sábado, 20 de fevereiro de 2010

INICIADOS B: Primeiro marcar e depois defender

SC Beira-Mar, 1 - AA Avanca, 0
(1-0, ao intervalo)

Um golo do infantil A Aurélio, a terminar a primeira parte, garantiu hoje ao SC Beira-Mar a primeira vitória na 2ª fase do campeonato distrital de iniciados da 1ª divisão (série dos primeiros). O jogo teve duas fases distintas, com ascendente auri-negro durante os primeiros 35' e uma forte reacção do Avanca no período complementar, durante o qual os comandados de João Amaral tiveram de cerrar fileiras para garantir os 3 pontos em disputa.
A equipa do Beira-Mar apresentou-se com:
Canha (gr); Diogo H. Carvalho, Fábio (cap), Samuel e João António; Rui (Sérgio, int), Nuno Abreu, Tiago Ramalho e Joel (Sousa, 58'); Aurélio (Jorge, int) e João Miguel (Steven, 69').
Suplentes não utilizados: Leo (gr), Yusuf e Robaldo.
Foi numa toada morna que se desenrolou a primeira parte, com o Beira-Mar a ter a iniciativa de jogo durante a maior parte do tempo, perante um adversário que se defendia bem, com o poder físico do seu defesa-central e "capitão" Xano e a segurança mostrada pelo guarda-redes a serem notas de destaque. A primeira situação de perigo pertenceu aos visitantes, estavam decorridos 5' de jogo, num lance em que primeiro houve uma hesitação de Canha, para depois uma atrapalhação com um seu colega permitir o remate às malhas laterais de um avançado do Avanca, que quase aproveitava para inaugurar o marcador. Responderam os aveirenses, no minuto seguinte, por Aurélio, que, em boa posição, falha o remate dentro da área, desaproveitando o cruzamento feito do lado direito. Aos 9', João António, na marcação de um livre, no enfiamento da grande área, do lado direito, dá atrasado, para a entrada da área, aparecendo Diogo H. Carvalho a disparar forte, fazendo a bola passar a rasar a barra. A pressão dos auri-negros obrigava o Avanca a recuar no terreno e a defender no seu meio-campo, sucedendo-se livres e cantos que punham à prova a bem organizada defensiva adversária. Eram os lances de bola parada, com efeito, que levavam o perigo às redes da equipa de azul e branco. João António, aos 20', novamente num livre marcado sobre a direita, no enfiamento da grande área, coloca a bola ao segundo poste, onde apareceu Aurélio a falhar, por muito pouco, a emenda para o golo. Golo que surgiria ao cair do pano da etapa inicial, já em período de compensação e, logicamente, a partir de um lance de bola parada. Desta feita foi um pontapé de canto, batido na direita por João António, que proporcionou um ressalto de bola na grande área, que Aurélio aproveitou muito bem para atirar para o 1-0, dando uma vantagem no marcador que a sua equipa já merecia.
O ritmo da segunda parte foi mais vivo, a equipa do Avanca meteu mais velocidade no jogo e passou a dominar a partida. Curiosamente, pertenceu ao Beira-Mar a primeira situação de perigo neste período, desperdiçando, logo no primeiro minuto, uma grande oportunidade de golo. O lance decorre de uma boa circulação de bola por parte dos jogadores da casa, com o esférico a vir desde a esquerda até ao flanco direito, onde surgiu, solto, João Miguel a rematar com muito perigo, proporcionando uma boa defesa ao guardião contrário, que desviou a bola para o poste, seguindo depois para canto. Respondeu o Avanca, aos 4', com um jogador a aparecer solto na área, após a marcação de livre a meio-campo, mas a atirar ao lado, apenas com Canha como opositor. Aos 7', nova situação perigosa para as redes aveirenses, numa jogada de insistência, em que um visitante ganha vários ressaltos, para rematar forte, fazendo a bola passar rente ao poste direito da baliza de Canha. Agora era a vez dos auri-negros tratarem de defender, face à superioridade evidenciada, nesta fase, pelos visitantes, que, aos 14', no seguimento da marcação de mais um canto e após ganharem uma 2ª bola, têm nova oportunidade para chegar ao empate, com o nº 7, Peixe (deu nas vistas na 2ª parte), a surgir isolado na área, mas a rematar acrobaticamente por cima da barra. Os aveirenses iam procurando sacudir a pressão, mas só aos 21', num lance de contra ataque, levaram perigo à baliza do Avanca. O lance desenrola-se pela esquerda, aparecendo Joel, em boa posição, para finalizar com êxito, mas é desarmado no momento do remate. O jogo aproximava-se do final e sentia-se que era possível alcançar a primeira vitória nesta fase da prova. Defendia-se muito, com sofrimento, mas com enorme espírito de entreajuda. Até ao apito derradeiro, só aos 29', depois de Peixe, novamente, se ter escapado pela esquerda, ganhando em velocidade ao seu marcador, Canha voltou a intervir no jogo, fazendo uma boa defesa para canto e garantindo, à equipa de João Amaral, esta preciosa e difícil vitória.
A arbitragem esteve bem no plano técnico, tendo sido, no capítulo disciplinar, contestada nalgumas decisões. Vale a seu favor, no entanto, o critério uniforme que mostrou.

Sem comentários: