliar o resultado. Mas o 4-0 não tardaria muito, já que Didi, aos 12', sentencia a partida, aparecendo isolado, em contra-ataque, para desviar do guardião contrário e fazer o seu "bis" no jogo. Até final houve apenas muita luta, que aliás foi uma tónica de todo o encontro e um momento de alguma aflição para as redes aveirenses, quando na marcação de um pontapé de canto, o vento desvia caprichosamente a bola para a barra.
Vitória justa, da melhor equipa, em condições que prejudicaram o espectáculo, que teve uma arbitragem muito contestada (com excessos impróprios) pela ruidosa assistência visitante. Confirmo uma ideia que tenho vindo a formar à medida que assisto, cada vez mais, a jogos de futebol jovem - há demasiada e incompreensível irracionalidade por parte de muitas pessoas que a eles assistem (familiares, na maioria), incompatível com aquilo que deveria ser o primeiro objectivo da sua prática, ou seja, a formação de jovens jogadores. As explicações para todas as histéricas discussões que se têm à volta do futebol profissional, normalmente tendo as arbitragens como foco, estão, numa grande parte, naquilo que as crianças vão ouvindo desde os seus primeiros pontapés na bola. Uma tristeza!  

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite!
Começo por dizer que é lamentavel a análise que se faz ao jogo, pois como sabe e assistiu, não bastava as condições climatéricas serem adversas, em nada contribuiu para o espectáculo os dois senhores do apito,sem nível nenhum para apitar um jogo de miudos, pois em dois golos do beira mar existem faltas clamorosas sobre dois jogadores do paços que não foram marcadas, quando num deles está um jogador no chão lesionado, se isto é fair play????! Quanto à assistencia visitante concordo que houve alguns excessos de linguagem, mas também ficava bem da parte do cronista a este jogo ser isento na sua análise ao jogo e atodas as situações envolventes pois também a claque do visitado tem comportamentos e linguagens nada adequadas para os jogadores visitantes.
Quando se é jornalista profissional ou amador a principal função é informar o público com a máxima isenção e rigor e nunca colocar o coração ao lado da nossa cor clubística!!!!

Anónimo disse...

Sr anonimo é preciso saber ganhar e perder!
Voces perderam bem,num jogo que não tiveram argumentos para contrariar a equipa do Beira-Mar.
Criticar os arbitros é mais facil do que dar educação ao vossos atletas.
Boa noite