sábado, 20 de fevereiro de 2010

JUNIORES A: E agora... que venha a 2ª fase!

SC Beira-Mar, 4 - SC Covilhã, 0
(2-0, ao intervalo)

A equipa de juniores do SC Beira-Mar encerrou hoje a sua participação na 1ª fase do campeonato nacional da 2ª divisão, com uma vitória clara, por 4-0, sobre o Sporting da Covilhã, resultado que manteve os auri-negros no 2º lugar da série B e confirmou o apuramento (já garantido na jornada anterior) para a fase seguinte, onde se discutirá a promoção ao escalão maior da categoria. Num jogo nem sempre bem jogado, os aveirenses demoraram a entrar na partida, mas acabaram por vencer sem contestação, com 2 tentos obtidos em cada uma das metades do encontro.
António Luís apresentou esta tarde, no Estádio Mário Duarte, a seguinte equipa:
Ricardo Barros (gr); Berna (cap) (Nelson, int), Beato, Renato e Bryan; Granja (André Vaz, int), Filipe Vieira, Nuno Silva e Francisco Griné; Nilson e Mathieu (Hugo Seixas, int).
Suplente não utilizado: Diogo Lopes (gr).
O SC Beira-Mar não entrou bem no jogo e deixou, a espaços, que  o Covilhã tivesse mais posse de bola, consequência da vantagem alcançada na "guerra" do meio-campo. Não foi, pois, de admirar, que o primeiro sinal de perigo tivesse sido dado pela equipa serrana, à passagem dos 9' de jogo, resultado de um remate muito perigoso, à entrada da área, do seu nº 10, que fez a bola passar rente ao poste direito da baliza de Ricardo, tendo sofrido, ainda, um desvio num defesa aveirense. Na sequência do canto, o golo volta a ser evitado em cima da linha fatal, com a bola, cabeceada por um covilhanense, a ser afastada, também de cabeça, por um auri-negro.
Os aveirenses só incomodaram verdadeiramente os "leões" da Serra aos 17', com Granja, à entrada da área, a corresponder a um passe atrasado da direita de Filipe Vieira e a rematar forte, com muito perigo, ao lado do poste. A equipa de António Luís foi subindo de produção e, aos 20', voltam a estar perto do golo, numa boa jogada de Francisco Griné, pelo lado direito, que faz um cruzamento tenso para a boca da baliza, onde quer Mathieu, quer Nilson, chegaram ligeiramente atrasados. Aos 29', Francisco Griné ganha a bola a meio-campo e parte , rápido, para o contra-ataque, servindo o desmarcado Nilson, na esquerda, que progride e, de ângulo já muito difícil, dispara forte, mas sem nexo, fazendo a bola sair do lado contrário. Esta subida de rendimento dos auri-negros foi premiada, aos 31', com a obtenção do primeiro golo, que nasce de um passe a rasgar a defesa serrana, isolando Mathieu, que vindo da esquerda, se isola, e atira para o 1-0 à saída do guardião forasteiro. Aos 36', o Beira-Mar beneficia de um livre indirecto dentro da área contrária, a castigar um atraso de bola ao guarda-redes, entendido pela árbitra do encontro como intencional. Junto da bola ficam Filipe Vieira e Francisco, com o primeiro a tocar para o companheiro, que enganou toda a gente e deixou passar a bola para trás, de onde surgiu Beato a "encher" o pé e a fuzilar as redes covilhanenses, fazendo o 2-0, resultado com que chegou o intervalo.
Na etapa complementar o Beira-Mar surgiu muito melhor, sendo que este período se dividiu em duas fases distintas, marcadas pelo momento em que os aveirenses ficaram reduzidos a 10 unidades, por lesão de Nuno Silva, aos 18' (António Luís tinha esgotado as 3 substituições ao intervalo). No primeiro período os auri-negros encostaram, por completo, o seu adversário "às cordas", tendo marcado o 3-0, aos 9', por intermédio de Seixas, num cabeceamento ao 1º poste, a corresponder ao canto marcado precisamente por Nuno. Poderiam, ainda, ter aumentado o "score", no minuto seguinte, mas Filipe Vieira, a passe de Nelson, atrapalha-se com a bola e deixa que o guarda-redes da Serra leve a melhor, quando tinha tudo para fazer o quarto golo. Após a lesão de Nuno (rápida recuperação, campeão!) o jogo do Beira-Mar, naturalmente, deixou de ser tão asfixiante e passou a apostar mais em transições rápidas, beneficiando do adiantamento da equipa adversária, em busca do tento de honra, que a vantagem numérica fazia acreditar. E, aos 20', a sorte bafejou Ricardo Barros e a sua equipa, com a bola a ser devolvida pelo poste direito, após a marcação de um livre directo, sobre o lado esquerdo. Foi a única ocasião, na 2ª parte, onde o perigo rondou, na verdade, as redes da casa. Ao invés, aproveitando o jogo aberto do adversário, os aveirenses dispuseram de várias ocasiões para fazer funcionar, de novo, o marcador. Aos 31' numa jogada 2x1, Filipe Vieira isola Nelson, mas este deixa fugir a bola. O mesmo sucedeu, aos 43', ao isolado Seixas, que adianta em demasia, prejudicado, é certo, pelo mau estado do terreno. Estas jogadas de contra-ataque deram os seus frutos no primeiro minuto de compensação, com Seixas a receber na direita, a fazer um compasso de espera e a solicitar a entrada de Francisco Griné, que faz o 4-0 final à boca da baliza.
A arbitragem da Sra. Ana Teixeira, da AF Coimbra, não comprometeu.
Agora, que venha a 2ª fase! Tudo é possível e a todos é permitido sonhar! Que o interregno de 4 semanas que se segue seja bem aproveitado para preparar essa exigente fase da prova. Para já, parabéns pelo objectivo alcançado.

Sem comentários: