sábado, 27 de fevereiro de 2010

INFANTIS A: Vento e chuva arrefeceram "derby"

SC Beira-Mar, 1 - AD Taboeira, 0
(0-0, ao intervalo)

Um golo de grande penalidade, logo no início da 2ª parte, foi suficiente para que a equipa de infantis A do SC Beira-Mar levasse de vencida o vizinho Taboeira (equipa B) e alcançasse a sua terceira vitória em três jogos até agora disputados na 2ª fase do campeonato distrital da categoria (série F). O jogo foi disputado numa toada muito pausada e a qualidade do futebol apresentado foi ainda prejudicada pelas difíceis condições do tempo, com o vento, sobretudo, mas também a água no relvado, a condicionarem muito a acção dos jogadores.
Edmundo Ferreira apresentou:
Diogo (gr e cap); Marcos Dias e Regêncio; Bruno, Nuno e Manu; Rafa.
Jogaram ainda na 1ª parte: Ladeiro, Luís Miguel, Miguel e Francisco.
O jogo começou equilibrado, mas depressa o Beira-Mar tomou conta das operações, com o ascendente auri-negro a esbarrar, contudo, na bem organizada defesa da equipa do Taboeira, onde o guardião Rafa foi figura de destaque. O jogo disputava-se a um ritmo algo lento, dando vantagem a quem defendia e, nos primeiros 30', pese embora o domínio territorial do Beira-Mar, não se contabilizou uma única oportunidade de golo feito.
Para a 2ª parte os auri-negros regressaram com:
Diogo (gr); Nuno e Rafa; Bruno, J. Gonçalo e Ladeiro; Manu.
Também participaram: Regêncio, Luís Miguel, Marcos Dias, Miguel e Francisco.
O período complementar começou, praticamente, com o lance que ditaria o desfecho final da partida. Rafa é carregado, dentro da área de rigor, por um adversário e o árbitro determina a marcação da correspondente grande penalidade, que Nuno transformaria, com um remate rasteiro bem colocado, no 1-0 para os da casa. Este golo teve o condão de espevitar a partida e o certo é que a 2ª parte foi muito mais animada, com o Beira-Mar, primeiro, a ter oportunidades para resolver, em definitivo, o encontro e, depois, nos últimos 10' do jogo, o Taboeira a acreditar e a dispor de situações para empatar o jogo.
Após o golo madrugador, os auri-negros dispuseram, aos 4', de uma flagrante oportunidade para elevar a contagem, com Rafa a aparecer em posição frontal, livre de marcação, aproveitando uma bola morta, para disparar forte e proporcionar a primeira grande intervenção ao guardião Rafa, do Taboeira. Aos 8', respondia o Taboeira com um remate de fora da área do seu nº 47, que Diogo, com uma boa estirada, desviou para canto. O jogo estava numa fase de parada e resposta e, aos 13', é Luís Miguel a dispor de outra ocasião para "matar" o jogo, mas o goleador auri-negro, na cara de Rafa, não aproveita um excelente passe de João Gonçalo e atira para as mãos do guardião visitante. Coube a vez ao Taboeira, por volta dos 18', numa jogada de contra ataque, acercar-se com perigo da baliza de Diogo, que vê o avançado adversário, após ganhar um ressalto de bola, rematar rente ao poste da sua baliza. E, aos 21', com a ajuda do vento, que jogava a seu favor neste período, o guardião do Taboeira, numa reposição de bola em jogo, quase fazia golo na baliza de Diogo, que agarra à segunda, após quase ter sido traído pelo ressalto da bola na relva encharcada. O mesmo Diogo, aos 23', volta a negar o empate, com uma intervenção oportuna com o pé, no momento em que um adversário se preparava para finalizar. Era o melhor período do Taboeira, mas os auri-negros defendiam-se bem na parte final do jogo e responderam, aos 26', através de uma jogada individual de Regêncio, que teve arte para se desenvencilhar de todos, menos do guardião contrário, que lhe negou o segundo golo do Beira-Mar, defendendo com o pé, para canto, o remate que parecia certeiro. Pertenceu ao Taboeira o último lance de perigo, aos 28', mas o remate do seu nº 7 saiu ao lado do poste direito da baliza de Diogo.
O jogo chegava ao fim e o Beira-Mar tem de se considerar um justo vencedor já que foi a única equipa que procurou o golo na primeira parte e que, na segunda, teve oportunidades para sentenciar a partida, antes de se assistir à reacção final do Taboeira, que só perto do fim conseguiu encostar os auri-negros ao seu meio-campo. Boa arbitragem.

1 comentário:

Unknown disse...

parabens aos meninos do beira -mar por mais uma vitória...